O presidente Jair Bolsonaro editou na sexta-feira, 1º, a MP 873/19, que altera a CLT em pontos que tratam de contribuição sindical.

As alterações reforçam a desobrigação do pagamento de contribuição sindical, que já era prevista após a reforma trabalhista. O texto também torna nula norma que fixar a compulsoriedade do recolhimento, mesmo que referendada por negociação coletiva ou assembleia geral.

Além disso, a contribuição dos empregados que autorizarem, “prévia e expressamente”, o recolhimento da contribuição sindical, será feita exclusivamente por meio de boleto bancário ou equivalente eletrônico, e não mais por desconto em folha.

Além da CLT, o texto altera a lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União, revogando trecho que previa o desconto em folha da contribuição sindical.

elas perguntam
6 3
eles respondem
05/03/2019 20h45
Excelente!! Esse é meu Presidente!!!
05/03/2019 18h01
90% dos sindicatos no Brasil não servem absolutamente para NADA, a não ser retirar dinheiro do trabalhar em nome da suposta "luta" que eles fazem pelos trabalhadores. Por incrível que pareça, em países desenvolvidos, onde a população tem um maior poder aquisitivo, e renda per capita, a quantidade de sindicatos é minúscula, e no Brasil, a quantidade desses ratoeiras é enorme.

Eu não sou contra sindicato, mas sou a favor de sindicatos que trabalham de verdade, e não os que fingem fazer algo. Sindicatos devem conquistar o trabalhador como uma agência que presta serviços, e não uma imposição boçal do governo onde eles mamam no trabalhador sem fazer porra nenhuma.

Agora eles vão ter que ralar para ganhar admiração do trabalhar, caso contrário, sem dinheiro.
05/03/2019 18h05
Perfeito. Contribui quem quer. Ficam em pé os sindicatos q realmente representam
05/03/2019 18h12
Acho ótimo, sindicatos são parasitas. Porém seria melhor ainda se ele ACABASSE com a CLT...
anônimo
05/03/2019 18h16
Sou contra contribuição sindical obrigatória.
Mas por outro lado, não eh apropriado editar uma MP para tratar sobre esse tema. Não vejo relevância e urgência para justificar tal medida. O veículo correto seria uma Lei.
Quanto o fato de MP torna nula a contribuição compactuada por negociacao coletiva, eu acho um excesso por parte do governo.
04/03/2019 21h54
Se tem uma coisa que fez com que o povo ficasse quietinho é essa porra de sindicato, mas ao mesmo tempo, sem ele, o povo só tomava no cu também.
Ou seja, no cu o povo leva, sentado ou em pé, no cu o povo leva, com sindicato ou no gabinete do chefe.
elas respondem
05/04/2019 10h46
É uma manobra do governo de enfraquecer os sindicatos, principais rivais em supostas manifestações e geralmente a sua maioria foram criados por partidos da esquerda.
anônima
05/03/2019 18h03
Vou observar.
anônima
05/03/2019 21h38
deveria acabar com a CLT, já ta na hora