Vou fazer 30 anos, parei de trabalhar quando tive uma filha. Mas agora ela está maior e mais independente, então quero retornar ao mercado de trabalho, construir uma carreira. Deveria fazer um técnico que é mais rápido e a empregabilidade é maior, ou faço logo uma faculdade?

elas perguntam
7 10
eles respondem
anônimo
20/03/2019 02h28
melhor é abrir um negocio proprio
anônimo
20/03/2019 03h31
Faculdade é a maior furada. Curso técnico é certeza de empregabilidade mais fácil, e ainda pode garantir um salário igual de quem fez faculdade.

Com a abertura de milhares de faculdades e milhares de cursos oferecidos, o que vai acontecer, é vc terminar seu curso, e disputar uma vaga de emprego com outras milhões de pessoas.

Todos os anos, milhões de pessoas terminam um curso universitário, e vão em busca de um emprego, e ficam decepcionadas pela falta de vagas no mercado de trabalho, além de terem que disputar na unha, com outros desempregados na mesma situação.

A tal "popularização" do ensino universitário, tem dessas coisas, milhões de pessoas com diploma de nível superior saindo das faculdades todos os anos, para poucas vagas. O mercado não tem condições de absorver toda essa mão de obra que as faculdades liberam todos os anos. O que absorve, é para pagar salário de no máximo 5 mil reais. Raros são os casos que ultrapassam os 10 mil reais.

Em um país com 15 milhões de desempregados, é natural que as empresas paguem uma miséria, para quem passou 4, 5 ou 6 anos, frequentando uma faculdade, investindo tempo e dinheiro. E aí vem a decepção, ao ver que o tão sonhado diploma de nível superior, não serve nem pra ganhar 5 mil reais por mês.

Há 20 ou 30 anos, diploma de nível superior era garantia de status, de um ótimo emprego e excelente remuneração. Hoje em dia, está tão popularizado, que se vc quiser estar no mesmo nível salarial de 20 ou 30 anos atrás, tem que ter 2 ou 3 diplomas.

Não é a toa que tem milhões de universitários no país, trabalhando 12 horas por dia, como motorista de UBER ou camelô. Há 30 anos, era impossível de imaginar que isso aconteceria com um portador de diploma de nível superior.

Mas, algumas pessoas vivem pregando por aí, como se fosse uma vantagem: "Hoje em dia até filha de faxineira pode fazer uma faculdade".
O resultado está aí pra todos verem: milhões com diploma de nível superior, mas sem emprego, ou ganhando uma miséria.
anônimo
19/03/2019 18h39
Empregabilidade maior? risca o disco
Creio que dependa muito de qual curso você está falando. Ao meu ver, praticamente todo curso técnico possui um equivalente em grau superior, e o contratante vai preferir o que? O técnico ou o graduado?
Se você pretende construir uma carreira, crescer, independentemente depois você se viria sem opção a não ser fazer a faculdade, então, já faça de uma vez.
20/03/2019 12h39
faculdade sempre, curso técnico é balela.kkkk
20/03/2019 10h57
Faz uma graduação presencial e universidade pública.
20/03/2019 10h40
Se optar por faculdade já pense que vai ter que fazer uma pós graduação pra poder ganhar bem. Se eu tivesse filhos e estivesse sem emprego, faría primeiro um técnico pra arranjar um trabalho logo e depois investiria numa faculdade.
anônimo
19/03/2019 20h14
você quer e tem condições de fazer uma faculdade? já sabe o curso? se der faça a faculdade.
elas respondem
anônima
19/03/2019 19h04
faça o que vc tem vontade e vai da retorno financeiro
anônima
19/03/2019 18h43
Técnico em enfermagem
anônima
20/03/2019 12h48
curso superior, 30 anos é nova ainda
anônima
20/03/2019 12h47
Acho que se tem que fazer o que gosta, mas sendo pragmática, um curso técnico é mais rápido e pode ,muitas vezes, trazer melhores oportunidades de trabalho e salário
20/03/2019 11h40
Técnico pra ingressar no mercado em menos tempo e faculdade após.
20/03/2019 10h42
Qualquer coisa nesse país está uma porcaria pra quem está iniciando..
Não tem caminho fácil... faz o que quer e gosta e vai em frente!
anônima
20/03/2019 10h17
faculdade
amplia muito a sua visão de mundo
19/03/2019 19h13
Depende do que vc quer pro futuro, de quanto pretende ganhar...
anônima
19/03/2019 18h50
melhor ver o que ta dentro das tuas possibilidades e busque ser a melhor. ja vai ajudar alguma coisa, sendo tecnico ou superior. fora isso busque contatos. a melhor coisa é vc buscar isso. contatos relevantes. isso (de imediato) vai te ajudar mto mais que um pedaço de papel comprovando conclusão de curso.
19/03/2019 18h42
Eu indicaria a faculdade, mas antes pesquise pq trabalho tá muito difícil.