elas respondem
Pelo que notei nos seus comentários aqui, Leal, talvez vc
discorde que grande parte das demostrações de xenofobia
seja criminalizada ou mesmo criticada.
Mas sabe que apenas porque vc não vive ou não observa di-
retamente algo, não significa que este algo seja inexistente,
certo?
Há também, claro, a possibilidade de que vc não conheça a
definição para o termo:
"desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; xenofobismo."
Existe sim,eu mesma não curto muito nordestinos. Nao tenho preconceito,só não vou muito com o sotaque e com o jeito deles.
..."quase nem existe"...
Ah, você fala com tanta certeza. U.u, então deve ser verdade, né? Eu confio nas suas pesquisas.
Dentro da própria região e acredito eu que ocorra nas demais, há sotaques diferentes em uma mesma região. Eu sou nordestina e sergipana, uma alagoana e uma paraibana têm um sotaque característico, porque sofrem influências do nível de ensino que essas pessoas atingiram. Só noto a forte presença do meu sotaque quando gravo um áudio ou vídeo, já senti vergonha sim - não nego, mas aprendi a valorizar minha cultura, e principalmente, a variante linguística de cada um.
É fácil apontar que o outro "fala errado", deveria ser fácil também refletir as condições de cada região e as desigualdades que há nelas.
Sim, não generalizando, mas aqui no RS já escutei muito comentários perjorativos e preconceituosos contra os nordestinos.
Existe isso sim.... Principalmente o pessoal mais simples, podem não ser contratados numa empresa, pois existem vários estereótipos: que só querem festas, não trabalham direito.
Talvez vc não viva isso, mas isso existe.
Há um conceito chamado empatia, que é o exercício de olhar além de si mesmo. Sempre que te falarem que existe algo que vc não presencia a sua volta, pare pra pensar se isso apenas não está longe de vc.
Eu já vi
E fiquei muito chocada
Todas as pessoas que ouviram ficaram constrangidas
Costumam zoar o sotaque nordestino, mas acontece o mesmo como por exemplo pessoas do RJ, eu tinha uma colega do RJ que as pessoas riam do sotaque dela quando ela falava, engraçado que o sotaque gaúcho todo mundo acha bonito ou ninguém fala nada, só porque são branquinhos e normalmente descendentes de alemães.
N sei mt sobre isso.
Onde eu moro n há nordestinos.
eles respondem
Só a gíria "coisa de Paraíba" no meu estado diz muita coisa.
Eu nunca vi um bilionário, logo não existem.
Bela dudução.
Acontece no mundo real, no seu mundinho lindo, tudo é belo.
Sabe nada do q acontece fora do seu quarto, menino
Existe e é muito errado, os nordestinos são super hospitaleiros, não é justo oq algumas pessoas fazem.
Como é possível alguém conseguir falar tanta merda?
Pqp, o cara faz questão de despejar as diarreias dele aqui no site de todas as formas possíveis.
Boyzinho que não entende da vida só consegue falar merda, isso é impressionante.
De que estado você é, cara?
Nordestino é um povo bem racista também, hj em dia a xenofobia é pouca.
Nunca sofri xenofobia mesmo morando muito tempo da minha vida no nordeste e indo p SP RJ
É muito dificil alguem que odeie ou não goste só por ter nascido no nordeste, tem muitas pessoas que não curtem é o sotaque deles, algumas coisas que fazem, mas que não odeia, e muitas zoam também, que é diferente de não gostar ou odiar, eu por exemplo, acho certos sotaques de la horrivel, e ja morei la 2 vezes, só que voltei para onde eu moro, eu curtia la, o ruim que tem muito mosquito e certas coisas, mas é um bom lugar.
Idiotice.Apesar de ser nordestino,nao sou uma besta desinformado.Talvez por ser de família tradicional e rica no passado.
O povo nordestino é um ótimo povo, e sobre a política essa é ruim no Brasil inteiro, não só lá. o separatismo é uma coisa tão sem noção por parte dos separatistas que não tem nem o que falar. O Brasil é ruim inteiro e o tamanho é que faz a força. Hoje tem gaúcho migrando para a Bahia e ficando rico com agricultura lá. O gaúcho migra para a amazônia, para o Brasil inteiro e tem muito na Bahia, vivendo muito bem. A Bahia foi um dos estados que mais cresceu na sua fronteira agrícola e o nordeste inteiro tem tudo para crescer. Os americanos tem desertos e fizeram transposição de rios em 1900, pena que o Brasil é diferente. Xenofobia e separatismo são coisa de gente ridícula e sem noção no Brasil.