Estados Unidos do Sudoeste
CAPITAL: São Paulo
São Paulo e Mato Grosso do Sul se uniriam por terem uma forte ligação agropecuária. Pólo industrial consolidado, esse país poderia ser comparado, em termos de importância para o continente, à África do Sul. Concentraria, ainda, o poderio bélico sul-americano – bastaria adaptar parte do parque industrial já instalado.

República Farroupilha
CAPITAL: Porto Alegre
O forte sentimento regionalista dos sulistas tornaria natural e indolor a separação de Rio Grande do Sul e Santa Catarina dos territórios do norte. A República Farroupilha seria um país de economia forte e população relativamente pequena. A indústria vinícola se aperfeiçoaria para garantir as exportações para o exigente público de Rio e São Paulo.

República dos Inconfidentes
CAPITAL: Belo Horizonte
Um país formado por Minas Gerais e Espírito Santo configuraria um “acordo ganha-ganha”. Econômica e politicamente forte, Minas enfim teria a sua saída para o mar. O Espírito Santo, por sua vez, vestiria a carapuça de praia dos mineiros – mas, para isso, barganharia bastante e ganharia poder na negociação dos interesses regionais. Católica até a medula e dona de um importante patrimônio histórico, a República dos Inconfidentes se assemelharia bastante à Espanha.

República do Baixo Amazonas
Estados Unidos do Cariri
CAPITAL: Fortaleza
As praias na curva norte do litoral brasileiro se tornariam um rico pólo turístico, freqüentado sobretudo por visitantes europeus, que ocupariam os diversos resorts costeiros. Já o interior… A região sertaneja tenderia a ser relativamente despovoada e com atividade econômica pouco relevante.

https://super.abril.com.br/historia/e-se-o-brasil-se-dividisse-em-varios-paises/
anônima
15/03/2019 20h22
Poh acho que o norte se chamaria Nova Cuba Brasilis e o nordeste Nova venezuela Brasilis, tentariam fugir para o Novo México Brasilis (centro oeste) , outros para o Novo Canadá Brasilis ( sul) e a maioria tentaria atravessar a fronteira da Bahia com Mg para chegar ao Novo EUA Brasilis (sudeste)
anônima
15/03/2019 17h27
Só me vem na cabeça aquele meme "vai dar merda, vai dar merda, vai..."
Mas creio eu que o Sudeste e Sul se dariam muito bem com essa divisão.
anônima
15/03/2019 20h11
Gostei da idéia!
A meu ver seria maravilhoso
eles respondem
15/03/2019 17h43
Perfeito, isso seria uma descentralização de poder gigante além do fato de que a competição iria aumentar, isso faria com que os países tenham que competir entre eles mesmos para ver quem atrai mais investidores e empresas ou que forneça melhores condições de investimentos, o que melhora para todo mundo porque aonde quer que tenha competição há produtos melhores e serviços mais baratos e de maneira geral melhoraria muita coisa!
15/03/2019 20h26
Acho que para algumas regiões iria complicar bem. Sudeste, SP, MG e RJ, na sequência msm, meio que 'carregam' o restante do País. Não por serem melhores, mas o tamanho de SP e MG principalmente e a localização e petróleo do RJ.
15/03/2019 20h14
Esse é o sonho do Nordestino ficar independente

Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola, o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Em Recife, o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Povo do meu Brasil
Políticos brasileiros
15/03/2019 20h13
Seria bacana, mas iria gerar uma crise mesmo assim... na minha região somos produtores de grão, gado, aves, etc... mas faltaria a indústria.
15/03/2019 20h17
Se junto já tá uma bosta