29.6K  18/02/2019 18h25

Oi gente, é o seguinte, eu tenho uma loja e uma de minhas funcionárias está com cecê, isso mesmo, mal cheiro em baixo do braço. Faz alguns dias que já sinto nela e como é loja de roupas não posso permitir isso, pois incomoda o cliente.

Como eu falo para ela que isso está acontecendo? Minha conversa será amanhã... e agora?

elas perguntam
14 9
eles respondem
25/05/2014 16h57
Dá pra resolver de 3 maneiras:

1) (A indelicada) Chega perto não só dela e sim das outras também e diga: "Pessoal, vamos tomar uma baínho e passar um cheirinho pois o cheiro aqui está desagradável".

2) (A palestrante) Faça um reunião e explique para as funcionárias a importância de manter a higiene numa loja de roupas e ainda cite um exemplo de um funcionário/a que afastava os clientes por não ter higiene.

3) (A direta) Se ela não se tocou com os exemplos anteriores, é porque não sabe que tem este problema (Acredite, existem pessoas que não percebem) , aí não resta outra alternativa se não ser chama-la de canto e dizer sobre o problema.

Boa sorte! Lhe dar com pessoas é realmente difícil ;).
31/12/2015 15h12
Olá, me lembro como se fosse hoje, eu tinha 25 anos hoje faço 60, estava eu num sábado de sol em são bernardo do campo onde morava e, pairava solitária sobre uma cadeira no quarto um camisão “quem é mais velho vai lembrar da moda da época” resolvi pedir pro meu irmão emprestada o tal camisão, ele disse ok mas minha namorada usou pode ser? “Meu Deus se eu soubesse” nunca mais o cheiro me largou, mas como inventor que sou fucei até encontrar a solução, misturei alguns produtos naturais e deu certo, portanto faço uso a 35 anos do meu próprio desodorante que tem uma duração de 140 horas, só lá pelos anos de 1997 lí uma matéria na revista veja de uma professora de cosmetologia da usp/sp que falava sobre uma bactéria que por ser menor que as demais de aloja na raiz dos folículos capilares das axilas, por isso o cheiro não te abandona, na e´poca não marquei nada nem o nome da bactéria nem o da professora, hoje procuro a matéria mas não consigo encontrar, mas tudo bem pelo menos o desodorante funciona, o desodorante tem dois agentes bactericida e outro fixador, por isso que dura 140 horas, agora resolvi fazer para além de vender ajudar outras pessoas a se livrarem do cheiro, recentemente refiz o teste, dia 26 de dezembro passei o desodorante e sai caminhar, ao voltar usei o nariz de minha esposa, no outro dia a mesma coisa com a mesma camiseta suada, e assim foi até o dia 31 de janeiro quando ela disse começou a cheirar, isso de bem perto, só depois que anunciei que ia produzir para vender o desodorante é que ela entendeu o porque, fiz uma remessa e vendi tudo agora vou produzir mais e colocar a disposição dos interessados, ~se alguém se interessar me mande um email que entrarei em contato PAULO.CELETI@OUTLOOK.COM, garanto não existe outra forma de se livrar do cheiro, estou em vias de descobrir a cura definitiva pra isso (já sei o caminho) mas ainda dependo de um investimento, abraços a todos sem CC claro.
nhs
22/08/2014 14h42
Como o @polasa falou. Seja direta ou indireta. A reunião vai ser constrangedora e se ela estiver lá com CC? Tem que ser alguma coisa particular. Eu sugiro que você diga que "reclamaram" e não é uma opinião das pessoas da loja, elogie ela rs.
Crie um manual de como se vestir, manter aparência, higiene e comportamento e peça para todo mundo seguir. ETC sei la haha. Tentai ai.
anônimo
25/05/2014 21h17
Fácil, Chega nela (particular com ela) e seja franca, mas sem grosseria, diz na sinceridade, diz que ela esta cheirando, mas não aonde, só que esta cheirando e isso pode incomodar as pessoas, ela com certeza vai se tocar e procurar uma solução, para descontrair diz que isso é normal pois até mesmo você já ficou assim e que as vezes isso acontece, sempre mantendo uma conversa calma e sincera, mas sem ser grossa e humilhando-a, Eu lhe garanto que ela tomara as certas providencias, depois até brinque com ela, tipo, nossa tá cheirosa ein;;... .. Pois ela vai ver que você é sincera e não grossa, sakou,... Ou então se estiver com tanto medo assim de falar, faz igual eu já vi em uma Empresa, mande uma carta no endereço dela advertindo-a sobre isso..... explica com calma, e sinceridade e tudo ficara OK...
25/05/2014 21h35
Complicado mesmo heim...
Chame ela pra uma sala dizendo que precisa dela pra te ajudar em alguma coisa, sem que as outras funcionarias percebam que o motivo pelo qual vc a chamou era pra falar do cece e longe das outras explique somente pra ela a real intenção de vc te-la chamado ali e tb diga que algumas clientes ja reclamaram com vc sobre esse problema e que pra não ficar uma coisa constrangedora pra ela mesmo, vc resolveu avisa-la, talvez ela não leve a mal.
Aproveite tb pra elogiar o dom que ela tem para vender e tal ja que tu disse que ela é uma boa vendedora...
As vezes uma simples conversa resolve o problema pq pode ser que ela nem saiba que tenha suvaquera :) e provavelmente as outras funcionarias já estão zuando e jogando piadinha umas pras outras a respeito disso, entao é melhor resolver de uma vez pra evitar maiores constrangimentos a ela e prejuizos a vc...
anônimo
25/05/2014 13h01
Seja curta e grossa. Não se importe com a reação ela, apenas seja sutil, afinal, é para o bem dela, e para o bem da loja.
anônimo
31/12/2015 15h27
Ja li bastante sobre relações humanas na facul e autodidata...

