Estou no quinto período de Engenharia Elétrica, porém devido ao mercado estar péssimo para engenheiros, fora a desmotivação com o curso,estou pensando em abandonar e tentar medicina.
Porém tem um problema... moro com meus avós, e caso fosse trocar, iria ter que depender financeiramente deles até os 30 e tantos anos (tenho 24). Também se acontecer algo com eles, por a faculdade ser turno integral, provavelmente iria ter que trancar e trabalhar em algo, pois não posso contar financeiramente com nenhum parente meu.
Sempre me imaginei trabalhando com pessoas quando mais novo, porém escolhi Engenharia literalmente pensando no status e no dinheiro, e porque era mais facil de passar no vestibular do que medicina, (pura infantilidade, eu sei).
Agora que eu quero trocar, tenho mais contras do que prós no processo.... entretanto, a idéia de trabalhar a vida toda em um trabalho que talvez eu odeie, me assombra também. O que eu faço?

eles perguntam
7 8
elas respondem
06/04/2019 00h19
Se tem uma coisa que eu aprendi é que se você se organizar e manter o foco irá conquistar seus objetivos, cedo ou tarde.
Se me permite o conselho, migre para medicina. Sou suspeita pra falar pois amo essa área. Se você gostar de lidar com pessoas e souber se colocar do lugar do outro, vai fundo pois serás um excelente médico.
O trabalho é árduo mas muito recompensador, tanto nos termos financeiros, quanto na riqueza experimentada de poder ajudar o próximo e crescer como ser humano, isso nada pode pagar.
Dê o seu melhor, comece amanhã mesmo a se planejar e parta pra luta.
Você ainda é muito jovem, apenas não perca mais tempo.
05/04/2019 23h44
Se for tua vocação, vá e faça.
Quando a gente pensa demais, acaba não fazendo nada porque sempre vai ter algo que vai atrapalhar.
Eu comecei a minha facul de medicina, após formar, com filho pequeno e aos 28 anos.
Não é fácil, mas você vai conseguindo lidar e se adaptando aos horários e achando alternativas pra ganhar dinheiro.
Eu trabalho aos finais de semana, tenho amigos que trabalham de Uber, outra que faz geladinho pra vender na facul.
Pra tudo se dá um jeito, basta lutar!

