A maioria dos candomblecistas que eu conheço não são ricos; muito pelo contrário, na verdade. E macumba é um termo pejorativo atribuído erroneamente ao candomblé/umbanda.
Na Bahia uma grande parte da população é praticante da umbanda/candomblé.. e são em maioria pobres.. isso que tá dizendo aí é o reflexo de uma popularização que tá rolando das religiões de matrizes africanas.. mas não existe nenhum tipo de relação entre uma coisa e outra..
Simples, porque os seres que se manifestam através deles são anjos caídos, vulgos demonios, se quiser entender mais sobre incorporações etc, assista o vídeo do humberto voltz sobre porque ele deixou de ser espírita.
Primeiro, nada a ver, e segundo nada a ver.
Macumba é um instrumento pra fazer música, veio da África.
E o candoblé é religião africana sim. Mas o q deixa rico é a universal, deixa o pastor rs.
Isso de que quem é candoblé fica rico é preconceito dos religiosos cristãos brasileiro ignorantes. Tudo que é africano eles buscam ofender, isso é desde que os pretos pisaram no Brasil. Preconceito e preconceito ok?
"Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical" e os adeptos das religiões afro, em sua grande maioria, os que se dedicam a caridade, vivem uma vida modesta e simples, nada ricos ou famosos.