4.2K  28/06/2019 18h24

Olá, gostaria de saber se no Brasil é encarado mais formalmente chamar alguém pelo sobrenome.
No meu lugar chamam pelo sobrenome direto, até as mulheres solteiras.

To pensando em chamar assim o cara que to afim

elas perguntam
9 1
eles respondem
28/06/2019 14h50
Chama pelo nome.
Sobrenome eh muito formal, ainda mais que vc gosta dele. Ficaria estranho chamar alguém que vc quer pelo sobrenome.
28/06/2019 14h53
Pelo nome mesmo para de inventar...
28/06/2019 14h53
Tenho sobrenome diferente e as vezes me chamam por eles pelo fato de ser diferente só, mas na maioria das vezes, sou chamado de Rafael mesmo kk
anônimo
28/06/2019 14h58
Não necessidade de chamar a pessoa pelo sobre nome é muito formal,não tem necessidade eu não conheço ninguém que faz isso por aqui.
28/06/2019 15h05
Chama pelo nome mesmo, é formal demais chamar por sobrenome.
anônimo
28/06/2019 17h14
Me chama pelo sobrenome, meus amigos mais íntimos, os não tão chegados chamam por uma abreviação do meu nome, na Europa me chamava muito pelo sobrenome, independente de ja me conhecer ou não, la é como uma forma de identidade pessoal, pra eles é muito importante, não só la como no Oriente médio que só pode se ter um sobrenome se for homem, que é do pai, como foi comigo, só tenho um sobrenome.
28/06/2019 18h21
Aqui no Brasil não é comum esse tipo de tratamento. Geralmente algumas pessoas são chamadas pelo sobrenome mais como “apelido”
anônimo
28/06/2019 18h21
Não.
28/06/2019 18h24
Isso não é necessário por aqui, e foda-se o costume estrangeiro. O nome é João eu chamo de João e deu, porra.
elas respondem
anônima
28/06/2019 14h55
De onde você é?

Chama pelo nome mesmo, é melhor. Vai soar meio estranho chamar pelo sobrenome.