Tudo é uma questão de ponto de vista.
Montar, se tiver bom conhecimento, sempre será mais barato que comprar pronto, se é essa a questao
Sim, inclusive recentemente mudei a minha ideia, pois antes via consoles tendo mais custo-benefício.
No entanto, notei que não compensa porque o custo para bancar um console é muito alto, diferente do computador. O computador, você gasta só na hora da montagem/compra, mas depois é mais em conta, pois as promoções de jogos são mais em conta, e você pode comprar o disco físico mais barato ou baixar grátis pelo Torrent.
Com um PC você ainda tem multifunções, como rodar apps pesados, edições de vídeos e fotos, navegação fluída, e etc... coisa que com vídeo você é obrigado a usá-lo somente para jogar.
Diferente do que dizem os pobres deslumbrados da internet, ou aqueles que ganham dinheiro jogando, você não precisa gastar uma fortuna para jogar jogos da atualidade com uma fluidez aceitável.
Veja, você gasta, hoje, uns 1200 a 2400 em um console. Com 3000 ou até menos você consegue montar um PC básico que irá conseguir rodar vários joguinhos da atualidade sem problemas do minimo ao médio dependendo do jogo. Você não precisa colocar um i7 ou i9 e uma GTX 1080 ti para jogar seus joguinhos atuais. Com uma configuração intermediária você consegue rodar muitos jogos.
Pode usar uma configuração como um processador i5 -8400k, uma placa de vídeo GTX 1060, ou até uma RX Radeon 570 que você acha por 680 reais. Pode usar um SSD para deixar todo o sistema mais rápido e fluído e 8GB de ram dará conta do recado. Com essa configuração conseguirá rodar a maioria dos jogos em uma qualidade satisfatória sem problemas. Com o tempo pode acrescentar mais RAM e uma placa de vídeo mais potente para melhorar o desempenho e a qualidade gráfica dos jogos.
Além de poder jogar, você ainda terá um PC equipado para rodar apps pesados, podendo fazer inúmeras outras tarefas, ao contrário do que você ganharia com um console. Não precisa jogar 10 mil em um PC para rodar seus joguinhos, é só para diversão e não para o lucro. Se pretendesse trabalhar com isso, ai tudo bem, do contrário, bobagem!