Pessoas são cruéis e sempre serão.
anônima
20/06/2019 03h16
Sim
anônima
20/06/2019 10h00
Não, também não direi que é um sistema "bonzinho', mas não acho cruel.
Capitalismo dá um poder de 'liberdade ou escolha' que não veremos no Comunismo/Socialismo. Se me perguntar o que seria cruel eu diria que o Comunismo, e a ideia utópica de Socialismo pra mascarar a real intenção.
anônima
20/06/2019 09h56
Votei errado, mas não, dinheiro é coisa boa, na mão de quem sabe usar.
votei em Sim
anônima
21/06/2019 19h26
não, o ser humano que não presta mesmo.
anônima
20/06/2019 03h08
As pessoas é que podem ser muito cruéis às vezes.
votei em Não
19/06/2019 23h59
Um mal necessário, porém
votei em Sim
eles respondem
19/06/2019 23h57
É um sistema. Cruel é o ser humano.
20/06/2019 00h13
Acho q sim, afinal é o sistema que melhor reflete a natureza individualista dos seres humanos, por questão de sobrevivência mesmo. O sistema é cruel pq nós somos assim...segue o jogo.
votei em Sim
20/06/2019 00h45
O socialismo é muito mais cruel, um sistema econômico que só sobrevive colocando as pessoas atrás de muros, na mira de um fuzil, sob ditaduras miseráveis. Vc não vê ninguém que mora em um país capitalista fugindo para um país socialista, mas o contrário sempre acontece. E se não fosse por ameaça, ninguém ficaria em um país socialista ou comunista.

Porém o capitalismo puro é muito cruel sim... Precisa ter ajustes sociais para garantir o mínimo de condições de igualdade para que não vire uma ilha de ricos rodeados por pobreza.
votei em Não
20/06/2019 00h56
Cruel? O Capitalismo é um modelo econômico baseado no trabalho e recompensa sem a interferência de terceiros, vc trabalha vc recebe, sem burocracia, sem o Estado dizer como vc tem que fazer, sem Estado se meter na sua vida, no Capitalismo vc depende de vc sem ninguém pra te impedir de empreender. Cruel é o Socialismo, que cobra impostos sem parar, só o estado ganha dinheiro e vc trabalha pra pagar impostos sem ver esse dinheiro servir em nada nem a vc nem a seus entes queridos, no Socialismo a miséria é distribuída e só os líderes políticos desfrutam do dinheiro que tomam de vc via impostos. Temos aqui perto o exemplo da Venezuela totalmente destruída pelo Socialismo, enquanto os EUA, país assumidamente Capitalista ocupa o primeiro lugar no Ranking mundial da economia.
Vc vê cubanos fugindo para os EUA em busca de uma vida melhor, vc não vê americanos fugindo para Cuba em busca de uma vida melhor.
votei em Não
20/06/2019 02h08
Depende, se for o capitalismo de livre mercado, é ótimo. Agora, se for o capitalismo corporativista e de conchavo que existe no Brasil, entre outros, dai é péssimo. Vale lembrar que é impossível um país sobreviver sem capitalismo, pois todo país depende de riqueza e poder aquisitivo para sobreviver e dar boa qualidade de vida aos cidadãos. Quem acredita no socialismo como um sistema viável e justo é uma anta quadrada logo de início. Pois praticamente tudo o que você compra e vende passa pelo crivo do estado, já pensou? É zero liberdade, e total submissão a um sistema sujo. No livre mercado, as pessoas têm a liberdade de ganhar dinheiro a preços justos, sem interferência do estado. ´Eu prefiro a liberdade do que a justiça, pois sem liberdade, para que quero justiça?
votei em Não
20/06/2019 02h58
A alternativa é muito pior.
19/06/2019 23h55
Comunismo é cruel, milhares morrem de fome por puro egoismo de ditadores que se perpetuam no poder, Capitalismo é o mais proximo de algo justo.
anônimo
19/06/2019 23h56
Não.
No capitalismo eh um sistema justo. Você vende sua força de trabalho em troca de uma prestação pecuniária. Você pode ficar rico, basta ter talento e se esforçar...
votei em Não
19/06/2019 23h58
Sim. Capitalismo e cxomunismo são duas faces opostas da mesma moeda e ambos criados por demonios. IO único correto, defensável e aquilo que Deus criou para os humanos viver, chama-se anarcoprimitivismo, se quiser saber o que é, pesquise sobre Auroville e John Zerzan.
votei em Sim
20/06/2019 10h01
O capitalismo PURO no caso o Laissez-faire é o sistema mais justo possível onde ambos tem igualdade de oportunidades pois não há um estado impondo restrições e monopólios sobre os demais, qualquer um pode competir sem ter parasitas atrapalhando.

Por outro lado a desigualdade no Laissez-faire é uma desigualdade natural e cataláctica fruto do sistema de preços e das diferentes valorações subjetivas das pessoas, já no falso capitalismo de estado que nós vivemos ela é uma desigualdade imposta pela força, pela coerção, ela vai levar a uma imposição de classes tecnocráticas e não catalíticas, artificial e não natural, ela é injusta perse.

Mas esse corporativismo fantasiado de capitalismo que as pessoas acreditam ser capitalismo com certeza é!
votei em Não
anônimo
20/06/2019 08h01
Não existe nenhum sistema justo.
votei em Sim
19/06/2019 23h56
Sim
votei em Sim
anônimo
20/06/2019 01h01
Pra uma pergunta simplista uma resposta simplista.
votei em Não
20/06/2019 04h24
bom mesmo é o socialismo e o comunismo...
estude história e tire suas conclusões (mas nao esses livros influenciadores).
Capitalismo é o sistema que melhor liberta o indivíduo para prosprar de acordo com seus esforços e competencias. Os demais regimes represam, suga, limitam e mata pessoas que tentarem ser diferente do que o estado quer que elas sejam: ´pobres, dependentes do politicos, tem seus chefes como deuses.
votei em Não
anônimo
20/06/2019 03h23
O capitalismo dá oportunidades de crescimento, o problema é que as pessoas são muito consumistas e não sabem investir tempo e dinheiro
votei em Não
20/06/2019 00h08
pq ele seria?
votei em Não
20/06/2019 00h02
Não importa o sistema, o problema é o ser humano mesmo.
votei em Não
19/06/2019 23h55
Essa hora da madrugada