Meu problema não é apresentar para o professor e sim para meus colegas, acho que tenho trauma pelas piadinhas no ensino médio. Sei que sou uma boa aluna, mas se eu pudesse fugir em dia de apresentação faria sem arrependimentos. Quero melhorar para não desistir por esse detalhe, quando estou nervosa minha voz baixa e falha, parece que eu perco o controle total. Preciso de dicas!!!

elas perguntam
7 5
eles respondem
22/03/2019 21h23
Eu tinha até o final do ensino médio. Então quando eu entrei na faculdade, eu resolvi entrar na linha de frente da apresentação de todos os trabalhos, e acabei me acostumando. Talvez eu de o próximo passo fazendo vídeos para postar no youtube. O que voce pode fazer é fixar o olhar em algum ponto e não desviar o olhar, e ficar tranquila.
22/03/2019 20h26
Só aprendi mesmo quando fui fazer um curso e entrei pro mercado de trabalho ai desenvolvi legal e perdi a vergonha...
22/03/2019 20h31
Aproveite agora no médio para melhorar isso, quando for apresentar fale o quando der, tem que forçar mesmo. Só assim resolve
anônimo
22/03/2019 21h31
Então não fale em público. Simples assim. Nunca, em nenhum trabalho da faculdade ou no próprio TCC eu fiz apresentação. Sempre tive problema com minha dicção que me impedia de articular de forma correta, principalmente palavras com a letra V e R. Isso melhorou agora, depois de anos usando aparelho, fazendo tratamento com fono, mas na época era terrível, mas eu deixava isso bem claro pros professores. Os professores precisam saber entender as dificuldades de cada aluno. Acho ridículo querer forçar alunos a se exporem em situações que lhes causem mal-estar. Se vc acha que vai pagar mico fazendo apresentação, então é melhor não fazer. Teu cérebro vai entrar em modo 'protect' e tu vai passar vergonha.
anônimo
22/03/2019 20h48
Não fale você já sabe resultado.
22/03/2019 21h25
Não olhe diretamente para os colegas. Fixe em pontos acima das pessoas e vá alternando entre esses pontos. Assim vc não lida com o cruzar de olhos te julgando ou não.
22/03/2019 21h42
Eu tenho grandes dificuldades de falar em publico. Mas quando eu domino o conteúdo eu até que fico menos nervoso.
elas respondem
anônima
22/03/2019 21h09
seminário é algo que me incomoda ao extremo..eu queria viver tomando vinho pra ficar calma kk
22/03/2019 20h33
Eu tmb morria de vergonha de apresentar trabalho, ficava repassando o diálogo na minha cabeça, era horrível.
anônima
22/03/2019 22h14
Apresenta com vergonha mesmo que com o tempo você vai se acostumando. Estuda bastante sobre o assunto, treina o que você vai dizer em casa, leva uma folha com anotações pra não ficar perdida, com isso você consegue fazer uma boa apresentação.
Se você estiver muito nervosa toma uma água e respira fundo, se vc pesquisar na internet tem algumas técnicas pra controlar a ansiedade se concentrando na própria respiração. É basicamente isso que eu faço.
anônima
22/03/2019 21h11
Tratamento com a psicóloga
anônima
22/03/2019 21h19
Meu sonho é palestrar, só preciso perder a vergonha. É uma briga interna enorme.