1.12K  19/01/2020 23h09

Pra ser sincero, eu nunca vivi, vi ou ouvi falar pessoalmente de algum caso relevante de xenofobia ( e eu convivi com gente do Brasil inteiro).....

Eu acho que isso quase nem existe. Se acontecer algum caso de descriminação, é provável que seja contra uma pessoa em situação de vulnerabilidade e por essa condição em si, não pelo fato do indivíduo ter nascido no nordeste.

eles perguntam
9 15
elas respondem
06/04/2019 11h46
Pelo que notei nos seus comentários aqui, Leal, talvez vc
discorde que grande parte das demostrações de xenofobia
seja criminalizada ou mesmo criticada.
Mas sabe que apenas porque vc não vive ou não observa di-
retamente algo, não significa que este algo seja inexistente,
certo?
Há também, claro, a possibilidade de que vc não conheça a
definição para o termo:
"desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país; xenofobismo."
anônima
06/04/2019 11h27
Existe sim,eu mesma não curto muito nordestinos. Nao tenho preconceito,só não vou muito com o sotaque e com o jeito deles.
06/04/2019 13h31
..."quase nem existe"...

Ah, você fala com tanta certeza. U.u, então deve ser verdade, né? Eu confio nas suas pesquisas.
06/04/2019 18h43
Dentro da própria região e acredito eu que ocorra nas demais, há sotaques diferentes em uma mesma região. Eu sou nordestina e sergipana, uma alagoana e uma paraibana têm um sotaque característico, porque sofrem influências do nível de ensino que essas pessoas atingiram. Só noto a forte presença do meu sotaque quando gravo um áudio ou vídeo, já senti vergonha sim - não nego, mas aprendi a valorizar minha cultura, e principalmente, a variante linguística de cada um.
É fácil apontar que o outro "fala errado", deveria ser fácil também refletir as condições de cada região e as desigualdades que há nelas.
anônima
06/04/2019 13h32
Sim, não generalizando, mas aqui no RS já escutei muito comentários perjorativos e preconceituosos contra os nordestinos.
06/04/2019 13h28
Existe isso sim.... Principalmente o pessoal mais simples, podem não ser contratados numa empresa, pois existem vários estereótipos: que só querem festas, não trabalham direito.
Talvez vc não viva isso, mas isso existe.
Há um conceito chamado empatia, que é o exercício de olhar além de si mesmo. Sempre que te falarem que existe algo que vc não presencia a sua volta, pare pra pensar se isso apenas não está longe de vc.
06/04/2019 12h04
Eu já vi
E fiquei muito chocada
Todas as pessoas que ouviram ficaram constrangidas
06/04/2019 15h09
Costumam zoar o sotaque nordestino, mas acontece o mesmo como por exemplo pessoas do RJ, eu tinha uma colega do RJ que as pessoas riam do sotaque dela quando ela falava, engraçado que o sotaque gaúcho todo mundo acha bonito ou ninguém fala nada, só porque são branquinhos e normalmente descendentes de alemães.
07/04/2019 11h57
N sei mt sobre isso.
Onde eu moro n há nordestinos.
eles respondem
06/04/2019 13h35
Só a gíria "coisa de Paraíba" no meu estado diz muita coisa.
06/04/2019 13h32
Eu nunca vi um bilionário, logo não existem.

Bela dudução.
06/04/2019 15h04
Acontece no mundo real, no seu mundinho lindo, tudo é belo.
06/04/2019 11h56
Sabe nada do q acontece fora do seu quarto, menino
anônimo
07/04/2019 14h01
Existe e é muito errado, os nordestinos são super hospitaleiros, não é justo oq algumas pessoas fazem.
07/04/2019 11h51
Como é possível alguém conseguir falar tanta merda?
Pqp, o cara faz questão de despejar as diarreias dele aqui no site de todas as formas possíveis.
anônimo
06/04/2019 11h25
Boyzinho que não entende da vida só consegue falar merda, isso é impressionante.
anônimo
06/04/2019 11h26
Desconheço
anônimo
06/04/2019 15h26
Infelizmente existe sim.
06/04/2019 11h34
De que estado você é, cara?
06/04/2019 13h33
Nordestino é um povo bem racista também, hj em dia a xenofobia é pouca.

Nunca sofri xenofobia mesmo morando muito tempo da minha vida no nordeste e indo p SP RJ
anônimo
06/04/2019 11h29
É muito dificil alguem que odeie ou não goste só por ter nascido no nordeste, tem muitas pessoas que não curtem é o sotaque deles, algumas coisas que fazem, mas que não odeia, e muitas zoam também, que é diferente de não gostar ou odiar, eu por exemplo, acho certos sotaques de la horrivel, e ja morei la 2 vezes, só que voltei para onde eu moro, eu curtia la, o ruim que tem muito mosquito e certas coisas, mas é um bom lugar.
anônimo
19/01/2020 23h01
Idiotice.Apesar de ser nordestino,nao sou uma besta desinformado.Talvez por ser de família tradicional e rica no passado.
anônimo
19/01/2020 23h09
O povo nordestino é um ótimo povo, e sobre a política essa é ruim no Brasil inteiro, não só lá. o separatismo é uma coisa tão sem noção por parte dos separatistas que não tem nem o que falar. O Brasil é ruim inteiro e o tamanho é que faz a força. Hoje tem gaúcho migrando para a Bahia e ficando rico com agricultura lá. O gaúcho migra para a amazônia, para o Brasil inteiro e tem muito na Bahia, vivendo muito bem. A Bahia foi um dos estados que mais cresceu na sua fronteira agrícola e o nordeste inteiro tem tudo para crescer. Os americanos tem desertos e fizeram transposição de rios em 1900, pena que o Brasil é diferente. Xenofobia e separatismo são coisa de gente ridícula e sem noção no Brasil.