1.06K  30/08/2019 15h44

Se virem o meu histórico de respostas irão perceber a minha dúvida. Estou responsável pela educação de um jovem de 18 anos com vários comportamentos desviantes que pretendo travar. A única forma que tenho conseguido de o disciplinar é com situações que o coloquem em vergonha. Não me sinto bem mas é a única coisa que funciona.
Esta semana soube que ele tinha gozado com a filha da uma vizinha porque ela estava a trabalhar na loja da mãe, gozou a, atirou lixo para o chão e disse que ela como empregada a devia servir... É uma pequena loja de artigos para a lar. Quando soube fiquei super enervada por ver que os castigos anteriores não estavam a fazer efeito. Não permito faltas de respeito... Levei o meu sobrinho á loja, puxei lhe a orelha e obriguei a pedir desculpa á colega... Disse á menina que ele apesar da atitude em casa já estava de castigo fazendo todas as tarefas domésticas. Fiz com que ele na loja, a ser atendido pela colega, comprasse mais um avental... Fiz que experimenta se no local... A menina riu, mas o meu sobrinho ficou super chateado a dizer que ia ser gozado, não me importei... Há quem diga que sou feminista mas não tolero as faltas de respeito e nele só funciona com humilhação. Não é correcto puxar as orelhas à alguém com 18 anos mas faço o porquê o incomoda e uso o avental como complemento porque ele fica mais obediente. Quando tem avental vestido o seu comportamento é outro mas só funciona porque sabe que o posso expor. Custa me quando o faço em frente à outras pessoas mas só assim funciona. Hoje em dia basta a ameaça que ele muda logo o comportamento porque sabe que o faço mesmo. Mesmo só funcionando a humilhação estarei a ser correcta ao fase lo?

elas perguntam
6 5
eles respondem
anônimo
26/04/2019 19h14
26/04/2019 19h09
Kakakakakkaka vou ler isso viu...
26/04/2019 20h22
Sim. É de pequenino que se torce o pepino.
Quem não aprende só por amor, vai aprender pela dor.
Torça mesmo a orelha do pentelho, antes que a vida se encarregue disso, de uma maneira mais dura.
anônimo
26/04/2019 19h12
Hahahahaha gozou na vizinha?
Você é mulher?
anônimo
30/08/2019 15h41
Bem, na minha opinião você está certa, deveria colocá-lo mais que com o avental, mas a limpar o chão que sujou.

Porém, amiga, reconheço que é uma tarefa árdua, um jovem com 18 anos ainda agindo com um comportamento inaceitável até para uma criança de 5 anos.

Força para você.
anônimo
30/08/2019 15h44
O cara tem 18 ou 8 anos de idade? Putz... se ele faz isso com essa idade, ele tem algum problema mental...

Cuidado aí com oque vc anda fazendo com ele, depois ele pode ficar puto e te da umas porrada.
elas respondem
anônima
30/08/2019 15h30
Oi Clara! Aconteceu algo com ele ou com os pais pra vc ser a responsável por ele?
Aos 18 anos ele já deveria ser responsável pelas próprias atitudes. Ele trabalha? Estuda? Ajuda em casa ou com as despesas? Não sei qual é o contexto da situação, mas sugiro conversar e entender o porquê de ele agir assim. Talvez tenha perdido os pais e age de forma agressiva por não conseguir lidar com os próprios sentimentos..estou supondo, não sei qual é o contexto e é difícil falar sem julgamentos.
Por outro lado, me parece que ele foi educado de forma a ter as coisas sem precisar de esforço, caso contrário respeitaria o trabalho dos demais, e agora você precisa lidar com isso e a essa altura fica difícil, pois ele já tem as próprias opiniões e talvez tenha sido educado assim.
Sugiro conversar com ele pra entender o porquê de ele agir assim e colocá-lo para auxiliar nas tarefas, não como castigo, mas para ele entender que cada um deve fazer sua parte e saber que em algum momento terá que se cuidar e trabalhar para se sustentar.
Entendo que é difícil, já aceitei meu cunhado de 18 anos em minha casa e no início ele agia da forma que queria pois tinha sido educado de forma a ter tudo o que queria, não fazia nada e se achava melhor do que todo mundo. Conversei muito com ele e ele passou a me respeitar e respeitar as regras da casa, hoje, dois anos depois, ele está morando sozinho e é independente. A diferença de idade dele pra minha era pouca, eu sou só 7 anos mais velha que ele. O que acredito ter ajudado foi o fato de eu sempre mostrar pra ele como tinha sido minha vida e como ele tinha sorte de ter tido conforto a vida toda e não precisar trabalhar desde muito cedo. Eu não falava no sentido de "jogar na cara", mas de explicar, pois ele era respondao e mal educado no início, então eu evitava bater de frente.
Enfim, não desista, tente conversar muito e se não der tenta as estratégias que achar conveniente, mas se preciso procure ajuda profissional!
26/04/2019 20h23
Se vc já tentou de outras formas e não teve êxito, continua com essa estratégia. Se ele gosta de humilhar, debochar dos outros, tem mais é que sentir na pele como é passar por isso. Imagino como deve estar sendo difícil pra vc essa situação, mas espero que dê certo.
anônima
26/04/2019 20h19
gozado vc quis dizer fez chacota
ele não e´mais um menininho daqui a aguns anos vc não vai mais poder fazer nada mande ele terminar a escola no EJA manda ele pra casa da mãe
anônima
26/04/2019 20h25
Procure uma terapeuta familiar.
anônima
26/04/2019 20h36
Você fez outra pergunta e eu vi que já falaram o que deve ser feito, mas sabe o que acontece? Você continua a insistir no erro, então nada podemos fazer. Esse jovem já se acostumou à essas situações de vergonha pelas quais você o faz passar, ou seja, isso não vai adiantar de nada.

Você o expõe à humilhação, aí ele fica envergonhado e muda o comportamento. Depois só espera algum tempo e cai novamente no erro.