Namoro um neto de japoneses. Ele é dentista e atualmente trabalha no consultório dos pais (que também são dentistas), mas o movimento não tem sido dos melhores. Chega a não atender ninguém em alguns dias. Ele tem 26 anos, e acho que os pais esperavam mais pra ele. Dizem que ele se formou em um momento ruim do ramo odontológico.

Há algumas semanas estávamos todos na cozinha, quando os pais comentaram da possibilidade dele ir ao Japão trabalhar, e juntar algum dinheiro para comprar algo aqui no Brasil. Perguntaram se eu teria coragem de ir, e eu disse que sim. Disseram que pra isso precisávamos casar (o que eu já sabia), e encerramos o assunto.

Ontem meu namorado me ligou a noite, como sempre faz, e me disse que os pais haviam tocado no assunto novamente, mas que não iria se eu não fosse.

Eu tenho 20 anos, trabalho e faço faculdade (estou no primeiro ano de ADM, com uma bolsa integral). Eu sinceramente não o deixaria ir sozinho (lá é extremamente solitário e me parte o coração pensar nele se sentindo só), largaria tudo e iria com ele.

Sou louca em pensar assim?? Deveria pensar na minha vida primeiro ??? Opiniões!!

elas perguntam
8 8
eles respondem
anônimo
16/04/2019 13h18
Bom, são várias questões para você ponderar.
Primeiro e o mais importante. Qual é o nível do namoro de vocês? Você o ama? Se a resposta é um bate-pronto "sim", então responda a si mesma a pergunta "por quê você o ama?"
Você é nova. Ele é seu primeiro namorado? Já teve outras relações? Há quanto tempo estão juntos? O quão maduro é a relação de vocês? Saem e se divertem, ou já passaram por dificuldades e obstáculos nessa trajetória?
Veja, cruzar o mundo ao lado de alguém que gosta atrás de um objetivo de vida, é algo muito empolgante e romântico, mas isso é até bater a rotina, você estar sozinha com ele lá, não conseguir se comunicar com ninguém ao seu redor, comida diferente (talvez já esteja acostumada), lugares apertados e quase claustrofóbicos em que irá morar etc. Você inevitavelmente se sentirá TOTALMENTE dependente dele. Pense nisso.
Não é como uma viagem de final de ano. Um passeio turístico. É uma MUDANÇA DE VIDA.
Claro, você pode voltar caso se arrependa, mas, a que custos emocionais e financeiros?
Não sou contra uma empreitada dessas. Mas sou a favor de planejamento. Até outro dia você nem cogitava isso, e agora já está pensando na possibilidade iminente disso, entende a questão?
Tenho um amigo que namora uma neta de japoneses, e eles planejam ir juntos pra lá. Mas estão há 3 anos se planejando. Estão terminando a faculdade agora, e ele tem treinado japonês com ela esse tempo todo.
Então pense bem. Você também não está no "não tenho nada a perder". Você tem a sua bolsa integral a perder. E se voltar, e não conseguir mais? Vai conseguir estudar lá?
Enfim, apoio o sonho das pessoas, mas pense bem se isso é um sonho seu mesmo, ou dele, ou algo mais levantado pelo calor do momento.
16/04/2019 15h34
Acho q vc deve terminar sua faculdade primeiro. Pense bem no assunto, vc falou dele ficar sozinho lá, e vc? Vai ficar isolada lá em uma cultura que vc não conhece e não vai ter nem formação superior pra trabalhar
16/04/2019 12h23
Eu iria sem nem olhar pra trás, logo contrabandeava uns iphone pra cá e ficaria rico.
16/04/2019 12h18
Eita, dificil em.
anônimo
16/04/2019 12h54
Estou passando por algo parecido, o único problema eh que no meu caso ela é uma amiga muito chegada, mas acabei me apaixonando por ela, porém somente agora que ela decidiu ir pra lá que percebi que o grande amor da minha vida esteve ali do meu lado, e eu nem notei :'(

Veja seu caso, o Japão não eh o local mais fantástico do mundo pra se morar como muitos imaginam, e também já não é mais uma fábrica de fazer dinheiro, onde brasileiros iam e voltavam com a vida feita!

