A história de Adão e Eva foi inspirada em um mito de criação babilônico!

Como muitas outras histórias da Bíblia, Gênesis tem elementos emprestados de outras culturas e religiões. E a história de Adão e Eva contém algumas peças chave que foram extraídas do Enuma Elish, um poema épico da antiga Babilônia e da Epopeia de Gilgamesh.

Os hebreus estavam exilados na Babilônia, onde aprenderam sobre o mito da criação de Enuma Elish, que envolvia um deus único e todo poderoso. Mas foi Gilgamesh, que os inspirou. Segundo a Odisseia Bíblica, o herói Gilgamesh tem uma planta da imortalidade mas a perdeu por causa dos truques de uma cobra. Os deuses também fizeram um companheiro para que ele não ficasse sozinho, no entanto, nessa história, foi um homem que se juntou ao herói. Uma mulher sedutora foi a responsável por aqueles homens perderem a vida tranquila na natureza. Exatamente como Adão e Eva depois que ela comeu o fruto proibido em Gênesis.

Outro fato bem legal é que:
Segundo a mitologia judaica, a ideia de que Eva foi a primeira esposa de Adão não é verdadeira. A mitologia judaica afirma que a primeira mulher de Adão foi Lilith, e que ela se tornou um demônio. Lilith é a mulher mencionada na primeira história da criação, enquanto Eva é aquela feita posteriormente das costelas de Adão.

O que acham disso? Será que de fato as coisas não foram como está em Genesis?

De qualquer forma acho bem interessante.

elas perguntam
6 8
eles respondem
anônimo
16/03/2019 15h56
Suas fontes de "mitologia judáica" estão um pouco equivocadas, mas tudo bem.
16/03/2019 15h20
A Bíblia, inclusive velho testamento, é alegoria pura. Entender literalmente é entender errado.
Portanto, as coisas realmente não foram como contado em Gênesis.
Faz sentido todo esse sincretismo cultural de outras influências.
Boa, mana
16/03/2019 20h01
É praticamente impossível mapear com 100% de certeza todo o nosso passado. Principalmente quando se trata de religião com tantas vertentes.

Esses dias mesmo, vi uma reportagem em um jornal de ciência dizendo da possibilidade de que Pitágoras não foi o matemático que todos imaginam, e que muito de "suas descobertas" foram copiadas de outro anteriormente a ele. Se é verdade ou não? Nunca saberemos com 100% de certeza.
anônimo
16/03/2019 16h04
Isso q é foda! Tem mts coisas q não dão valor nenhum a Bíblia.
A Bíblia não é o único livro que reivindica ser a palavra de um deus, e é na verdade apenas uma entre muitos outras obras, como por exemplo o Alcorão, o Livro Egípcio dos Mortos, O Vedas, O Bhagavtah Guita, o Adi Granth, o Purvas, o Livro de Mórmon entre outros. Sem exceção todos os argumentos utilizados pelos defensores da bíblia pode também ser usado por estes outros livros e muitas vezes com ainda mais autoridade. Acreditar em todos seria um contra-senso. Acreditar em um uma ingenuidade.
16/03/2019 17h30
Gilgamesh é muito foda.
Deveriam processar quem escreveu a bíblia. É muito plágio na cara dura. PQP.
Há uma coisa que eu não lembro mais onde vi...
Mas considerava que traduziram errado a questão de Eva ter falado com uma cobra, onde na verdade, ela estava falando com seu reflexo na água e se enganou com ele.
Foda não saber mais onde eu li isso.
16/03/2019 15h45
Sobre isso. A interpretação é equivocada. Me refiro ao genesis bíblico. Muitos interpretam que ele se deu nessa realidade em que existimos nesse momento, mas isso não é verdade. Ele ocorreu em outro tipo de reino existencial. A questão é que não foi uma cobra literal também, e sim um querubim, e querubins tem forma de animais humanóides, por isso também a maioria, se não todos os supostos alienígenas são retratados como humanóides com cabeça de animais, os povos antigos não tiraram isso da cebeça deles, mas eles realmente viam esses demônios mesmo. Muitas coisas aconteceram, vou mostrar a versão que eu confio:

elas respondem
16/03/2019 15h49
Acho muito bom divulgar essas informações.
Bom porque nos dá a possibilidade de entendermos como
estamos todos ligados intimamente em relação aos mitos,
aos signos e arquétipos, como a tragédia humana é comum
a todos em seus significados e representações.
E também porque a fé que se abala à vista do conhecimento
é uma fé que precisa de melhores pilares.
E, claro, porque são informações interessantes per se. :)
anônima
16/03/2019 20h29
Sabe o que é mais interessante? Ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse e compreender a existência humana dentro do projeto de Deus de ser honrado e glorificado, ainda que sua criação perfeita, Lúcifer, tenha se rebelado contra Ele. Entender a relação de Jesus com Adão. Entender como as pessoas de Isaque, José, Davi, Moisés, representam Jesus, em qualidades e atitudes específicas. Entender que a graça, presente no Novo Testamento pela pessoa de Jesus, já estava presente muito antes de Maria existir quando a promessa foi feita a Abrão.
Mas não, é mais fácil e "melhor" acreditar em mitos isolados do que perceber que os 66 livros da Bíblia se complementam, se explicam e revelam o íntimo de Deus, a sua justiça, misericórdia e amor.
anônima
16/03/2019 15h40
as primeiras pessoas a ser criados foi Adao e Eva como ele teve outra esposa?
anônima
16/03/2019 16h00
Fodac
16/03/2019 20h10
Adão era vermelho...vcs sabiam ?
anônima
16/03/2019 20h42
Já conhecia a história de Lilith faz tempo
16/03/2019 15h37
Eu não acredito em Adão e Eva.