O meu critério de diferenciação é a forma como a pessoa demonstra seu interesse por mim.
Se ela mantem um contato morno, dá umas sumidas, uns vácuos, ou demonstrava sinais ainda de apego a ex, ou realmente não quer saber muito sobre mim, principalmente sobre algum tipo de problema, só quer aproveitar o lado bom da coisa, sair e se divertir, e mais quando ela estiver disposta, quando não tem alguma desculpa para outra coisa ou "esse fds não vai dar", então essa é uma pessoa pra ficar.
Agora o oposto disso, uma pessoa mais decidida, com o coração livre, interessada, genuína, disponível, então nesse caso é uma pessoa com potencial para virar uma relação firme.
Ou seja, tudo depende da postura da outra pessoa. E uma coisa eu digo, pelo menos pra mim: uma cosia que começa de uma forma, não muda pra outra. Se começou pra ser só uma ficada, será assim até o final. Se começou com interesse, com consideração, então busco levar isso de uma forma para que se torne um relacionamento. Esse negócio de "vai ficando, sem compromisso, que depois pode virar relacionamento", pra mim isso não cola.
Depende do momento dos 2. O cara pode esta afim de namorar, já a mulher, curti. Então o cara vai presumir que ela não é pra namorar, mas para ficar.