elas respondem
Privilégio mesmo é nascer rico :)
Não. É privilégio ser negro. Eu tentei a Emerj todas as provas pagando mais de 100 reais. Fui até a diretora Sra. Rosangela para pedir bolsa para cursar por ter baixa renda e não deu em nada. Por fim desisti. Não tem como pagar 2 mil por mês. Minha amiga que estudou nos mesmos lugares que eu e tem a renda equiparada a minha fez 6 vezes a prova sem pagar a inscrição e faz o curso completo de graça, em razão pura e simplesmente de ter mais melanina na pele. O que por si já está em vantagem pois tem menos chance de ter câncer de pele.
Se você fosse negro assim como eu, saberia o porquê.
Você já foi tratado como invisível alguma vez?
Eu já, foi a primeira vez que vivenciei o preconceito racial. Voltei para casa chorando e ao mesmo tempo com raiva por ter engolido.
Já ofereceram um produto de quinta categoria por deduzirem que você não tem dinheiro?
Não só eu, mas quando minha família viaja para comprar móveis, logo oferecem os mais simples da loja. Meu pai corta logo.
Apesar de tudo pelo que já passei, não tenho vergonha de ser preta. Mas, não considero a branquitude como um privilégio.
Não. Privilégio é nascer rico, isso sim.
Pobre só se lasca nesse país, meu filho.
Enquanto a classe política deita e rola comendo caviar as nossas custas!
primeiro: privilégio e não nascer no brasil.
segundo: Considerando que racismo existe no brasil (mtas pessoas acham que não existe, mas é necessário admitir a existência do racismo pra poder reconhecer diferenças de tratamentos para ''pretos'' e ''brancos'').
Quando vc compara meramente a cor ''preta'' e ''branca'': uma pessoa vista como branca no brasil pode ter alguns "benefícios" (somente pela cor, como ela é vista). Claro, comparada a uma pessoa negra. somente. Não significa que qualquer pessoa ''branca'' brasileira será vista como uma entidade superior e terá passe livre pra tudo e terá mil e uma oportunidades DE FORMA ALGUMA, ela PODE ter alguma ''facilitação'' SÓ pela cor quando comparada a uma pessoa negra. apenas.
Acho mto inapropriado essa de ''reconheça seus privilégios'', ''vc é privilegiado'', e variações do tipo. Acho até um tanto exagerado. isso gera mais briga que qualquer outra coisa. acho que uma outra abordagem poderia ser adotada.
Sim e ainda digo mais meu caro ...nascer homem branco e ser hetero e privilegio pra carai.
Não veja a palavra privilegio como algo ruim.. graças a Deus você tem.. não é ofensa..mas é importante discutir e refletir sobre isso e ver nosso local de fala quando alguém pede uma opinião ou passa por alguma situação.
Não é vitismo.. você não é uma pessoa ruim por ser homem, Branco e hetero.
Todo mundo tem privilégio..é só parar pra pensar um pouco.
Vou dar meu exemplo.
Sou mulher, negra, moradora de uma favela, pobre, nordestina.
Meus privilégios: ter cursado uma faculdade pública, não ter nenhum tipo de deficiencia, ser hetero, meus pais são casados até hoje( tive base de ambos em casa), sou magra.
Consegue entender agora? Apesar de ter muitas questões sociais e raciais tenho privilégios.
Então
Privilégio eu não sei
Mas que te veem de forma menos negativa eu concordo!
Não , privilégio é você ter uma boa educação pra saber discernir que todo mundo é igual , o sangue do branco é vermelho assim como os das outras etnias . Então não vejo privilégio algum nisso .
A maior dádiva que alguém pode ter vivendo num país desse é inteligência e tem uma boa instabilidade financeira , fora isso continua a ser apenas mais um .
Sobre questão de vantagens, tem algumas sim. Outras situações, é só psicose de quem é negro achar que só acontece com ele.
Claro que é privilégio, uma pessoa branca nunca será seguida no supermercado apenas por ser negra.
Eu já fui seguida no supermercado por um segurança, a cada passo que eu dava ele estava atrás, minha mãe estava no supermercado também, mas como ela é branca, ninguém a seguiu...
Assim como em uma perfumaria os atendentes não pararam de me perguntar a cada corredor que eu passava se eu queria uma cestinha, dava pra ver a preocupação deles ao ouvir meu "não, obrigada"...
E olha que eu nem tenho a pele escura.
Não acho. Sou branca e não tenho privilégios por isso. Talvez por não ter estudos, por ser pobre, e claro, por ter uma profissão que não é considerada digna. Já tive uma boa vida, estudei em escola particular e tinha plano de saúde, eu via o tratamento diferente. É muito ruim saber que sua posição social classifica o modo que você é tratado.
