Capitalismo não gera pobreza, gera desigualdade social, é diferente. Os donos dos modos de produção enriquecem pra caralho enquanto os empregados nem tanto. É por isso que tem que existir uma configuração em que as instituições, em vez do Estado, ampare os menos afortunados.
Leia o livro "A mentalidade Anticapitalista" de Von Mises.
Irá te mostrar o porquê pessoas são contra o sistema capitalista e a inviabilidade do sistema socialista.
Capitalismo gera pobreza e opressão? Não sei de onde você tirou esse absurdo. Na verdade é o socialismo que gera pobreza e opressão. Pois o estado concentra todo o dinheiro e poder na mão deles, enquanto distribui migalhas à população.
Um erro ridículo desse povo que fala mal do capitalismo, é falar sem conhecer. É impossível um país existir sem o capitalismo, pois dinheiro faz o comércio girar, sem ele, não há o que comprar, logo, miséria da população.
O que acontece é que governos de esquerda e alguns de direita também monopolizam o mercado criando estatais, e dando incentivos bilionários a empresas multinacionais, em vez de criar um ambiente favorável a competição.
Por que você acha que os ricos modernos são esquerdistas? Porque eles sabem que a esquerda, em maioria, monopoliza o mercado perpetuando o poder. Sem o livre mercado, e competição, as empresas monopolizam o lugar. E ainda tem jumento ao quadrado que diz que o Brasil é capitalista, só se for capitalista entre os que já estão ricos, né. Porque se for para alguém do povão chegar e competir com grandes executivos é praticamente impossível.