Sei como é, a minha é moderada. O único jeito é ir com medo mesmo, se desafiando a cada dia, só assim terá progresso. O medo, as fobias nos fazem parar, nos paralisam, nos faz cair na zona de conforto e isso é perigoso, não há progresso aí. Faz uma lista das coisas que te dão medo, começa fazendo as coisas mais simples possíveis, como ir ao banco, ir ao supermercado, apresentar um trabalho, chegar em alguém pra contar algo, etc. Se desafie, dói, incomoda no começo mas só existe mudança e progresso assim.
Sempre fui muito tímida e socializar era bem difícil. Na época da faculdade tive muitos trabalhos e apresentações, o que me ajudou muito a me desenvolver. Sempre tentava apresentar os trabalhos mesmo parecendo que ia infartar, de tanto nervoso.
Com o tempo e a prática, isso foi passando, e hoje já não tenho mais esse tipo de problema.
Minha sugestão é: participe de atividades em grupos ( igreja, voluntariado, teatro, etc). Você só vai melhorar se enfrentar isso. Ou procure uma ajuda.
depende do seu nível, mas acho que isso é visto como mto ruim aqui, pois a pessoa legal/interessante é aquela extrovertida, que fala com todos, comunicativa, ta cercada de gente, etc. Não se preocupe tanto com isso, pois é bem mais cultural. Com relação a apresentar trabalhos: procure praticar, dedique-se a conhecer o assunto que irá expor e vc não temerá tantos julgamentos.