elas respondem
Tem a igreja anglicana também... os luteranos... e se pesquisar, vai descobrir inúmeras seitas que usam o nome de Cristo para persuadir as pessoas.
Assim como estamos numa democracia e podem existir vários modelos sócio-econômicos são as igrejas. Cada um tem uma forma de pensar, alguns priorizam não se "contaminar" com o mundo, outros entendem que por serem luz do mundo, não devem se isolar como o grupo amish o fazem.
Algumas discordâncias.
No caso das mais tradicionais, tem os usos e costumes, que são mais rígidas com as vestes. Tem as pentecostais, que gostam de muito avivamento, pregações e louvores efusivos. Tem as que crêem em batismo com Espírito Santo e outras que não. Tem as que defendem campanhas específicas, como prosperidade, amor, família. Tem as que acreditam no arrebatamento. Outras acreditam que Jesus virá depois da tribulação, outras acreditam que será na metade da tribulação.
São coisas mínimas.
Mas o que importa mesmo é a Salvação por meio de Cristo.
a administração que muda. tipo, as variações de empresas do mesmo setor.
As assembleias, as igrejas do 7° dia, as batistas, apesar de seguirem doutrinas parecidas, são diferentes umas das outras. Até as próprias assembleias são diferentes.
O que muda é a organização, a função que cada membro executa dentro da igreja, o respeito às velhas tradições.
eles respondem
Algumas são pentecostais, e outras neopentecostais, e muda os rituais entre elas também.
Da Batista pra Mundial acredito não mudar muito. Muda delas para a Deus é Amor e Assembléia de Deus por exemplo, que são pentecostais e mais rígidas por isso, principalmente a Deus é Amor, que as mulheres não podem usar calças, nem brincos, nem cortar os cabelos, nem pintá-los e etc.
Cara, a reforma protestante queria a livre interpretação da bíblia pelas pessoas, daí surgiu a tradução da bíblia para várias línguas.
Por ter a "livre interpretação" cada igreja interpreta-a de uma maneira distinta, e ai se criam várias denominações e diferenciações do mesmo "livro".
Eu tô enferrujado pra esse tipo de assunto, mas se vc tiver real interesse em entender mais sobre isso, te indico um livro chamado: A história do cristianismo ilustrada. Autor é Justo Gonzales.
É o mínimo que qualquer cristão deveria saber sobre como as coisas chegaram até os anos atuais com todas essas denominações existentes.
E outro livro também que pode ajudar nisso é Cristianismo Pagão de Frank Viola.
Neste, há um estudo mostrando de onde surgiu a maioria dessas coisas que vemos nas igrejas hoje em dia..
Quem inventou de bater palma, quem fez altar, quem cismou que deveria usar terno, quem fez os bancos em fileiras... os caras relaram muitas coisas que foram inventadas ao longo dos anos, não tendo nada a ver com a ideia do cristianismo primitivo.
Se quiser aprofundar em toda a bagaça, além dos dois citados eu indico, Geza Vermes, John Dominic Crossan e muita leitura.
Existe as igrejas historicas, pentecostais e neopentecostais.
Historicas são igreja batista, luterana por exemplo são igrejas que foram as primeiras igrejas protestantes que surgiram lá pelo seculo 18,19.
Pentecostais são igrejas como Assembleia De Deus, Deus É amor. Surgiram no século passado, eles acreditam no batismo do Espírito Santo, e no avivamento, diferente das históricas que não acreditam, tem uma doutrina(regras) mais duras, na Deus É Amor a mulher não pode usar maquiagem.
As neopentecostais são Universal, Mundial, que não são rigidas como as pentecostais, surgiram no final do século 20, acreditam em exorcismos, teoria da prosperidade, etc...
Tem bastante diferenças entre elas, mas as neopentecostais e pentecostais tem algumas semelhanças entre si, já as históricas são bem diferentes das duas.
Tem mais coisas que poderia dizer, mas não quero me alongar muito.. O que muda entre elas é a doutrina e a interpretação da bíblia.
Só conheço direito as semelhanças
Basicamente duas: legislação e mensalidade.
Todo mundo adora um clubinho, vide nosso momento político.
Algumas são mais capitalistas que outras, aceitando dinheiro por ritos diferentes, como casamento gay inclusive.
Não exatamente a mesma doutrina.