elas respondem
Eu estava conversando com uma amiga minha que é psico e trabalha com RH.
Ela me disse existe uma possibilidade de pessoas inteligentes por natureza, por exemplo, delas serem acomodadas. Pq são pessoas que conseguem o que querem fácil, não precisam se esforçar para aprender e por isso, em determinado momento da vida, acomodam com o que tem pois não aprenderam a se esforçar como deveriam, tudo sempre foi fácil pra elas e se algo fica difícil de repente, elas acomodam, não sabem como agir.
Já as esforçadas, em geral, tendem a ir mais longe pois aprenderam a ir atrás dos seus objetivos. Ela estava comentando sobre técnicas de "tirar as pessoas da zona de conforto". Sobre como as vezes precisamos que um tutor ou guia para nos motivar.
Enfim, lembrei dessa conversa com ela, pois ela contou de um livro do Michael Jordan (não vou lembrar o nome) mas era de uma autora mulher que escrevia sobre autismo e ela faz uma análise nos depoimentos dele, sobre esforço e superação.
Resumindo, se vc é esforçado, vc pode ser ter resultados surpreendentes, mas precisa de técnica, precisa fazer sempre mais, talvez precise de um mentor, de alguém para ajudar. E sim, pode ir muito mais longe do que vc imagina.
eu n sei se tem algo a ver, mas acho q a sua altura influencia mto.
Tanto que sempre falam pra mim: "nossa, você serve pra ser jogadora de basquete!!"
acho q teu esforço tem q ser dobrado por ser baixinho
Tem homem que não consegue aprender
Sabe que hoje estava vendo sobre isso, e o que pesquisei, tentei me informar, é que o esforço dificilmente traz bons resultados, porque a palavra esforço está ligada a algo negativo, algo exaustivo que fazemos sem prazer.
É uma mentira.
Eu estudo e cada vez me vejo mais burra.
esforço pode ser útil, mas se vc terá sorte naquilo já é outra história.
eles respondem
Em determinadas áreas o esforço conta muito.
Já estudei o suficiente para ouvir muito professor Dr. falar o mesmo: prefere um aluno esforçado do que um "talentoso". Há aqueles que sempre parecem captar o assunto mais rápido, entender as coisas antes do que os outros, etc. porém, se ele não se esforça e se acomoda à sua facilidade de aprendizado, será muitas vezes ultrapassado (em termos de notas, oportunidades de bolsas, trabalho...) por aqueles alunos mais razoáveis, que até têm dificuldade em certos assuntos, mas que se esforçam muito.
Se tratando de um esporte, já não sei. Creio que o talento exerça um papel muito mais forte. Você mencionou basquete, o que mais conheço é futebol. Sempre há aquele colega que está todo final de semana presente no fute, mas ao passar dos anos continua perna de pau. Ele não está praticando? Não deveria ter melhorado? Mas continua sempre errando os chutes...
Enfim, creio que todos temos aptidões, e devemos buscar conhecê-las e explorá-las. Isso deixará a atividade mais prazerosa. Nada que impeça fazer algo que você sinta dificuldade, que não tenha talento, mas que goste. É bom se desafiar. Porém, em um caso assim, é bom não colocar muita expectativa nisso, e apenas praticá-la pelo prazer que te dá mesmo, sem pensar muito em melhorar. Se evoluir, será lucro.
Esforço vai te ajudar a extrair o melhor possível que vc possa produzir em determinada área. Muitas vezes, o seu melhor não é o suficiente para estar entre os melhores, em determinada área.
Mas a honra é vc conseguir dar o seu melhor.
Em outras áreas, o seu melhor pode ser tão bom, ou superior ao melhor da média.
Bom, sendo honeesto, existem pessoas com talento inato para algumas coisas, essas vão precisar de menos esforço, enquanto quem não tem o talento inato vai precisar se esforçar bem mais para compensar, mas existem limites que dificilmente serão quebrados sem uma rotina muito intensa e dedicação quase exclusiva. Talvez você esteja subestimando seu progresso, seria melhor algúem de fora te avaliar rss
Meu professor de regência dizia isso. Quando um aluno falava que Mozart era um genio e estava alem do comum, ele respondia de forma incentivadora: a diferença entre voce e ele é o quanto voce estuda. É uma forma de ver a vida, nao deve ser visto como ˜mentira pra incentivar os outros˜.
Olha o Cristiano Ronaldo.
Isso ai é bem relativo, tem muitos pontos. Não é só esforço que conta, tem muitos outros fatores, como genética, ambiente, psicológico, físico e químico. Por exemplo, se tu tais com todos os níveis de nutrientes certos, se tu tais hidratado.
Mas voltando a tua pergunta original, eu acredito que sim, esforço pode fazer qualquer um ficar bom naquilo que quer. Os grandes jogadores de basquete por exemplo treinaram desde crianças, sempre tentando o melhor, tentando aprender com outras pessoas melhores, vendo vídeos, assistindo partidas. As vezes também aprendiam outras coisas fora dessa área, talvez aprenderam a pular de um jeito diferente, com inspiração em outro esporte, inovaram nessa parte. Mas outro ponto que eu gostaria de deixar aqui é, muitas vezes nós não vemos o fruto do nosso esforço por estar habituado a ele. Tem um fenômeno psicológico chamado efeito dunning krugger, depois da uma olhada, mas basicamente é tu se subestima.
Fazer a msma coisa esperando resultados diferente é burrice.
Nao são todos que se esforçam que garantem um lugar ao sol, porém se você não de esforçar as chances serão muuuuuiiiiiito menores.
sim. o Michael Jordan era o primeiro a chegar e o último a sair da quadra... olha no que deu. você tem algum treinador? não estava treinando demais? tinha preparação física? enfim, são muitos fatores. e hoje, ainda joga basquete?
Ah, meu consagrado... Continue treinando. QUem não tem talento tem q treinar 2 vezes mais duro, mas quem quer vai lá e faz. É só vc pesquisar a história Michael Jordan. Treine muito, entre pra seleção brasileira e nos dê orgulho!