Feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.
18/05/2019 15h26
Mulher morre baleada vítima de assalto = assassinato comum (latrocínio)

Mulher é agredida ou morta por marido, namorado, ex-marido, ex-namorado, = feminicídio ou tentativa de feminicídio. Ou qualquer variação neste mesmo tema.

Acho que assim dá pra entender.
18/05/2019 17h11
Sabe quando a constituição diz que "somos todos iguais"? Não segundo a lei "maria da penha!".
anônimo
18/05/2019 15h46
Até na TV explica isso mas isso ta virando comum hoje em dia por isso mulheres tem que abrir os olhos antes de colocar o diabo na vida delas
18/05/2019 16h14
mulheres que são assassinadas só pelo fato de serem mulheres
anônimo
18/05/2019 15h25
"Feminicídio é o homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero."

O Google tá aí pra isso. Que tal parar um pouquinho e estudar sobre temas que você ainda não sabe sobre ao invés de perguntar em fóruns?
18/05/2019 17h38
Na boa, goste de mim ou não, mas vamos ser racionais só um tiquinho aqui: feminicídio é assassinato motivado pelo sexo feminino da vítima, matar uma mulher simplesmente porque ela é mulher. Ou seja, 99% do que vemos definirem como feminicídio foi na verdade um crime passional.

*Mulher mata marido (ou ex) por motivos passionais: crime passional.

*Marido mata mulher (ou ex) por motivos passionais:
"feminicídioooooo! Meoo Deeeooos, só matou porque ela era mulher, creedoo."
-Mas moça, o motivo não foi ela ser mulher, foi crime passional, igual a vizinha que meteu a faca no marido ontem numa briga por ciúmes.
Se ele matasse mulheres por elas serem mulheres ele sairia por aí matando mulheres aleatoriamente.
"Naaaaauuummm, feminicídioo!
Matou a mulher por ciúme ou por não aceitar o término? Matou por ela ser mulher."

E pra encerrar eu vou adiantar a vida da turminha que distorce a fala alheia (seja por dificuldades em interpretação ou intelecto baixo):
"Nooooossa que absurdo, o Magrinho deslegitima a luta da mulher contra a violência!
Nooossa o Magrinho é a favor de que os homens matem suas mulheres, que horroooor!"

Pronto, não precisam se dar ao trabalho.
anônimo
12/05/2020 13h44
Obs
elas respondem
18/05/2019 15h44
Não são todas as mulheres que morrem como vítimas do feminicídio. São vítimas do feminicídio, como dito por alguém aí, as que morrem em detrimento da condição (péssima ideia do legislador utilizar essa palavra) do sexo feminino.
Se a gente sair no soco no trânsito e eu te matar, não será feminicídio.
anônima
18/05/2019 16h07
Porque a estatística de mortes de mulheres por familiares e cônjuges é maior do que a das mortes de homens. E existe implicações socioculturais para esse tipo de crime tornando-o diferente de um crime passional qualquer, exemplicando para o caso do marido ser o assassino.
Quando eu me refiro a implicações socioculturais, estou falando de situações em que o indivíduo mata a mulher por ela não estar fazendo o que ele considera "papel de mulher" na sociedade. Por exemplo, a irmã não obedece à ordem de um irmão e ele a mata. Ele a matou porque, para ele, o papel da mulher na socidade é submissa à ordem de um homem.
Outro exemplo que acontece bastante: depois de sofrer uma série de maus tratos, uma mulher ameaça inúmeras vezes divorciar-se, o marido a mata porque crê que o papel da mulher na sociedade é ser posse de seu marido. Logo, o que é posse não tem direito a escolha. Como ela falha nesse papel, ela a mata.
A pena maior para o feminicídio é uma forma de tentar impedir que mais mulheres sejam mortas pela imposição de papéis sociais sobre elas, é um reconhecimento do direito de ir e vir das mulheres, da liberdade de expressão das mesmas e por aí vai...