E se todo o congresso fosse selecionado através de inscrição direta do cidadão, realização de uma prova, avaliação do desempenho acadêmico, antecedentes criminais, desempenho nos serviços prestados em outras instituições públicas e outros quesitos, em vez de voto direto?

Como uma meritocracia regulamentada.

eles perguntam
1 4
elas respondem
03/02/2016 17h45
Talvez. Pela questão de conhecimento, de entender como funciona o país. Mas ao mesmo passo, não adianta só você ter um cara inteligente, porque precisamos reestruturar todo o sistema. E na situação que o país tá, é um ciclo vicioso. A estrutura de um país é a educação, pra você melhorar a política, precisa dos políticos, pra melhorar os políticos, precisa da educação.
eles respondem
anônimo
03/02/2016 17h49
O conhecimento é muito importante, mas muito mais que isso, é necessário interesse em fazer algo pra "SOCIEDADE".
Se vc observar bem, a maioria que comanda o país é estudada... só que eles querem retorno pra si e não pro povo.
Esse é o maior problema.
03/02/2016 22h18
A pergunta é bem interessante. Eu penso que o desempenho acadêmico não serviria como critério de seleção, pois não existe formação acadêmica que prepara o sujeito para ser deputado ou presidente, etc. Alguns cursos ajudariam, como economia, sociologia ou direito, mas não seriam cruciais para o sucesso do mandato, pois mesmo um sujeito formado com doutorado etc não abarca todas as possibilidades do próprio campo de estudo. Por isso que existem os assessores que dão suporte teórico aos membros do executivo e do legislativo. Uma prova poderia ser feita de modo a direcionar para a escolha de certos candidatos, o que acabaria por minar a democracia direta, que foi alcançada depois de décadas de lutas.
Eu acho que os outros critérios poderiam ser interessante se o sistema tivesse um tipo de pontuação. Com a lei da ficha limpa já não se pode candidatar quem tem antecedentes criminais.
Eu acho que um dos mais graves problemas do sistema eleitoral é que o voto é obrigatório, é ridículo uma democracia do voto obrigado! É uma contradição você ser obrigado a exercer um direto. A maioria dos brasileiros, por serem obrigados, votam sem a mínima consciência e acabam por escolher os piores sujeitos. Eu acredito piamente que o voto facultativo daria um peso gigante ao voto consciente que não seria diluído entre os milhões de votos dados ao acaso como acontece atualmente,entende? Nós estamos focando a atenção nos políticos, mas temos que focar é nos eleitores. O voto facultativo significaria o empenho do sujeito de se inscrever para votar, assistir previamente as propostas de todos os candidatos e só então fazer o seu voto.
No que tange aos políticos, poderia ser feito algo similar, mas não igual, ao sistema parlamentarista em que cada candidato deve apresentar ao STE uma proposta de governo ou de legislativo e se não cumprir durante o mandato, perderia o cargo, para evitar os que prometem uma coisa e depois de eleitos fazem outra. Não seriam promessas de eleição, mas um plano!
04/02/2016 09h58
As "Casas do Povo": Congresso, Assembleias e Câmaras são espaços de representação da sociedade, qualquer pré requisito imposto além do voto prejudica a representatividade.

Todas as casas possuem assessoria jurídica permitindo que até um analfabeto eleito possa legislar, basta seguir o regimento interno, que em pouco tempo qualquer pessoa fica familiarizada.

Se houver pré requisito para eleger nossos representantes estaríamos abdicando de nossa responsabilidade de escolher quem nós achamos ser o melhor, contribuindo ainda mais pra "preguiça política" do cidadão, que deve assumir a responsabilidade total da escolha de seus representantes.

Claudio Lembo, ex-governador de SP, disse em entrevista recente: "talvez nosso Congresso atual não seja o melhor, mas é o que melhor representa a situação atual do país", e completo: com seus extremistas, homofóbicos, sociopatas e até psicopatas.
03/02/2016 17h42
Gostaria das opiniões do @thecounselor e do @Joey_Tribbiani nessa. Interessante...
Se eu não me engano, o partido Chinês usa uma metodologia parecida. E bem eficaz.