E ja vi uma situação dessa na escola...

Um garoto da minha sala tinha mal cheio, era só chegar do lado dele q vc sentia...

Todos zuavam ele, aí comecei a trocar idea com ele e perguntei, po fulano, os caras ficam te zuando, pq não procura um médico, deve ser fácil de resolver, até comprei um Desodorante forte q ajudou um pouco...ele seguiu meu conselho e depois de algumas semanas o mal cheiro sumiu...ele era novo tinha uns 12 anos e a mãe não tava nem aí...

Agora nesse caso meu...eu demitiria a funcionária...isso é muita falta de cuidado com si mesma...e é difícil dar conselhos pra uma pessoa adulta...ela pode intrerpretar errado oq vc disser...

Fala q precisa diminuir o quadro de funcionários, e assim q precisar vc a chama de volta...

No capitalismo não tem muito oq fazer...infelizmente...Tem uma fila de pessoas a fora querendo trabalhar...
22/08/2014 15h29
Chame ela no canto e fale que os Clientes estão reclamando, Sobre uma vendedora que está com um mal cheiro... Fale com ela que ela é uma boa vendedora, Que você não quer perder ela, Mas infelizmente estão chegando reclamações dos clientes aos seus ouvidos, e como você é o dono da empresa tem que resolver o problema, fale que não quer perder ela, porque ela é uma boa funcionaria, diga que isso acontece a vida corrida... As vezes agente esquece de fazer uma coisa ali outra aqui. Ai agente nem acaba nem percebendo essas coisas...
anônimo
31/12/2015 16h24
Presenteia ela com um kit de polvilho Granado
anônimo
31/12/2015 17h26
Rapaz... Quando eu tinha uns 13 anos eu ia pra escola sem usar desodorante, e ficava com mau cheiro, aí um belo dia umas meninas começaram e me chamar de fedido, eu fiquei mau por isso, e me toquei e comecei a usar perfume e desodorante... Se for falar com ela, não fale de uma forma indelicada...
anônimo
25/05/2014 20h22
chega nela e diz: vc esta com cecê
30/01/2016 06h36
Se tiver um homem e que tenha uma certa amizade com ela usa disso para transmitir o recado, pois tem mulher que se sente mais a vontade...sabe como é, entre mulher elas acham que seja inveja ou ciúmes. E tudo o que for feito que seja separadamente, ou seja, longe da presença de outras pessoas.
anônimo
18/02/2019 17h28
Bafo de suvaco
18/02/2019 18h19
Acho q pode dar problema....só sei q se vc chamar na frente de alguem é constrangimento e assédio....por tanto muito cuidado!
elas respondem
anônima
31/12/2015 17h29
Gente, vocês já viram que a pergunta é de um ano e meio atras? a conversá já foi ha 18 meses e a funcionária com cecê já deve até estar em outro emprego há meses...
25/05/2014 15h05
Está numa situação delicada, mas o único jeito de resolver é sendo franca com ela. Com certeza irá se sentir constrangida e desconfortável, no entanto a aceitação dessa realidade que, talvez, desconhece não só evitará que os clientes se afastem dela ou da loja, como também as pessoas de seu convívio pessoal.
24/08/2014 12h57
