Só falo quando realmente estou amando, não consigo falar isso da boca pra fora. É uma coisa muito forte pra dizer ao vento. Até porque não consigo me abrir facilmente pra falar isso com as pessoas.
Se eu sentir, minha intuição me pede pra falar! Lembro de uma passagem do livro "A Moreninha", em que os dois protagonistas estão caminhando num jardim, mal haviam acabado de se conhecer, e o rapaz diz "Sinto amar-te". E a moça responde "Tu me amas". Enfim, escrevi tudo isso pra dizer que acredito que não há tempo certo...
Eu digo isso genuinamente pra minha mãe, ela é a única pessoa que eu sinto amor de verdade, outras pessoas soaria muito falso. Nunca amei mais ninguém, sempre tive a idéia de que o amor verdadeiro é quando você tem coragem de dar a vida, um braço, uma perna, uma medula por aquela pessoa e eu só sinto isso em relação a minha mãe, morro a qualquer momento por ela.
Dizer que ama não significa muita coisa não. Falar qualquer fala. Inclusive quem tem que dizer que você ama mesmo e a outra pessoa pois é ela que vai sentir e receber seu amor e só ela por dizer se você a ama.
Outra coisa o amor não é um sentimento, ele é uma ação.
Leia ICorintios 13 e vai ver algumas das ações que estão no amor.
Não existo tempo ideal, mas se vc falar muito cedo pode soar falso. Eu não me importo muito com isso, mas só falo se eu tiver certeza absoluta do que sinto.
Nao faço ideia do quanto de tempo seja necessário. Acho que isso sai naturalmente quando a pessoa se sente segura para compartilhar o que sente, e que na maioria dos casos pensa que e recíproco.