Mas analise a situação, até porque se for pra lá e não gostar nada te impede de retornar, no meu caso também confesso que se tivesse oportunidade eu iria com ela, analise sua situação com muito carinho.
anônimo
16/04/2019 13h05
Claro que vc deve ir! vc é muito nova, tem tempo suficiente pra continuar estudos no brasil quando voltar. Sim, será solitario, vc levara bastante tempo pra aprender aquela lingua. Mas se vc supera isso, será uma experiencia unica que vc terá se arependido de nao ter feito quando for mais velha.
16/04/2019 13h09
Sou suspeito, amo a Cultura japonesa e tudo relacionado ao país, enfim.. Se você tem certeza que ele é o homem certo pra sua vida, não deixa escapar!
anônimo
16/04/2019 15h49
É uma decisão complicada e que vai ter várias conseguências... pense bem antes de tomar qualquer decisão.
Você quer realmente ir ? Vai lá só pra fazer companhia ou pretende estudar/trabalhar lá ?
São muitas coisas a se pensar antes de qualquer coisa.
elas respondem
anônima
16/04/2019 15h45
Bom , como dentista confesso que o ramo odontológico não está nas melhores fases mesmo e olha que sou formada a 19 anos . Qto a vc ir com ele ....sou da opinião que vc deve dedicar aos seus estudos primeiro. Ele teve a chance dele de estudar e vc deve ter a sua tb. Não é uma sangria desatada que vc precisa correr desesperada , onde existe amor tudo acaba se encaixando , sem precipitação vc deve cogitar essa ideia posteriormente.
anônima
16/04/2019 12h19
Vá com ele, é uma oportunidade pra vc tb lá fora.
16/04/2019 13h40
Você é louca! Homem nenhum vale esses sacrifícios
Eu mudei de cidade por uma pessoa e eu me arrependi profundamente, nunca mais eu faço isso por pessoa nenhuma. Eu tinha a sua idade.
16/04/2019 13h46
Há possibilidades de você crescer de alguma maneira lá? Ou vai ir só de companhia, pra ele não se sentir sozinho? Quanto tempo ele pretende ficar lá?

Eu iria somente se tivesse algo em vista - pra minha vida.
Largar seu curso, sua família, sua vida (ainda que por um tempo) só pra dar uma força pra ele, é atraso pra sua vida. Depois se vocês terminarem, esse tempo não vai voltar.
16/04/2019 12h21
Difícil, se pelo menos você não estivesse fazendo faculdade aqui. A não ser que você faça algum curso lá no Japão, se for assim eu vejo vantagem.
anônima
16/04/2019 14h51
Depende, tem que analisar
Você vai trabalhar ou fazer alguma coisa lá no Japão? ( Se não, não tem cabimento ir).
Tem possibilidade de conseguir a bolsa integral de novo da faculdade? (Se não tiver vai desperdiçar uma chance , facul não tá barato, e um monte de gente quer bolsa).
Você vê algum futuro pra você lá no Japão?( Caso não consiga mais retornar)
Você tem facilidade em aprender a língua japonesa?

Analisa esses pontos primeiro e depois tu vê se vai.
anônima
16/04/2019 12h19
Ele tem que fazer a propaganda ele tem perfil no instagram? como as pessoas vai saber que ele é dentista ?
Vc quer casar com ele?
Casamento é coisa seria
Vc já passou dias lá no Japão pra saber como é?
Pense bem!
anônima
16/04/2019 18h42
Moça, tenho um colega que se casou com uma descendente e está no japão desde 2013. Foi a melhor coisa que ele fez na vida. Na minha opinião vc deve ir, o Brasil acabou. Tente algo por lá. junte um dinheiro, se caso vc não gostar, é só voltar, mas perder essa oportunidade seria burrice. Brasileiro é tudo invejoso, vão tentar te desmotivar de qualquer jeito. Não dê ouvidos.