No fim das contas ambas situações se tratam de liberdade individual com grandes impactos sociais, mesmo assim hoje estão em esferas diferentes dentro da polarização que tomou conta do Brasil.
Querido, são situações completamente diferentes e que causariam consequências diferentes. Você não pode pegar um cigarro de maconha e atirar com ele em alguém, nem entrar numa escola e fazer uma chacina.
A legalização da maconha é mais plausível do que a legalização do porte de Armas. Legalizando a maconha afeta diretamente no orçamento do tráfico(diminuindo consideravelmente), tira o envolvimento de usuários com o tráfico, pode gerar renda pro estado e empreendimentos. O porte de armas tbm pode gerar renda e empreendimentos mas só, não creio que possa diminuir a violência, muito pelo contrário, pode aumentar o número de acidentes domesticos, suicídios, latrocínio e homicídio e até mesmo feminicidio.
Por mim podem liberar as armas a maconha e a porra toda, cada um faz o que bem entender com a propria vida se neguin quer comprar uma arma é so ir numa boca com 200 e pega um oitão e faz o que quiser, é piada dizer que o estatuto do desarmamento vai causar mais mortes sendo que é so colar na boca do mano e comprar um oitão....