Vc é a dona da loja e ela sua funcionaria, não são amigas, não tem pq vc ficar medindo palavras ou tentar não magoa-la... Chame-a e seja educada diga que ela esta com mau cheiro e isso encomoda não somente aos outros funcionarios da loja mas tbm os clientes e que ela deve resolver este problema... Somente, faça sua parte como patroa.
23/08/2014 23h59
Comenta com ela que você tá usando um desodorante bom. Agora se isto não fazer ela desconfiar de nada, o jeito é falar diretamente.
04/01/2016 22h35
Fale sim e sutilmente tha? coloque -se no lugar dela provavelmente se sentiria mal e até teria uma raiva neh, melhor seria deixar de ter raiva e levar numa boa o conselho, a situação é difícil converse delicadamente e nunca fale na frente de ninguém pois pode a constranger ainda mais e aí poderá ter processo, então certifique por favor que ninguém saiba desse papo e não comente com ninguém o que falou com ela; evita ela saber indiretamente e/ou fofocas que com certeza ninguém merece.
Reserve um tempo a Deus e converse com ele e busque sabedoria e assim fez salomão que não pediu riqueza e sim saberia e através dela foi o mais sábio e pode lidar com situação difícil como essa:
Tinha duas mulheres brigando para ficar com um bebê (outro faleceu) alegando que esse era filho dela, como não existia DNA não poderia saber qual era a mãe verdadeira salomão que possuía a sabedoria de Deus , disse que dividiria o menino(claro para testar) e a que não concordasse e disse que o filho era da outra foi a que era mãe legitima ou seja salomão( com sabedoria de Deus) sabia que a mãe verdadeira jamais deixaria dividir seu filho e para isso até desistiria dele.
Viu tome como exemplo e busque sabedoria e os seus sonhos se forem da vontade divina, para saber ore e liberta-se do pecado.
Deus quer o melhor para ti. DISSE DE CORAÇÃO:)
04/01/2016 22h45
Isso é falta de higiene total, todos se sentem,a não ser que ela tenha algum problema e não sente odor.
Eu chamaria em particular e falaria ,não para ofende_la porfavor,chame_a gentilmente e bata um papo.
Explique a situação ,é melhor ser sincera em situações como essa,se ela ficar chateada é falta de maturidade,pq em caso como esse eu iria agradecer que alguém me alertasse.
16/02/2016 23h36
Uma amiga minha tinha cecê também e era dos bravos. Uma vez estávamos em um bar, a galera reunida, pedimos tequila e uma delas pegou o limão e deu pra essa amiga e mandou ela passar debaixo do braço heusheuhsueh.
Deu treta.
Só queria compartilhar mesmo, tchau.

PS: Achei a primeira opção do @Polasa ótima.
anônima
05/09/2018 20h55
Seja direta
anônima
18/02/2019 18h25
Seja discreta e aborde longe de ouvidos e olhos curiosos, tente criar um clima de cúmplicidade , já tenha um desodorante dos bons a mão e diga fulana seu desodorante venceu , perceba se é a roupa que favorece pois tem tecidos sintéticos que só JESUS na causa , de um toque para ela , se desodorante não tiver segurando trazer uma troca de blusa ( camiseta).