Uma funcionaria da minha mãe está gravida. Ela estava contando isso pra família. Meu avô disse: Pq vc não demite ela?
Minha mãe disse: eu até gostaria, mas todo mundo sabe que ela está gravida já.

Eu fiquei perplexa. Minha mãe e meu avô, duas pessoas que eu amo protagonizando esse dialogo mais insano.
Eu disse pra minha mãe: hei!!! Serio isso??? Eu sou mulher, vc é mulher, tivemos filhos. Nem por isso deixamos de ter nossas responsabilidades!!!!

Aí o dialogo foi por vias obscuras e insanas... Passou pelo caráter da guria, pelo julgamento do namorado dela... Fiquei desapontada e ainda agora não acredito!!!!!!

Como isso mostra que, nós mulheres, temos que lutar contra uma gama enorme de estereótipos e proconceitos que recaem sobre nossas vidas.
Enfim, mais um desabafo que uma pergunta.

elas perguntam
15 8
eles respondem
anônimo
06/04/2019 11h50
Vc já é adulta, então creio que sua mãe já deve ser senhora, seu avô tbm, claro.
Esse tipo de pensamento é bem "normal" em pessoas mais velhas.
Legal saber que vc defendeu essa mulher, se ela esta gravida ela vai precisar mais que nunca desse emprego.
06/04/2019 11h43
Eles talvez só estão tomando a decisão mais "rentável" no momento, para muitos empresários ter uma funcionária grávida pode parecer um problema, visto que muitas são as leis que a protegem e garantem a estabilidade provisória.
06/04/2019 15h18
O mundo é algo estranho... a gente vai fingindo de bobo pra conviver bem. rs
Mas só de vc poder conversar com sua mãe sobre isso, já é um caminho bom.
Eu fico feliz porque aqui em casa somos bem abertos ao diálogo, se algum de nós vemos que há algo assim, a gente abre diálogo pra chegar num ponto comum e tentar melhorar.
Infelizmente, há muito preconceito, racismo, entre várias outras coisas perto de nós, só que essa burrice de tentar calar os outros faz com que a pessoa guarde isso pra ela, mas quando precisa, se manifesta.
anônimo
06/04/2019 12h17
Não me pareceu ela estar grávida ser a motivação para a "demissão"
06/04/2019 19h14
Não se chateie morenamulher, essas pessoas são ignorantes, ignorância significa não saber, eles não tem uma visão ampla do que realmente é tudo isso, e tomam decisões importantes conforme suas limitações, não por maldade, mas por limitação mesmo. Se você é uma pessoa de uma visão mais ampla, compartilhe com eles sobre sua visão, mostre as implicações da decisão que eles queriam tomar a respeito dessa moça e da criança, tente semear a empatia e compaixão na mente deles, a gente pode discordar de uma forma amorosa, fazer com que as pessoas pensem de maneira diferente. Acho você uma mulher inteligente e de visão expandida.
06/04/2019 23h31
Eu achei isso muito ridículo da parte da sua mãe e avo, eu ia ficar muito desapontado com eles, assim como voce ficou. Triste isso. Na boa mesmo, seria uma grande sacanagem e uma grande injustiça, porém essas injustiças infelizmente ainda são bastante comuns.
06/04/2019 12h53
Também achei a conversa absurda, mas mais absurdo que isso é saber que isso é uma prática entre os patrões, abandonar a mulher quando ela mais precisa do salário.

Sei que isso dói quando vem de alguém que a gente ama!
anônimo
06/04/2019 12h29
Eles vão ter que passar de 4 a 6 meses pagando licença maternidade para a mulher sem que ela esteja lá trabalhando....
Isso para quem tem um negócio pequeno, é o fim.

Seus familiares não são monstros por isso.
30/01/2020 19h55
Realmente foi uma covnersa absurda. Infelizmente pessoas que amamos às vezes têm comportamentos reprováveis.
06/04/2019 11h54
É o pensamento do brasileiro médio, infelizmente.
Mas se uma neta/bisneta deles fosse demitida de empresa na mesma situação... meu Deus, o bicho ia pegar, adêvogados seriam acionados...
06/04/2019 11h49
Mulher grávida custa mais para a empresa.
anônimo
30/01/2020 19h52
A criança nasceu saudável? A mãe foi demitida??
06/04/2019 18h28
Não é você que paga os funcionários e os impostos sobre eles. Assim fica fácil criar uma opinião de cunho ideológico.
06/04/2019 18h42
A vida é assim. Decepções temos a todos os momentos e apenas, Somente podemos confiar: em Deus, e nos nossos cães. Em mais Ninguém.
anônimo
30/01/2020 19h46
Isso não é preconceito e nem estereótipo. Seu avô e sua mãe estão certos. É pura lógica.
elas respondem
06/04/2019 15h27
Já presenciei situações semelhantes. Bem sei como é complicado, mas eu sempre faço questão de mostrar posicionamento.

Acredito que o diálogo é o primeiro passo nessas questões. Às vezes damos lugar ao egoísmo e deixamos de nos colocar no lugar do outro, até porque não é fácil. Sabe, nem sempre é intencional, daí a importância da conversa.
06/04/2019 14h31
Agora que ela está grávida é que precisa do emprego e de apoio. Nunca que eu teria coragem de demitir uma mulher que está grávida, ao contrário, é bem provável de eu apadrinhar a criança, rsrs

Se eu ouvisse isso de alguém que eu admiro, ficaria bem decepcionada.
06/04/2019 12h33
Com a Reforma da Previdência e com a Reforma Trabalhista fica
evidente a necessidade de debatermos isso, Morena.
Existe uma expectativa de Mercado tendo como parâmetro o ho-
mem e suas necessidades, tudo que saia desse contexto, soa como
perda de dinheiro. Adaptações e investimentos são feitos sem que
os chamemos assim para os homens, adequação às particularidades
do universo feminino, são perdas.
Não existe uma solução fácil, mas o debate tem que existir, especial-
mente quando tantas coisas dependem apenas de flexibilidade.
anônima
06/04/2019 14h26
Absurdo é, mas, infelizmente, acredito que muitos pensam assim após pegar raiva de situações específicas nas quais alguma funcionária engravidou aparentemente de propósito.
anônima
06/04/2019 18h08
Foda-se
anônima
06/04/2019 13h15
É um absurdo mesmo que bom que você se posicionou e defendeu ela, assim nos mantemos unidas.
anônima
06/04/2019 18h17
Isso acontece muito no meu meio. Já me senti envergonhada diversas vezes pelos pensamentos de meus pais de outros familiares.
As pessoas tem a tendência de pensar somente em si e nas despesas, esquecendo de se colocar na posição do outro e em suas necessidades.
Trabalho com eles há muitos anos e é difícil, porque muitas vezes tenho que ficar contra certas atitudes, e eles levam para o lado pessoal, como se eu estivesse defendendo o outro.
Mas já me desapontei tanto que estou calejada.
06/04/2019 23h28
Já ouvi coisas absurdas dos meus pais, irmãos. A cultura repassada, desde a tenra infância, é difícil de ser contornada.