Fui casada com ele três anos, por a gente ser novo e não saber realmente o que ambos queria, pois era muitas brigas bobas, daí resolvemos separar e cada um seguir sua vida.
Mas nesse relacionamento veio nossa filha de 6 anos nossa bênção.
Ele sempre foi um ótimo pai e presente, mesmo estando separado .
Por conta da separação amigável, esses anos todos nunca exigi pensão na justiça com papeladas, enfim. Era tudo de boca, nunca deixou faltar nada sempre arcou com suas obrigações , e todos finais de semana ia pra casa dele e da mãe (vai até hoje).
Mas no meio do ano passado , logo que ele casou e a esposa já pra ganhar bebê, ela já vinha há muito tempo se intrometendo , por ciumes não gostava nem que eu falava com ele, sendo que sempre conversei o necessário sobre nossa filha nada a mais. E ela me dizendo que a minha prefiria ficar com eles do que comigo, fez aquele inferno, só não dei na cara dela por estar grávida. Então resolvi ir procurar um advogado e fazer as coisas tudo certinho pra evitar contato, já que a mesma Tava achando ruim.
E comuniquei avisando ele o pai, que por causa de sua esposa não queria mais nada de boca.
Aí ok, dei entrada com os papéis, lá me perguntaram todos os gastos que eu mantenho com minha filha e no que ele ajudava, pera lá, fiz minha listinha.
Os gastos do mês que ele ajudava de boca, são: Escola, van escolar, ballet, roupa, calçados, e tem as coisas delA de comer, convênio médico, uniodonto, etc...
Só que a porcentagem não sou eu que escolho e sim o juiz que determina o quanto ele tem que dar de acordo com seu salário.
O juiz determinou 35% 1.800,00 e cair automático na minha conta após o pa
Ele quer reduzir para 25% por causa do outro filho, e compartilhar a guarda, acha possível conseguir? Não aceito compartilhar guarda pq sempre liberei ele e a família de pegar ela quando quiser. Faço tudo certinho, trabalho, estudo, e tento no máximo dar atenção a minha filha.
Acho que no máximo ele tinha que reconhecer e fazer a obrigação

elas perguntam
7 7
eles respondem
anônimo
24/03/2019 13h32
Por isso fiz vasectomia. Sem esses BOs pra esquentar cabeça.
anônimo
24/03/2019 13h54
Ele não pode alegar que estudo o governo tem obrigação de prover, saúde da mesma forma o estado que paga, ficaria sendo obrigado a pagar vestimentas, comida e transporte.

A minha dúvida é pelos cálculos o pai tá bancando todo custo da criança, a mãe n entra com uma parcela desses 1800? Se a criança gasta isso, qual a parcela que a mãe contribui?

Sempre imaginei que a filha era de duas pessoas e os gastos tinham que ser dividido, mas parece que para a justiça a mulher é um ser incapaz e o homem o provedor de todos os gastos da criança, interessante o machismo das leis.
24/03/2019 14h07
Vou ler isso tudo não, mas são coisas diferentes.
24/03/2019 14h10
Moça, troque de advogado, se ele não soube te explicar sobre guarda compartilhada não é um bom profissional.
anônimo
20/12/2019 22h37
Ele é presente. Esses 25% ou 35% nao significam nada nesses casos normalmente. A casos em que vc conseguiria menos por conta dele ter outro filho.
Vale a pena para seu filho, trocar tudo que ele paga, (escola, van, ballet, convenio......)e participação por 10%.?
20/12/2019 22h40
É possível e muitos recorrem dessa prática
20/12/2019 22h44
Juiz pode decidir qualquer doidera. Mas seguindo a lógica sim, não há nenhuma razão pra impedir o compartilhamento da guarda. E talvez se tu tem algum advogado canalha ele te recomende alegar abuso do ex com a filha pra afasta-lo, não faça isso. E quanto ao valor, cada juiz escolhe dependendo de todo o contexto.
elas respondem
24/03/2019 13h42
E possível e ainda tem o fato dele ter outro filho pesando e possivel que essa porcentagem seja reduzida. Eu compartilharia
Juh
24/03/2019 13h38
Menino, roupas e calçados tdo mês. Que babado.
Não é vc que tem que aceitar compartilhar a guarda
Se ele é um bom pai, ajuda nas despesas mensalmente, a juiza pode sim conceder.
anônima
24/03/2019 13h35
Sim, é possível conseguir a guarda compartilhada https://blog.juriscorrespondente.com.br/modalidade-da-guarda-compartilhada-agora-e-regra-inovacoes-da-nova-lei/

Sobre o valor da pensão, vai depender da capacidade dele de pagar e as necessidades da criança.
anônima
24/03/2019 15h19
Difícil conseguir
anônima
20/12/2019 22h43
@Lizi_ faz tempo que sua história tá enrolada
anônima
20/12/2019 22h47
Ele pode conseguir a guarda compartilhada sim, e os 35% que o juiz determinou é acima do legal. E por ele ter uma familia, também pode diminuir para 25% do salário dele, 1.800,00 é valor bem alto para apenas uma criança de 6 anos. Você não trabalha? Tem de ajudar também nas despesas da filha, não apenas ele arcar com todos os gastos.
20/12/2019 23h43
Bem provavel de ele conseguir sim. Isso vai depender do processo...
Se eu não me engano, são 20% do salário mínimo (posso estar equivocada) ele só quer reduzir 10 dos 35% estipulados pelo juiz.
Fatores ai são favoráveis a ele, principalmente o vínculo afetivo dele com a filha de vcs. Mesmo lhe parecendo injusto...
Se vc perder no processo, a guarda compartilhada, os dias serão provavelmente estipulados, e pode ser que, a sua filha n se adapte ou q não dê certo. Vc tbm terá tempo para vc e suas outras obrigações... Não seria ruim...
Dependendo de como for esse processo, se ele inclusive alegar que n tem condições de pagar sequer os 25% com um adv razoável...e provável inclusive, que esse valor seja diminuído.
Pense bem, deixe o orgulho de lado e pense na sua filha primeiramente.