Paraguai (país incomparavelmente mais pobre do que o Brasil) tem números menores do que o Brasil sobre homicídios por 100 mil habitantes, mesmo tendo um número de armas na mão população maior do que aqui.
Quando tomei conhecimento disso me caiu a ficha de que o problema não é nem as armas em si nem a pobreza do povo. Um país mais pobre que nós, mais armado que nós, é menos violento.
Isso fala por si só.

E sobre a maioridade penal, não há o que se discutir, tendo em vista que os adolescentes sabem o que fazem e sabem a gravidade do que fazem. Cometem os mesmos crimes dos adultos, com a mesma violência e abuso, pois que paguem como adultos.

Quem é contra a redução dizendo que cadeia não recupera ninguém, tem que apoiar o fim das cadeias e a soltura de todos os presos, inclusive o que te assaltou, levou todo o seu pagamento e saiu rindo da tua cara. Afinal, cadeia não recupera ninguém, não é mesmo? Pra quê deixar esse cara preso lá, né?

Sim pra ambas as questões.
anônimo
23/04/2019 16h28
Quanto o porte de arma acho um direito legítimo do cidadão e já previsto na constituição,porém sou a favor de uma fiscalização forte e que se adapte a uma burocracia como do Canadá por exemplo,quanto a redução da maioridade penal sou a favor para diminuir para 16 anos
23/04/2019 16h32
"Devia ser proibido hurr durr"
"Onde vão botar esses pobres adolescentes?" -Por mim que enfiem em vossos cu, qualquer lugar é melhor do que livre pra fazer vitimas inocentes.
23/04/2019 16h30
Muito bom de preferencia diminuir pra 14 anos de idade, armas? eu quero logo ter meu tanque de guerra pra andar com a mina que eu gosto, quero ter um arsenal de fuzil, pistolas, glocks, snipers, bazuca e até mesmo um canhão, acredito que todo ser humano tem que ter o direito de no minimo portar uma .40 assim que nasce.
23/04/2019 16h33
Mais que necessário, essencial.
anônimo
23/04/2019 16h33
Em primeiro lugar não e porte de arma, e sim posse de arma, que são coisas bem diferentes. Penso que isso não faz tanta diferença, pois se o indivíduo quiser de fato matar alguém, ele pode comprar uma arma ilegal, que é mais barata e mais acessível. O pessoal fica com uma preocupação com arma legal, mas na verdade o grande problema e a arma ilegal, que são as que mais circulam nas mãos erradas, e as que mais matam. Quanto a menor idade penal, tem que atacar a causa do problema, e não o efeito do problema.
23/04/2019 16h36
Armas legais não, por mim podem comprar com o traficante se for o caso, foda-se a legalidade do estado.

A redução da maioridade penal sou totalmente a favor.
anônimo
23/04/2019 16h38
Quanto a maioridade acho mais que correto, devem sim haver medidas pra reduzir o alto crime na juventude, mas a punição é necessária, vide caso Champinha, esse não há menor discussão. Quanto ao porte de arma já fui mais favorável, mas ainda acho um direito, o tal questionamento da ilegalidade é burrice, porque uma pessoa que compra uma arma ilegal normalmente não quer se proteger, e sim matar em benefício próprio.
23/04/2019 17h11
Não mudou nada na po... do Brasil.
23/04/2019 19h16
Porte de armas ilegal, beleza, vc desarma o povo e quando digo povo quero dizer quem está dentro da lei, paga imposto, segue as leis tem um emprego digno sustenta sua família e n precisa fazer mal ao seu semelhante. Agora e aqueles que estão fora da lei ? Milicianos, Traficante entre outros, eu duvido que a policia vá bater na porta de cada um desses pra apreender as armas. Pois é, entende a situação ? Vc desarma pessoas de bem, mas não pode desarmar as de mal, pois elas não seguem a lei. Acho uma boa, desde que tenham medidas cabíveis, testes e exames, psicológicos e mt mais.
elas respondem
anônima
23/04/2019 16h29
Onde vão enfiar os criminosos de 16 a 18 anos? Não tem presídio para os maiores de 18 atualmente, que dirá se se aplicarem isso aí.
Porte de arma nada mais é que passar a responsabilidade do governo sobre a segurança pública para o cidadão, sem reduzir um único imposto.
23/04/2019 18h40
Não curto a ideia do porte legal de armas e prefiro livros, acesso à educação para todos.
Em relação à redução da maioridade penal, sou contra!
Bandidos são os políticos ladrões, os chefões da maconha e qualquer outro tipo de droga ou coisa ilegal e não os moleques pretos aviãozinhos que são mortos na favela...
anônima
23/04/2019 16h26
Excelente.
23/04/2019 16h29
Acho ótimo!
anônima
23/04/2019 16h30
Se aliados ao desaparelhamento jurídico e rigidez nas leis e execuções das penalidades, acho que pode mudar o panorama da criminalidade no Brasil.
Aliás, lembrei de algo:
O pai da Liana Friedenbach disse uma coisa que concordo e muito: "Menor vagabundo tem que ser emancipado pra responder como adulto e cumprir sua pena de forma integral".
anônima
23/04/2019 16h39
Nao concordo com o porte de arma. Mas a redução da maior idade sou a favor.