Minha dúvida é: se eu cursar engenharia de civil (exemplo), preciso fazer uma pós graduação pra atuar como professora de faculdade?
Eu quero fazer engenharia mas não quero atuar na área, quero ser lecionar. Dando aulas em cursos de engenharia por exemplo
Não entendo nada disso, me expliquem.

elas perguntam
3 7
eles respondem
24/03/2019 09h25
Pode lecionar sim. Mas pra passar no concurso de uma universidade somente com graduação, sem algo stricto sensu, é difícil, extremamente difícil. Seus concorrentes terão mestrado e doutorado.

Edit: é necessário, ao menos, uma especialização lato sensu pra lecionar em universidade particular.

Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I – produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

II – um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

III – um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Isso abre margem para interpretação de que poderá dar aulas somente com ensino superior sem futuras especializações, mestrados ou doutorados. Na prática, não ocorre.
anônimo
24/03/2019 09h20
Pode
24/03/2019 09h32
Sou engenheiro e já dei aula.
Primeiro de tudo, se vc pensa em ensinar em universidades públicas nos concursos já pedem como obrigação o doutorado, logo vc precisa fazer a graduação que em média dura 5 anos, o mestrado que dura 2 e por fim um doutorado de 4 anos. Alguns institutos federais aceitam apenas o título de mestre e faculdade particulares já aceitam com uma especialização de 350h pra cima.

Para ensinar em particulares o doutorado pode ser um título que vai te prejudicar em vez de ajudar, muitas preferem mestres ou especialistas por pagarem salários mais baixos. O curso de engenharia te permite um leque de opções maiores do que ensinar, mas veja que para ser professor de um curso de engenharia vc pode ter outras formações como matemático, físico, químico, e até formação em humanas.

O termo correto não é engenharia de civil e sim engenharia civil, esse nome se dá por ter sido a primeira engenharia ensinada a civis, visto que a arte da engenharia era restrita a militares.
elas respondem
anônima
24/03/2019 01h01
Voce tem que fazer mestrado pra poder lecionar em universidades.
anônima
24/03/2019 01h01
Tem que fazer mestrado
anônima
24/03/2019 02h32
Precisa-se do mestrado.
24/03/2019 09h17
No mínimo mestrado.
24/03/2019 09h35
lógico q pode
anônima
24/03/2019 09h36
Eu estudava em um IF e um dos professores do curso de Edificações era engenheiro. E ele até confidenciava pros alunos de lá que chegava a ganhar mais lecionando que trabalhando como engenheiro em si.
anônima
24/03/2019 09h36
Seria interessante primeiro aprender a escrever corretamente né?