Direita defende os interesses do patrão, esquerda dos trabalhadores. É bem claro isso, acho que dá pra perceber perfeitamente na atual conjuntura política (de extrema direita).
Esquerda prioriza igualdade, enquanto a direita prioriza a liberdade.
Prefiro quem dá apoio à liberdade, mas busca sanar algumas desigualdades do que quem caça a liberdade em nome do fim da desigualdade.
Sobre o Brasil, qualquer coisa seria melhor do que um governo que: deslegitima nossas instituições a fim de forçar a candidatura de um ex-líder condenado em 2ª instância; mandou dinheiro público para países de esquerda mau pagadores, deixando-nos com calotes a perder de vista; mentiu que estava tudo bem na economia para conseguir se reeleger; isso tudo após pegarem um ótimo período econômico sem fazer reformas e ajustes necessárias pensando na manutenção da bonança para os próximos governos e gerações.
Nenhum é melhor do que o outro. O anônimo falou em preconceito e hipocrisia, mas fato é que no Brasil, ambos os lados do espectro político estão carregados de preconceito e hipocrisia.
Como Buda já dizia: "nunca devemos escolher o caminho dos extremos, nem o da direita, nem o da esquerda, mas sim, o caminho do meio."
Acho que ambos os lados devem conversar e chegar a um consenso. Essa divisão não leva o país a lugar nenhum.
Vai depender do seu ponto de vista. No meu ponto de vista, a direita carrega mais hipocrisia e preconceitos, não me dou muito bem com esse pessoal mais conservador, sofri preconceito. Sou morador de comunidade, a maioria daqui é de esquerda, obviamente. A maioria do pessoal da direita que conheci moram bem, em apertamento, são burgueses em geral e não veem as coisas como a gente vê. Mas não é porque eu sou de esquerda que eu sou a favor da ditadura do proletariado, né, pelo amor de Deus, não sou a favor de viver igual em Cuba ou Coréia do Norte. Não, porra! As pessoas tem que parar de colocar a gente nessa bolha, nesse discurso antigo americano de Guerra Fria, de caça aos comunistas. "Ah, se você é de esquerda, você é um comunista que apoia Cuba, apoia o Maduro e o seu herói é o Che Guevara!" Não, porra! Claro que tem esquerdistas radicais que apoiam isso tudo, até mesmo a ditadura do proletariado, mas não são todos que tem essa cabeça velha. Eu me considero de esquerda, apenas pelo simples fato de ser a favor da minoria, eu quero ver pobres, negros, etc, todos em lugares melhores na sociedade, eu quero uma educação boa para todos, eu quero que a violência policial acabe, eu quero que a guerra as drogas acabe... Tudo isso dentro da democracia. Me preocupo com questões que a direita não se preocupa, ou pior, questões que eles só demonizam e nem debatem. E não, eu não concordo com um presidente que fala uma bosta dessa e nem tem como: