É uma diretiva, não regulamentação. Significa dizer que não deve ser acatada diretamente pelos países da UE, e sim adaptadas às suas leis nacionais.

Em resumo, o artigo 13 diz que todo site que hospeda conteúdo gerado por usuários - Facebook, YouTube, Vimeo, Soundcloud, Twitter e afins, ficam legalmente responsáveis pelo conteúdo que é hospedado, sendo compelidos à remoção do conteúdo, além da obrigação de mostrarem que "cuidaram do assunto". Além disso, os sites deverão ter licença de uso antes de acontecer o upload do material com direitos autorais.

Essa ordem também afeta "modificações" do conteúdo original, como remixes de músicas, memes, partes de algum filme, imagem de algum filme ou foto.

Já o artigo 11 impõe uma "taxa de link". Agregadores de conteúdo, como Google, Microsoft, Yahoo, etc. devem pagar aos detentores do conteúdo (sites de notícias, empresas de jogos, etc.) determinada quantia, obtendo uma "licença" para poder mostrá-lo. E sites que mostram apenas parte, sem gerar cliques, TAMBÉM deverão pagar porque o detentor original do link não ganhará cliques, como é o caso de resumos de notícias no Facebook.

Isso tá dando bastante o que falar no mundo. Alguns dizem que os memes morrerão, que startups terão maior dificuldade de serem indexadas, dentre várias outras consequências.

https://en.wikipedia.org/wiki/Directive_on_Copyright_in_the_Digital_Single_Market (inglês)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Diretiva_da_União_Europeia_sobre_o_Direito_de_Autor (português)

eles perguntam
1 4
elas respondem
anônima
26/03/2019 22h04
Parece que ainda tem uma chance de não passar.
Se passar, pelo menos, vai atingir somente conteúdo com registro europeu e tbm tem a regulação de cada país, a questão da soberania e tal.

O que eu acho? Não sei se entendi bem, mas parece impraticável, tudo dependerá de um sistema que, pelo que li, é pouco preciso, então isso poderá gerar muita distorção.

Tal distorção, somado ao excesso de controle poderá gerar caminhos alternativos para continuarem fazendo e/ou diminuir o compartilhamento, o que talvez até prejudicaria, de certa forma, ainda mais quem quer maior proteção aos direitos autorais.

Será que teremos uma nova guerra memeal?
eles respondem
anônimo
26/03/2019 21h41
memes never dies.
anônimo
26/03/2019 18h30
Vai afetar os Torrents?
26/03/2019 21h49
Não tenho opinião formada, a não ser a de que o Google/Facebook/YouTube precisam ter o monopólio da publicidade quebrado, pelo bem de todas as mídias jornalísticas da face da Terra
26/03/2019 22h19
Nada de bom pode vir de um megaestado transnacional. Isso é advogar em favor da propriedade intelectual (que não existe) e, pior, pode virar muito bem um mecanismo de censura a depender dos "filtros" usados para definir o que está dentro dos parâmetros da UE.