O que eu mais ouvi dizer é que sou bonita demais para viver assim, que eu tenho que correr de atrás de algo que use minha beleza ao meu favor para me deixar bem na vida. Dizem como se beleza fosse tudo. Não estou me vitimizando, só estou dizendo a realidade. Eu vejo minhas amizades que tem a pele negra, sofrem muito com isso também. Mas na verdade, privilegiado é quem nasce rico.
Pra mim é bem polêmico tipos de perguntas assim. Acho que o direito é bom pra todos. Não teria que existir de nascer com o caráter perfeito?
De qualquer maneira branco ou negro, todos têm seus desafios a vencer. Com mais ou menos dificuldades, sem arregaçar as mangas nada dá certo para nenhum dos dois.
Como certeza. Só em você não ser neto ou bisneto de escravos já é um grande privilégio, não precisa ser muito esperto ou observador pra saber que negros só por conta da cor e da aparência já saem em desvantagem. Saia um pouco da sua bolha que você entenderá porque te disseram isso.
É, eu não sei como é essa questão na Europa, na ásia e na Oceania. Mas aqui na América, é sim.
Eu sou branca e nunca tive privilégios por isso, agora se eu fosse rica, aí sim.
Não, e vou além não acho privilégio nenhum ter nascido no Brasil
Eu já sofri muito preconceito por ser pobre...
Privilegiado é quem nasci em país de primeiro mundo, rico, bonito e de boa família com
Pai, mãe e irmãos unidos.
Se nascer branco e pobre, mesma coisa de nada! Next.
Rico porque pobre não tem vez aqui. Infelizmente.
Privilégio é quem nasce rico!
Pobre só toma na jaca
eles respondem
Privilegiado por não ter a possibilidade de sofrer racismo sim , mas não quer dizer que sua vida é fácil só pq é branco.
Privilégio de verdade é nascer rico. Se vc for Branco ou Preto, mas tiver grana as pessoas vão te suportar. Agora se vc for pobre e Preto aí complica, digo por coisas q presenciei e ouvir.
Sim...
Como disse uma negra (classe alta!) uma vez: "Vocês não sabem como é irritante comprar roupa no shopping e ter que abrir a bolsa toda hora pra segurança checar"
Este é só um de muitos exemplos. Então sim... é MUITO privilégio.
Vejamos os brancos da favela.
O que eu vou dizer é por experiência própria, não quer dizer que reflete em todos.
Minha família é toda branca, de olhos claros, e ninguém aqui é privilegiado não, pelo contrário, o mérito que meus tataravôs, bisavôs, avôs tiveram foram todos no trabalho honesto e com os braços, nada foi se privilegiando em cima de outras pessoas, pelo contrário, pode parecer não fazer sentido, mas as vezes eu acho que o nível de igualdade há 40 anos era maior do que hoje em dia, pelo menos no interior (Nas capitais era a mesma coisa de hoje ou pior), nas pequenas cidadezinhas e distritos, onde todo mundo se conhecia, onde o ego do século XXI não existia, onde toda a cidadezinha todo final de semana ia para a procissão, eu acho que a desigualdade racial é mais relevante nesse século da lúxuria e do ego ou nos grandes centros urbanos.
Um branco pobre tem muito mais chances do que um pobre negro. Mas a palavra “privilégio” acho q se aplica mais a uma classe mais favorecida. Um branco de classe média por exemplo pode sim ser considerado privilegiado se comparado a um negro
é privilegio nascer rico em qualquer lugar kkkk
Com certeza. O caminho é menos acidentado.
Dívida história é a PUTA QUE PARIU!
Acho que não, Branco sofre para caramba. Mas eles acham que branco já nasce rico.
Não há nenhum privilégio.
Talvez o único "privilégio" seja ser mais evitado por seguranças e policiais. De resto, mesma bosta!
Acho ridiculo isso...
Privilégio de que?
Passa na frente na fila do pão?
A vdd que todo mundo tem que correr atrás se não ta fudido, seja branco ou negro...
Sou branco e nunca, jamais me senti privilegiado..
Temos uma história, mas temos que convir que hoje os mecanismos do estado favorece muito mais o negro que o branco... o jovem branco pobre, tem muito menos chance de cursar uma faculdade doque um negro
Privilégio é quando o caráter e a honestidade são evidentes embaixo de qualquer tom de pele.
É sim, embora eu penso q a condição social influencie um pouco.Penso q pro branco pobre é mais fácil ascender socialmente do que o negro pobre.Infelizmente o racismo é bem latente em nosso país.
Se vc pode ficar em casa só estudando sem precisar ajudar em nada, de boa.
