Segundo Gustavo Cerbasi, autor do livro “Casais Inteligentes enriquecem juntos”, na maneira de lidar com o dinheiro existem 5 perfis de pessoas. Confira em qual vocês se enquadram:

Poupadores - segura os gastos para poupar ao máximo, entende a importância de guardar. Tanta disciplina acaba gerando críticas e comentários maldosos por parte da família e amigos por te considerarem avarentos ou “Tio Patinhas”.

Gastadores - sobre este o autor diz o seguinte: “para eles, a vida é medida pela largura, não pelo comprimento” Este tipo tem aversão a controle e orçamento, gasta tudo que ganha e, às vezes, até mais. Para atingir a felicidade se mete até em financiamentos, tudo para bancar o estilo de vida e ostentar.

Descontrolados - tudo é mais importante do que identificar por onde esvai todo mês o dinheiro. Desorientados, indisciplinados, facilmente entram em conflito e pagam juros sem necessidade. Não sabe quanto entra de grana mensalmente, muito menos quanto sai.

Desligados - não confere nada, de extratos do banco à fatura do cartão de crédito. Deixa a vida levar. Poupa só quando sobra, mas é incapaz de atingir objetivos financeiros que requeiram disciplina.

Financistas - rigoroso com o controle de gastos, faz planilhas detalhadas, projeções, carrega calculadora e lista de compras. Entende de juros, investimento e sempre é procurado para dar palpites financeiros. Quando exagera ou não se faz entender, torna-se um chato.

EM qual perfil vc se encaixa, e existe alguma historia que valida o seu perfil?

eles perguntam
14 10
elas respondem
07/03/2019 17h59
Não me encaixo em nenhum desses perfis. Eu gosto de gastar, não fico pensando muito em gastos, mas não sou nenhuma inconsequente com o dinheiro. Sou um meio-termo entre poupadora e gastadora.
anônima
15/03/2019 21h40
Descontrolados.
anônima
07/03/2019 17h56
Tô saindo do "Desligados" pro "Poupadores" pq quero me mudar.
Uma vez ou outra dou uns deslizes mas tá melhorando.
É difícil ter alma de burguesa safada, moço.
anônima
16/03/2019 10h33
Financistas.
16/03/2019 10h02
Financista
16/03/2019 09h58
Esse Gustavo Cerbasi curte uns extremos, né?!
anônima
15/03/2019 22h18
Poupadores, gastadores e financistas. Sou essa mistura toda.
Sou equilibrista, na verdade.
15/03/2019 21h41
Nossa nenhum desses.
15/03/2019 21h36
Fudida, esse é meu perfil financeiro atual
(li porra nenhuma dsclp)
15/03/2019 21h34
Só sei que não sou a Betina!
anônima
15/03/2019 21h29
Com certeza Poupadores. Faço planejamento anual, traço meus objetivos e sigo minha meta. Inclusive, a meta desse ano é bem alta.
Queria muito entender de aplicações :0/
anônima
15/03/2019 21h15
Tio patinhas kkkkk
07/03/2019 18h07
eu sou daql tipo de pessoa que eu penso antes de gastar, n sou inconsequente, mas qnd eu quero gastar muito em uma coisa eu gasto sem do! então n sou nenhum desses perfis!
07/03/2019 18h06
Eu sou semi-financista, fico entre o tio patinhas e o financistas, olho muito taxa de juros,mas nao trnho planilhas detalhadas apenas projeto um limite maximo para gasto mensal, mas estou srmpre tentando reduzir contas basicas como telefone, internet, agua e luZ, e totalmente sem coragem de pagar tv a cabo. Nao compro nenhum movel ou roupa por impulso.
eles respondem
anônimo
07/03/2019 18h08
Acho que não me encaixo em nenhum desses. Outra coisa, só não "junto" dinheiro porque não foi eu que espalhei...rs
07/03/2019 18h09
Nossa, só perfil de burro ou chato aí. Teria q ter uns meio termos aí
16/03/2019 11h07
Austríaco, dá pra brincar com os conhecimentos da EA na bolsa.
anônimo
16/03/2019 10h29
Diria que sou 50% poupador e 50% desligado.
anônimo
16/03/2019 09h53
Desligados.
anônimo
15/03/2019 21h31
Nenhum desses ai.
Deveria ter um meio termo, as vezes gasto demais, mas as vezes economizo bastante também.
15/03/2019 21h24
Mais pra desligado. Mas não bem assim não.
anônimo
07/03/2019 18h12
Sou pobre e Feliz! Tenho uma ótima saúde e muitos amigos graças a Deus!
Sal
07/03/2019 18h06
A julgar por min, me enquadro em Finalista mais não conservador.
Tenho uma planilha no excel que eu mesmo criei para conseguir administrar melhor o meu dinheiro.
Sei onde gastei, com o que gastei e quanto irá me sobrar para fazer futuras aplicações financeiras.
Ah: Tenho o curtume de sempre exigir cupom fiscal em minhas compras.
As vezes, o extrato da conta ou do cartão, não mostra claramente onde eu gastei aquele valor.
Estou aprendendo aos poucos ter um melhor controle financeiro.
07/03/2019 17h59
Acho que eu to mais pro financista, sempre controlo as coisas que eu vou comprar, vejo se compensa. Entendo de juros, de investimento um pouco só.