Estou vivendo uma situação meio difícil.

Sai da casa dos meus pais tem uns 7 meses

Pois a casa acabou ficando pequena pra mim
Muitos netos irmãs tudo junto

Meus pais e minhas duas irmãs estão desempregadas. Todos

Uma das minhas irmãs tem 4 filhos e a outra tem problema mental, e 1 filho, e meus pais são analfabetos.

Minha irmã com prob mental terminou ensino médio, a outra não terminou o fundamental

Eles não conseguem emprego por conta disso.

Recentemente minha mãe vem me pedindo dinheiro para ajudar lá na casa. Fui um filho que sempre ajudei lá. Comprei móveis, ajudei a reformar, a casa. ajudava com dinheiro.etc

Depois que sai de casa minhas responsabilidades aumentaram, pago meus.móveis, tenho minhas despesas. Porém eu trabalho. E estou terminando a faculdade.

Só minha faculdade é 800 reais. Enfim

Fiquei sem condições de ajudar lá.

E estou com coração partido por isso1, pois é Minha família. Estou pensando em trancar a faculdade ou atrasar uns meses ou deixar algo da minha vida para ajudar lá, mas não sei se estou fazendo certo. Gostaria de opiniões sobre isso.

eles perguntam
12 2
elas respondem
anônima
04/05/2019 23h22
Você pode ter diminuído a ajuda em relação ao valor em dinheiro que disponibilizava à sua família, mas isso não significa que você se importe menos, você ajuda dentro das suas possibilidades. Não atrase as mensalidades da sua faculdade ou prestação de algum bem por causa do desespero e frustração na qual você se encontra, você atrasando o seu lado, só irá trazer um alívio temporário para sua família e no fim das contas você também ficará numa situação complicada. Então não compensa a longo prazo. Continue ajudando sua família, mas sem se abandonar.
05/05/2019 07h50
-Você tem cinco sobrinhos, certo? Os pais dessas crianças estão pagando a pensão direito?

-Sua família pode começar a vender doce e café perto de ponto de ônibus/terminal ou estação de metrô.

-Não sei qual é a política da sua faculdade, mas na minha,os alunos costumam vender brigadeiro e beijinho quando precisam de dinheiro. Tente fazer o mesmo.

-Alguém poderia fazer faxina 2/3X na semana. Já é uma ajuda.

-Como outras pessoas já falaram,veja se sua irmã não tem direito a aposentadoria por invalidez.

-Em algumas faculdades,ser monitor de professor, dá desconto no valor da mensalidade, veja se você consegue isso.

