anônima
840
16/03/2019 20h42
A história de Adão e Eva foi inspirada em um mito de criação babilônico!
Como muitas outras histórias da Bíblia, Gênesis tem elementos emprestados de outras culturas e religiões. E a história de Adão e Eva contém algumas peças chave que foram extraídas do Enuma Elish, um poema épico da antiga Babilônia e da Epopeia de Gilgamesh.
Os hebreus estavam exilados na Babilônia, onde aprenderam sobre o mito da criação de Enuma Elish, que envolvia um deus único e todo poderoso. Mas foi Gilgamesh, que os inspirou. Segundo a Odisseia Bíblica, o herói Gilgamesh tem uma planta da imortalidade mas a perdeu por causa dos truques de uma cobra. Os deuses também fizeram um companheiro para que ele não ficasse sozinho, no entanto, nessa história, foi um homem que se juntou ao herói. Uma mulher sedutora foi a responsável por aqueles homens perderem a vida tranquila na natureza. Exatamente como Adão e Eva depois que ela comeu o fruto proibido em Gênesis.
Outro fato bem legal é que:
Segundo a mitologia judaica, a ideia de que Eva foi a primeira esposa de Adão não é verdadeira. A mitologia judaica afirma que a primeira mulher de Adão foi Lilith, e que ela se tornou um demônio. Lilith é a mulher mencionada na primeira história da criação, enquanto Eva é aquela feita posteriormente das costelas de Adão.
O que acham disso? Será que de fato as coisas não foram como está em Genesis?
De qualquer forma acho bem interessante.