Não sei se é o local correcto mas por alguma vergonha em perguntar a amigas prefiro aqui reunir opiniões.
Sou responsavel pelo meu sobrinho que tem 18 no entanto ele era rebelde de mais, não obedecia, não estudava, faltava as aulas, etc etc... acabando por reprovar de ano.
Tentei de tudo a nível de castigos, impedir de sair, tirar dinheiro e dar-lhe algumas tarefas domésticas uma vez que não tinha aulas e tinha o dia livre.
Respondeu-me que isso não era para ele porque era trabalho de mulher. Passei-me... disse-lhe que se é de mulher que se comporte como tal mas quero tudo limpo quando mandar. Reparei que o que realmente lhe chateava era a a hipotese de ser visto a fazer isso por algúem e tirei partido disso.
se o comportamento for bom e ele for dedicado não o sujeito a isso no entanto quando é desrespeitador ou pouco mal educado faço com que tenha de ir levar o lixo ou abrir a porta de avental. Para que a inicitiava fosse dele mais uma vez fui mazinha, na porta da cozinha tenho um avental xadrez e uma bata florida, se ele toma a iniciativa escolhe o que quer, quando não toma eu vou e visto a avental e mando-o a assim... so o fez uma vez :) Acaba de comer, coloca o avental e começa de imediato a urrumar a cozinha... será que não estou a abusar de mais e colocar em situações que ele possa ser visto só por castigo?