Sempre fui uma pessoa demasiado econômica, pois penso no meu futuro. Atualmente só estudo e ganho uns trocados de mesada. Mas tento gastar o mínimo possível.
Minha tia, que é a que me dá a mesada, sempre diz: não esqueça de viver; minha mãe diz: não fique guardando td pq vc morre e acabou; minha avó quando me dá um dinheiro fala: compre uma roupa alguma coisa q vc goste, mas eu frequentemente guardo. viva um pouco, saia um pouco, se divirta, minha mãe sempre me diz.
Parei para refletir um pouco sobre isso hj, e acho q realmente não é uma economia saudável.
Às vezes to precisando de algo, tipo: uma calça nova,calcinhas ou uma sombrinha e fico poupando tanto e me privando, sendo que o que eu ganho nem é algo que vá fazer tanta diferença no futuro.
Como faço para me privar menos, sem ser uma desequilibrada, mas estando com a consciência tranquila?

elas perguntam
7 4
eles respondem
27/02/2019 17h29
Estude um pouco sobre investimentos e como fazer o dinheiro trabalhar para você, assim vai perder essa dúvida, o que você está fazendo não é errado, mas tem que ter um planejamento para buscar uma finalidade.
anônimo
27/02/2019 17h06
Vira puta.
27/02/2019 17h52
Falta planejamento só separe 10 a 15% para lazer ou gastar como quiser e se vc não tem gastos com aluguel ou conta de celular, aplique o resto. Por menor que seja a quantia sempre vale a pena economizar e investir, mas invista em algo que renda juros. Hoje em dia tem varias plataformas digitais de investimento mais lucrativos que poupança e vc pode começar a partir de 1 real
anônimo
27/02/2019 18h03
Entendo sua colocação, porque eu também estive nessa posição. Olho pra trás e vejo que até fui meio "muquirana" em certas ocasiões, porque não queria gastar, e acaba ficando no básico do básico. É uma situação complicada, que nos priva de experiências, de vivências.
Você está recebendo uma mesada hoje. Daqui a pouco você estará trabalhando. E morando na casa dos seus pais, sobrará muito mais dinheiro e você verá que ter guardado esses trocados não terá feito muita diferença pra depois, mas terá feito diferença para o agora.
Como toda mudança sensata e planejada: faça aos poucos. Compre algo de necessidade que você tem evitado. Gaste ao sair com amigos, ou você mesma, que não tem feito. Faça uma coisa de vontade sua. Vá aos poucos se libertando do dinheiro. Até uma porcentagem do que recebe. Digamos, metade.
Do mais, dou o exemplo de meus pais, que sempre guardaram muito bem o dinheiro com um objetivo: comprar a casa própria. Economizaram por quase 20 anos. Conseguiram. Adquiriram uma ótima casa pagando à vista. Mas olho pra trás, e vejo o quanto se privaram de sair, viajar, comprar outras coisas variadas. E hoje falam de vender a casa, se mudar...
Então pense bem no que faz. Economizar é muito importante, mas por si só não é a atitude mais importante nessa vida.
27/02/2019 18h05
Comece a acompanhar o Me Poupe, da Nat, no yt.
Vai te ajudar
28/02/2019 14h11
hoje em dia pra ficar bem de vida só nascendo numa família bem de vida.kkkkk
28/02/2019 14h16
Encontre um emprego.
Vc diz que ainda recebe mesada...
Faça uma boa faculdade, ecomize o que puder
elas respondem
27/02/2019 17h09
Invista o que você ganha mas separe pra comprar bobagens. Vamos supor que você ganhe 200 reais de mesada, use 50 pra comprar bobagens e o resto você investe.
anônima
27/02/2019 17h14
Não se prive, economize sim. Lá na frente vc vai conseguir fazer muita coisa. Eu comecei trabalhar tarde mas guardei todos os meus salários e consegui juntar um bom dinheiro.
anônima
28/02/2019 13h36
Se privar totalmente não é bom. Compre o que realmente é necessário. Só não gaste com aquilo que é supérfluo.
Eu já poupei muito, e não me arrependo. Porém, me arrependo de ter gastado dinheiro em coisas que não usei e que acabei doando.
anônima
28/02/2019 14h22
questão de prioridade. como mtos brasileiros não tem noção mínima de educação financeira e são estimulados a consumir intensamente, então é comum ouvir coisas do tipo, caso vc não siga a maioria. Acho que precisa buscar equilíbrio. Guardar e investir e tbm se divertir. Sempre suas atitudes são resultados de suas prioridades.