Ontem anoite estava com meu marido voltando para casa e pela primeira vez, vi uma armação de macumba no chão, com velas, flor de rosas (algo assim) e com luzes vermelhas... Isso me fez pensar, que a macumba é uma coisa injusta... Pq meio que a pessoa apronta para outra quem recebe, sem ela saber e nem ao menos se defender...

elas perguntam
11 14
eles respondem
21/04/2019 14h39
Resposta socialmente bonitinha: liberdade religiosa!

Resposta raiz: prática do mal.
Sabemos que tem gente que faz oferendas para pedir coisas positivas para si e/ou para parentes, aí é outra coisa, mas também tem gente que faz trabalho para pedir algum mal a alguém, como já ocorreu contra a minha família. E é a isso que você se refere.

Do mesmo jeito que algumas pessoas usam a liberdade de expressão pra ofender, algumas pessoas usam a liberdade religiosa para tentar arruinar a vida de alguém.
anônimo
21/04/2019 16h03
e quem disse que o mal tem que ser justo
21/04/2019 14h30
nada contra, liberdade individual e religiosa tá aí pra isso
21/04/2019 15h46
Tô nem ai, tô nem ai, huahuahua.

Coisas boas e ruins acontecem com pessoas boas e ruins. Nada interfere no curso natural da vida humana.

O problema é que as pessoas querem buscar razão para tudo o que acontece em volta delas, mas nem tudo tem razão, todas as coisas simplesmente acontecem aleatórias mesmo.
anônimo
21/04/2019 15h11
Nem sempre a pessoa está 'aprontando'. Muitas vezes essas oferendas são agradecimentos ou pedidos a entidades sobrenaturais das religiões de matriz africana, mas que não visam prejudicar o próximo. Hoje eu tenho respeito pelas religiões de matriz africana, muito embora condene essa prática de colocar despachos e oferendas em locais públicos poluindo o meio ambiente, mas quando era mais novo, eu tinha um medo do caramba de macumba e ao mesmo tempo alimentava certo fascínio com a criatividade de algumas. Eu morei dos 7 aos 9 anos numa periferia da zona oeste do RJ, e nunca vi um lugar com tanto despacho em toda minha vida. Lembro que na praça da igreja católica tinha vários, com imagens de santos, orixás. Olhar aquilo me dava uma sensação muito ruim, de negatividade. Eu tinha medo de encostar em alguma e acontecer algum fenômeno sobrenatural
tipo as estátuas me olharem ou as gamela se mexerem, sei lá kk. É algo que visualmente assusta pessoas ateias ou de outros credos, mas que ao mesmo tempo fascina pela criatividade.
anônimo
21/04/2019 14h44
Macumba , Goetia, pomba gira... O que for . Se a pessoa tem uma comunhão com Deus na sua vida , nada lê atingirá . Deus pai é Oni Potente
anônimo
21/04/2019 14h32
É injusto nada, macumba é a forma que o prejudicado encontra para fazer justiça, isso com as próprias mãos.
21/04/2019 16h00
Sei de nada, só respeito
anônimo
21/04/2019 15h32
Não acredito nem nas religiões que dominaram boa parte do mundo.... quanto mais em religião vindo dos Africanos.
anônimo
06/10/2019 00h23
Emporcalha a cidade.
06/10/2019 00h26
Não acredito que tenha poder nenhum.
elas respondem
21/04/2019 14h32
Macumba é um instrumento musical. Vc tá falando de trabalho de magia.
Não é diferente de uma mulher jejuar e rezar para conseguir aquele varão que a ignora em nome de Deus.
Ou quando você pede em oração a queda de um "inimigo" pedindo justiça divina.

É tudo manipulação de energias.
anônima
21/04/2019 16h40
estudei em uma escola que a sua praçinha havia muita macumba.
anônima
21/04/2019 14h30
Coisa do satanás kk um dia eu vi um documentário real de uma mulher que foi visitar um bruxo no méxico pra ele destruir aos poucos a vida de uma mulher que tomou o marido dela..e isso realmente aconteceu..esses bruxos fazem cada tipo de ação nojenta pra conseguir fazer mal a alguém.
21/04/2019 15h21
Aqui onde eu moro é super comum.
Cresci vendo macumbas desde criança.
Até no morro eles fazem...
anônima
21/04/2019 16h51
Eu não julgo quem faz, não sei os motivos da pessoa, as vezes ela só pode estar retribuindo um mala que fizeram pra ela
anônima
21/04/2019 16h43
Acho que cada um tem sua religião e não sou eu quem irei criticar a religião do outro que mal conheço... Enfim, e aí como foi o casamento? Eu lembro de algumas perguntas suas sobre kkkk
anônima
21/04/2019 14h34
Nós que não somos dessas religiões temos incômodo ao ver essas oferendas,mas pelo pouco que entendo nem toda oferenda é pra fazer o mal,tem umas que é para a própria pessoa que faz,conseguir,saúde,emprego, felicidade em áreas diversas da vida.
Vc não sabe pra que serve aquela,então também seria injusto julgar.
anônima
21/04/2019 15h23
Sim, seria bom o Estado proibir magia fora de Hogwarts.
anônima
21/04/2019 15h11
existe , mais quem faz não sai impune o mal volta pra si naõ na mesma hora

macumba são feitos trabalhos oferecidos a entidades na realidade são demonios e pro proprio diabo
anônima
21/04/2019 16h57
É um instrumento legal. :)
E quanto a essas coisas aí, de objetos deixados em encruzilhada, eu NÃO acredito que tenham algum poder, apesar do meu nome. haha

(Anônima que vive me chamando de macumbeira e tirando sarro de mim aparecendo em 3...2...1...)
anônima
06/10/2019 00h15
Um instrumento, né?
Isso é macumba!
anônima
06/10/2019 00h14
Não julgue tão cedo, geralmente são apenas oferendas para louvar e saudar os orixás, quando um trabalho desse é direcionado para o mal, para atingir alguém, a pessoa que deseja o mal do próximo vai ter oq merece, pode ter certeza. Na religião onde atuam essas entidades, tudo que vai, volta. É bom lembrar que Exu e pomba gira não faz o mal.
anônima
18/10/2019 14h12
Coisas malignas!
anônima
18/10/2019 14h16
Tudo o que se faz de mal para outro acaba sempre voltando , seja por meio de macumba , pensamentos, orações enfim ...e voce acredita que isso faz mal para alguem mesmo ? acho que isso e uma forma de enganar e ganhar $$$$ em cima de gente que procura essas coisas .