Gente,

Estava em uma discussão com um colega sobre adoção de sobrenome de esposo no casamento AHAHAHA
Eu só tenho um sobrenome (paterno) e gostaria de saber se quando eu casar (não sei se vou fazer isso mas enfim ahaahah) posso ficar somente com o sobrenome do meu esposo.

Obrigada por todas as respostas.

elas perguntam
6 2
eles respondem
30/06/2019 17h49
Tu pode adicionar o do marido, mas retirar o teu a justiça é reticente em aceitar, pra dificultar estelionatários de sumirem fácil no sistema. Não é impossível, sempre pode pedir, mas acho desnecessário. A menos que seja um sobrenome que cause constrangimento.
30/06/2019 17h59
Isso não é mais obrigatório.
Tenho um casal de amigos que quando se casaram escolheram manter os sobrenomes deles.
Se der merda no casamento pra recuperar o sobrenome antigo é uma putaria do caralho.
30/06/2019 18h32
Meu nome completo é muito grande

Por mim tirava uns 3 sobrenomes e ficava suave
30/06/2019 17h47
Não tem nada pior do que mulher que abre mão do próprio sobrenome. Isso sim eh gado. Pois gado eh ferrado com a marca do dono, para demonstrar a propriedade.
Mulher que acrescenta o sobrenome do marido eh muito falta de autoestima.
Não tenho certeza, mas eu creio que pode substituir o sobrenome de solteira pelo sobrenome do marido sim...
Eh uma opção...
30/06/2019 17h48
Sei que da pra retirar sobrenome seu sim. Mas não sei se dá pra retirar todos, caso tenha apenas um seu.
Conheço mulheres que tiraram um e substituíram pelo do marido, costume meio antigo. Mas ainda tinham outro sobrenome de origem propria
30/06/2019 17h56
Não tenho certeza :/
elas respondem
30/06/2019 17h52
pode sim, minha colega é advogada e tem só o nome de solteira embora seja casada, já os filhos tem que ter o nome do pai
anônima
30/06/2019 17h55
Sim, claro que pode.Tira o sobrenome do seu pai e substitui apenas pelo do esposo.