1.18K  17/04/2020 03h45

Até chegar na minha pré-adolescência, eu nunca tinha reparado que o meu nome não era comumente usado para o gênero feminino. Até as pessoas começarem a comentar e eu ser chamada no masculino DIRETO por conta do meu nome em conjunto com a minha aparência.
Já passei por vários perrengues na hora de fazer inscrições principalmente para coisas que são somente para as mulheres (exames por exemplo).
No entanto, procurei uma lista de nomes considerados unissex na internet e me surpreendi com alguns. Tipo: Israel, Luan,Sidney, Camille, Ashley, Uriel ... mas meu nome não está lá rsrs
lista completa nesse link aqui: www.dicionariodenomesproprios.com.br/nomes-unissex/2/
Daí me veio o seguinte questionamento, o que faz um nome ser masculino ou feminino? Apenas uma convenção social?

elas perguntam
4 4
eles respondem
17/04/2020 03h32
Parece-me que todos os nomes terminados com "I" e "IR" também são unissex: Iraci, Jurandir, Leci, Eni, Eli. Darci etc. O que determina o gênero do nome eu não sei. Acredito que se deva às tradições antigas ou às origens das palavras. Mas concordo que isso de ter nome unissex pode gerar muita confusão e constrangimentos mesmo.
20/05/2019 21h21
Israel, Luan e Uriel são bem masculino (embora arcanjos não tenham sexo). Sidney eu associo com nome de homem, mas ainda conseguiria enxergar como o unissex. Ashley é um nome bem feminino. Dimitri é um nome masculino. Se você não for um troll, não entendo como conseguiram registrar um nome masculino em ti, mas tem disso, né? Se você quiser ir na justiça mudar o nome, só uma curiosidade: Demétria é feminino e ainda é parecido. Um nome muito bonito feminino na letra ao meu ver é Diana. Daniela também. Quer um nome neutro? Logo me vem a cabeça Ariel, mas é só por culpa da Disney. Vem-me a cabeça Alisson/Alison como nome neutro, pois no México é mais pra mulher e pelo visto, no Brasil é mais pra homem. Eu vejo como bem neutro mesmo.
14/04/2019 16h51
Convenção social, uso histórico, é isso mesmo.
Ariel, Adriel, Alison

Seu nome parece ter origem russa, se não me engano
anônimo
14/04/2019 16h57
Nenhum desses nomes que você me apresentou me soa unissex. Em relação convenção, eu concordo. Acabamos precisando de "GPS" pra tudo, até pra nomes de menina e menino, é difícil quebrar isso, até como você sugeriu, é convencional .
elas respondem
anônima
14/04/2019 16h56
Conheci um menino que se chamava Raniele. Quando a gente era criança eu achava super normal, só depois de grande eu descobri que é nome de menina.
anônima
02/05/2019 03h44
Era seus pais sem querer dando um nome correto para você .
anônima
17/04/2020 03h43
Mais pelo que vi,Estes nomes são considerados Unissex, fora do Brasil né ..Não lembro, de nenhum Brasileiro com estes nomes...
17/04/2020 03h45
O que o @Airon10 falou