Se precisa de salário, vc é só mais um.
Se cada um cuidasse do que é seu, não haveria problemas...
Sempre pensei assim e nunca me importei com raça. Uma pena que não posso dizer o mesmo dos outros
Não, privilegiado é quem nasce rico ou com uma boa condição financeira,no Brasil se vc não tiver $$$$ vc não é bem visto independente de cor,religião,opção sexual.Faça uma comparação pegue o cantor Tiaguinho que é rico,negro e famoso e depois um branco pobre para ir num restaurante de luxo,qual será melhor tratado?Nem preciso responder essa pergunta.
Depende. Se for pra pegar umas minas o branquinho sai na vantagem na maioria das vezes. Tirando isso o resto é mimimi.
Sim, como eu nasci com a cor branca (porque sangue por sangue tem de tudo) minha vida foi um mar de rosas. Eu so saia na rua e todos me tratavam bem e me davam tudo de graça por eu ser branco. Minha é um exemplo de white privilege. Agora com licença que tenho que oprimir mais pessoas por existir.
Cada dia mais difícil ser brasileiro, o privilégio é nascer na Europa
Nascer em berço de "ouro", isso sim seria um privilégio
Acho que é privilégio nascer fora do Brasil! Penso que o preconceito no Brasil é contra pobre e o preconceito racial deriva da assunção de que o negro, em geral, seja pobre.
O que explica, na minha opinião, entre outras coisas, o surgimento de termos insuficientes como "racismo reverso". A arrogância, a prepotência, o preconceito doais pobre, um país de tolos como o Brasil afeta tanto brancos como negros.
Eu já experimentei episódios de preconceito, como já disse não sou um cara de hábitos muito requintados e dependendo de onde você esteja, de bermuda e chinelos é "mal visto" - mesmo no RJ - terra do chinelo e da bermuda. Episódios de preconceito misturado à sobrerba? Vários! Inclusive de gente negra quando (e principalmente la produtora está prestando algum serviço. Não tem 15 dias tive um funcionário, humilde, desrespeitado, ofendido em uma circunstância assim por alguém com uma situação financeira (a princípio) superior. Uma pena, mas a proprietária da empresa a quem estávamos prestando serviço é minha cliente, minha corretora de investimentos, e acabei levando a situação para ela, de tal aviltante.
Bem, é um outro prisma, um outro ponto de vista, não pretendo debater razões nem convencer ninguém, apenas apresentar outro ponto de vista. Tenho uma irmã negra, adotada e adorada pelos meus pais e por mim, e todo episódio que presenciei, até falamos sobre isso esses dias, passava não pela cor da pele, mas pela condição social inferior como "condutora" da situação.
Esses relatos de abrir bolsa em lojas, ser abordada em shopping, etc.. Ela mesma disse nunca ter passado, fora das situações normais onde todo mundo mostra, todo mundo está sendo abordado/revistado.
Depende muito da sua ideologia e etnia.
Se você é pobre e negro e não hétero você tá fudido.
Caso contrário você é privilegiado
Não, no meu caso. Nunca ninguém me tratou bem ou foi legal comigo por isso. Até já aconteceu de desconfiarem de mim em um supermercado.
Dado tudo que já falaram, as razões devido a preconceito e tudo mais, eu só diria um exemplo...
Não acho que há privilégio algum em ser branco em um concurso público. Muito pelo contrário, dado as cotas raciais que há agora. Na verdade já me vi em concurso ficando atrás de pessoas negras que foram bem pior (não POUCO pior).
Essa é só uma outra perspectiva dessa história.
Eu nunca notei diferença até esse fds... Eu estava entrando em um hipermercado com uma amiga e o filho dela... Negros... Todos com mochila e ela com sacola... O segurança veio correndo atrás deles e disse que não podiam entrar com mochila ou sacolas... Mas eu não tinha visto... Estava com pressa... Voltei pra saber o que tinha acontecido e ela me contou...
Eu falei que ia falar com ele... Aí ela pediu pra deixar pra lá... Deixou as sacola com o filho dela do lado de fora... Eu entrei com a mochila para tirar a prova dos 9... Nada... Ninguém falou nada... Na saída ela me mostrou o segurança... E entendi pq ela não queria fazer nada... Ele tbm é negro.
Não só apenas no Brasil, mas no mundo todo. Racismo infelizmente é uma realidade entre nós humanos. Basta ver o teste psicológico da boneca feito com crianças. É bem triste, mas é a realidade. Quanto mais próximo do caucasiano seu fenótipo for, mais privilegiado vc tende a ser. Mas vale salientar que no Brasil isso toma outras dimensões, pois embora exista racismo, existe também um forte preconceito social.