contra, mas se quiser reduzir que pelo menos tenha uma alteração nesse sistema prisionalena forma do Estado (com parcerias) punir adequadamente e tbm promover medidas para a pessoa (caso seja possível voltar) retornar a sociedade e levar uma vida minimamente boa. Encher ainda mais as cadeias não é algo positivo pra quem ta la e pra quem vai pra la, mto menos pra quem nunca vai pisar numa prisão.
Em um sentido, apenas: um jovem de 16 anos hoje já tem tanta experiência e capacidade de se responsabilizar quanto um de 18 quando essa idade foi escolhida. O mundo tá muito diferente.
Porém, a idéia de que isso vai diminuir o crime, tráfico, aliciamento de menores pelo crime, e etc. é completamente ilusória.
Talvez pudéssemos copiar os americanos e deixar o juiz julgar alguns menores como adultos a partir dos 16 ou 15 por crimes bem graves. Mas defender isso não dá mídia, né? Brasil...
Independente do que as pessoas digam ou filosofam, pra mim, uma pessoa que mata e estupra tem sim que ser excluído da sociedade. Pode ter doença mental, ser adolescente, ser o que for, gente assim não deve conviver com a sociedade civilizada e pronto.
Sou a favor de prender todos do legislativo que estão enchendo o cu de dinheiro pra fazer leis de merda.
Eles devem ser os primeiros na cadeia.
Depois a gente pensa em diminuir até o feto.
Ah. Mas não pode mexer com feto porque a igreja não permite né. Então fica essa bagunça..
Sou favorável. Hoje em dia o acesso a informação é bom o bastante para uma pessoa saber que o que ela está fazendo é ou não aceitável, e quem faz mesmo sabendo que não é aceitável e que está cometendo um ato que vai contra o bem estar do próximo ou da comunidade em que está inserido, desde que esteja psicologicamente e emocionalmente maduro o bastante para saber as consequências de seus atos, deve tomar responsabilidade integral por eles, e atualmente com todo esse acesso a informação e tecnologia as pessoas no geral estão amadurecendo bem mais rápido, o que justifica essa redução, eu votaria reduzir para 16 anos.