___________________________________________

Não deixe de ajuda-los,mas de caminhos para que eles possam se ajudar.
Espero ter ajudado
anônima
04/05/2019 23h22
tem um ditado que diz que comida e água não se nega a ninguém. Vou ser, de certa forma, um pouco egoísta na resposta. Ajude seus pais, mas incentive suas irmãs a trabalhar tbm. Não sei o grau de problemas que sua irmã tem, se não for algo muito grave, existe empresas que contratam pessoas com problemas físicos e mentais. Se ela tem algo grave, ela pode se aposentar por invalidez. A sua outra irmã precisa dar um jeito na vida dela. Você não pode levar todo mundo nas costas. Acredito que seus pais tenham já uma certa idade e aí a coisa complica mesmo. Mas ajude com o básico, incentive eles a vender algo para ajudar na renda. Só lembre-se que essa ajuda não pode ser para sempre tbm. Não estou dizendo para deixar eles passar fome, mas seja firme ao conversar com eles.
anônima
05/05/2019 08h00
As mulheres da sua família não conseguem nem umas faxinas para fazerem? Geralmente quebram um galho, pagam umas contas. Não requer ensino, só um pouco de dedicação e dignidade. Incentivem eles a se mexerem. Você não pode abandonar suas coisas, afinal eles são a maioria.
Tem algumas boas ideias aqui.
anônima
05/05/2019 07h31
Não deixe a faculdade, tenha uma conversa franca com suas irmãs. Elas podem trabalhar, uma faxina ou lavar roupa, elas têm que se virar tbm. Explique a sua mãe que precisa terminar a faculdade e que está difícil ajudar, sua mãe vai entender. Elas podem até olhar crianças em casa, tem muitas mulheres se virando assim.
anônima
04/05/2019 23h13
Tente uma bolsa pelo quero bolsa um desconto ,
as que não terminou o fundamental poderia fazer faxina 1x por semana já ia ser uma ajuda, e a sua irmã que tem problema mental dependendo do que for pode se aposentar mesmo que seja nova
anônima
05/05/2019 07h32
Pense à curto e à médio prazo nesse caso: a faculdade que está fazendo é o que realmente deseja trabalhar? Qual é o prognóstico de salário se parar agora. Irá ganhar mais ou menos? Será mais feliz se parar a faculdade e ajudar aos pais nesse momento ou se não puder ajudar à contento agora mas terminar a faculdade e poder ajudar mais eficazmente num futuro breve?
As respostas estão dentro de você.
São exercícios simples de ganhos e perdas que só você poderá avaliar qual é a meta a ser alcançada. Determine pequenos prazos e cumpra-os.
05/05/2019 08h49
Eu não ajudaria, eu ajudaria só se eu pudesse, e nessa situação não tem como, para fazer filho todo mundo foi esperto, agora trabalhar nem que seja por conta própria vendendo qualquer coisa ninguém quer, se você ficar ajudando eles vão querer viver a suas custas, tem que deixar na merda para ver se eles tomam alguma atitude e correm atrás do que eles precisam.
E cadê os pais dessas crianças ? Não pagam pensão? Se não pagam suas irmãs tem que ir atrás disso.
05/05/2019 09h01
Terminando os estudos vai poder ajudar muito mais futuramente, é claro que quer ajudar sua família, mas fazer tudo sozinho não dá...
05/05/2019 09h05
Aqui. Seus pais nao tem idade p aposentar? Suas irmãs nao correram atras de bolsa família ?
Nao nada que elas possam fazer de bico? Tipo amassar alho, montar bijuteria, fazer faxina?
I
Acho que vc pode olhar essas coisas para elas.
05/05/2019 09h35
Não pare de estudar. Vc tem que mostrar para os seus pais que o seu estudo vai possibilitar que vc tenha um salario e até uma possibilidade melhor de ajudar em casa. Então, todos vão ter que te ajudar a estudar. Mostra pra eles que isso é importante pra eles tbm.
Vc não consegue ajuda-Los a encontrar um trabalho? Com alguém que vc conhece? Isso seria uma boa!!!
É bem difícil passar por um tempo sem grana. A gente tem que apertar em tudo.
Mas não pare o seu estudo, mesmo!!!

Boa sorte.
anônima
04/05/2019 23h11
n tranque sua faculdade pois já ta terminando
deus da um solução pra tudo
eles respondem
04/05/2019 23h10
Veja se pode ajudar com o básico.
Alimentação... e incentive a todos os outros que podem, a fazerem alguma coisa pra conseguir alguma renda.
Algum alimento pra vender em algum lugar, faxina na casa de alguém...
Tem que pensar em alguma coisa pra conseguir uma renda mínima.

Se vc parar com suas coisas, aí daqui a pouco nem tu se desenvolve...
Lembre-se, antes de dar a máscara de oxigênio pra quem está do seu lado, vc precisa colocar primeiro.

E fala com esse povo pra procurar um bolsa família aí fião kakakak
Trem tá tenso, pede auxílio ao governo.
05/05/2019 07h23
veja se a sua irmã n tem direito a aposentadoria por invalidez, eu realmente não acharia uma boa trancar a faculdade, sua mãe e seu pai poderiam fazer doces e salgados e vender, sua irmã também