Boa sorte ;)
05/04/2019 22h48
Eu aprendi que devemos fazer as nossas escolhas com o coração.
Quando for fazer escolhas, em qualquer área, busque a sua satisfação pessoal. O seu sucesso virá com a sua dedicação ao executar algo que ama. Não ouça o que os outros falam. Foque em vc.
anônima
05/04/2019 22h46
Tem um user aqui que fez isso, vou marcar o nick para que ele fale melhor com vc.
05/04/2019 22h51
Os seus avós vão aceitar que você dependa deles até os 30 e poucos anos?
05/04/2019 23h46
Bom , engenharia elétrica é uma das mais puxadas dentre as engenharias.
O mercado pra engenheiro eletricista não é ruim não, eu vejo uma demanda relativamente grande e o salário também não é ruim.
Sei do bum que a crise dos últimos anos gerou, mas tenho muitos amigos trabalhando, a área de civil que caiu bastante .
O curso de medicina requer uma dedicação muito maior e isso demanda tempo, grana e empenho.
E impossível trabalhar e fazer medicina, digo trabalho regular etc
Fazer engenharia e estágio mesmo sendo puxado você ainda concilia, mas com medicina não .
Como tem a situação dos seus avós eu acho pouco provável vc conseguir se manter os 6 anos da faculdade e mais os 2 de residência.
Vc já chg na metade do curso .
O que vc talvez pode fazer é tentar trancar um período ou dois e se aventurar num vestibular o que vai comer seu cérebro tbm e caso não consiga êxito o plano original estará lá .
Ledo engano que vc não terá contato com pessoas, existe um leque enorme dentro da engenharia seja na gestão , docência entre outros .
anônima
09/02/2020 01h16
Gostaria de saber qual foi sua decisão, pois a sua história é semelhante até demais com a minha , tanto a dependência dos avós, a idade e principalmente essa dúvida de trocar engenharia pela medicina.
eles respondem
anônimo
05/04/2019 22h47
Mano, voce está numa situação complicada, mas vou me tomar por exemplo. Eu cursei e me formei em nutrição, mas no terceiro período pensei em mudar para psicologia, mas acabei sendo dissuadido, por razão mesma que voce quer trocar de engenharia para medicina, suposta baixa de mercado etc. Acabei me formando pelos cocos (não no curso, em que fui bem, mas no tcc) não exerci, fiz outro curso, e acabei perdendo o investimento no curso de nutrição por não ter a mínima vontade de exerver. Mesmo os contras sendo complicados, talvez seja melhor mudar, porém te recomendo fazer pesquisas sobre modelos alternativos de baterias etc, podem ficar populares no futuro.
anônimo
06/04/2019 00h15
Tente fazer engenheira da computação. Acho que dentre esses cursos é o mais promissor: mercado novo, necessidade e profissionais é alta e tem poucos engenheiros da computação no brasil. Medicina é uma área estagnada, tem muitos profissionais e para vc ganhar tem que se especializar em uma área muito boa e de preferência fora do brasil. Eu tenho uma amiga que terminou o curso de medicina mas não ganha muito bem não. Ela é clínica geral.
anônimo
06/04/2019 00h47
Pensa na grana que tu vai gastar.
Mas se tu pode bancar, e é isso o que quer, vá em frente. Só tem uma vida, aproveite enquanto tem tempo e disposição.

Mas vendo sua forma de falar, bem, você deve ter um QI incrível. Se eu fosse você, ficaria na Engenharia, terminaria, e depois pensaria em outra coisa. Mas quem sou eu pra falar? Não faço faculdade.

Já pensou nas coisas que você vai presenciar? Cadáveres, machucados, doenças, nojeiras, coisas que nem todo ser humano suportaria. Eu não aguentaria, imagino o cheiro e já embrulha o estômago...
05/04/2019 22h50
Alguém tem q marcar o Don aqui pra ele dar seu testemunho. Não sei o nick correto
05/04/2019 23h34
Olha, sei que não é pra qualquer um, mas é perfeitamente possível estudar e trabalhar no curso de medicina, eu mesmo o faço, e conheço muitos outros que também o fazem. Muita gente no curso tem mais de 30, sendo a média de ingresso no curso 22 anos. No entanto, isso é quase que exclusivo das universidades que utilizam PBL, cuja metodologia ativa preenche menos horários no transcorrer do dia. Além disso, universidades públicas no interior costumam ter professores que só querem dar aulas até as 4 ou 5 da tarde, pois têm de voltar à capital, ou a outro serviço médico.

Eu não sei onde você mora, mas se você tem um teto, acho perfeitamente possível. Tirando as capitais, cujo custo de vida é caríssimo, dá pra se manter com 700-800 reais no Nordeste.

Dito isso, o primeiro passo é vc reorganizar sua mente. Eu saí de um curso de engenharia prestes a me formar, e já trabalhando na área. O meu maior medo era o tão almejado ingresso, dada a extrema concorrência e crescente dificuldade para o ingresso em uma universidade pública. Normalmente, a aprovação numa pública é tratada como um projeto de três anos, mas talvez você tenha de dedicar mais do que o comum, pois o ensino médio já foi há tempo e devido à idade. Se quiser saber mais pormenores, pode falar aí.
05/04/2019 22h52
Faz medicina na Argentina
anônimo
05/04/2019 23h38
Tenta conciliar os estudos da federal com o seu curso de Engenharia.
anônimo
06/04/2019 00h05
Playboy, hein?