Faça perguntas mais complexas sobre o assunto, assim só está pegando leve.
15/04/2019 00h42
Óbvio que não, não existe sistemas justos.
anônima
15/04/2019 09h05
Não. Não existe sistema justo. Porém o capitalismo é o único que permite o indivíduo crescer por seus méritos e esforços, ainda que com influência da sociedade.
anônima
15/04/2019 15h29
a vida não é justa, então por que algo criado pelo homem seria?!
15/04/2019 15h30
Nenhum sistema é totalmente justo.
15/04/2019 15h31
Justo justo n é já que não parte do princípio da equidade, mas é o que funciona
15/04/2019 15h38
Justo nao é mas confio mais em cada um por si, que confio em um governo para todos.
15/04/2019 15h47
Não acredito que seja absolutamente justo, nenhum é
eles respondem
14/04/2019 17h54
Sim, nós países que são liberais ou com menos interferência estatal, esses são países ricos. Já os que são "capitalistas" e têm uma interferência muito grande do governo na economia, esses são pobres ou emergentes.
14/04/2019 23h05
Brasileiro comentando sobre o capitalismo é como uma mulher tentando entender o porque o marido a traiu. Simplesmente não cola. Pelas razões de que a maioria (90%) das pessoas que falam mal do capitalismo, não entendem a raiz do capitalismo, não entendem que o livre mercado é o melhor caminho e todo país que seguiu essa linha enriqueceu. Não se trata de luta de classes, como é tratado no Brasil por tanto marxismo embutido na mente dos jovens, mas é uma questão natural da vida, de que alguns são capazes de gerar riquezas e outros não, mas dando oportunidade para todos.
anônimo
15/04/2019 00h39
Não é, mas as alternativas são piores que ele.
anônimo
14/04/2019 17h54
Não existe sistema 100% justo...
Mas o de livre mercado e propiedade privada é o mais justo possível.
14/04/2019 18h09
Justo, belo, ético e moral.
14/04/2019 23h32
O mais justo que existe! Primeiramente as pessoas nem se quer sabem o que é capitalismo, são apenas duas coisas: Propriedade privada e trocas livres, apenas isso define o capitalismo e um capitalista.

As pessoas confundem livre-mercado com corporativismo, como nosso amigo anonimo aqui.. Desigualdade é um fator que sempre vai existir, igualdade completa é completamente utópica perse.

No capitalismo ela é uma desigualdade natural e cataláctica fruto do sistema de preços e das diferentes valorações subjetivas das pessoas, já no socialismo ela é uma desigualdade imposta pela força, pela coerção, ela vai levar a uma imposição de classes tecnocrática e não catalítica, artificial e não natural, ela é injusta perse. A injustiça é a agressão contra inocentes, o capitalismo repudia agressão contra inocentes uma vez em que ele preza pela propriedade privada e pelos direitos naturais de vida, liberdade e propriedade!

"Ah mas e o 1% mais rico?"

Acontece que esses 1% são oriundos principalmente do setor financeiro, banqueiro e das grandes corporações que só estão na posição em questão por causa dos monopólios do governo, regulações e impostos ou por privilégio que os bancos tem de trabalhar com reservas fracionárias e não por causa do capitalismo!
anônimo
14/04/2019 17h53
Não, e não existe um sistema justo. Acredito até que num futuro talvez próximo, o capitalismo será visto como o comunismo e socialismo são vistos hoje.
anônimo
14/04/2019 18h51
Claro que nao, é necessario haver exploração para o capitalismo funcionar. O melhor sistema seria aquele que melhor distribui renda e ao mesmo tempo permita a propriedade privada, o que ainda é utopico.
anônimo
14/04/2019 18h38
Não é um sistema justo, isso fica fácil de perceber se olhamos para os oito homens mais ricos do mundo, eles sozinhos detém a riqueza equivalente a metade da população mundial. Mas ao mesmo tempo e difícil criar um sistema que consiga trazer igualdade para sete bilhões de pessoas no mundo...
anônimo
14/04/2019 17h52
Não. Tem gente passando fome, tem gente sendo explorado, tem a classe dominante que faz de tudo para que outras classes não evoluam, mas ele é melhor que o comunismo. O que resta é fazer com que o capitalismo seja favorável para todos, porém a ganância do homem é uma merda.
anônimo
14/04/2019 18h01
Não, mas nem sempre o Justo é oq funciona.
14/04/2019 23h28
Veja a concentração de renda das pessoas, é justo pacas.
14/04/2019 18h06
justíssimo. tá certo.
15/04/2019 09h12
dos sistemas que temos (socialismo, comunismo, monarquia e lógico o capitalismo) sem dúvida é o melhor.
Permite a individuo crescer e prosperar, outros sistemas colocam o governo acima de todos, distribuindo miséria e migalhas, enquanto a grande reserva financeira nas mão de pouquissimos.
Só olhar Cuba, Venezuela e quase o que o Brasil virou.
anônimo
15/04/2019 15h45
Não, mas é o único que funciona