Snoopy, a escola, ou o estudo de forma mais ampla, não é para "controlar a massa populacional", muito pelo contrário, pois é com conhecimento que se compreende, se questiona, e se liberta.
Não sei sobre qual nível de estudo você está questionando, parece ser o ensino médio. Faz parte se relacionar com áreas que não tem interesse, e te desmotivam. Mas veja, eu mesmo não gostava de muita coisa nessa época, como língua portuguesa, e hoje tenho um interesse muito maior nessa área. Algumas coisas podem não te interessar no momento, mas é importante saber que existem, e o básico a respeito, para um dia, se precisar, saber ao que recorrer e buscar se aprofundar.
Professores podem ser fantásticos ou fazerem o básico, como qualquer outro profissional. Porém, é muito difícil em uma sala de aula, com metade da turma conversando, e outra metade avoada, exercer esse fator "motivacional", afinal, o professor é ser humano também, e o comportamento da turma também exerce um peso na própria motivação dele como professor.
Por isso, não culpe outros, mas busque você mesmo a sua motivação. Se não gosta do assunto pela aula,busque pelo youtube, busque em outros livros. Sempre fiz isso quando não entendia algo na sala de aula.
Se você quer sair do sistema, aprenda bem sobre ele primeiro. Entenda os requisitos, domine os conhecimentos básicos. E um dia, você poderá questionar e propor uma alternativa, com conhecimento de causa.
Questionar sem enfrentar, apenas te deixará à margem do sistema. Se nele já é difícil, sem ele será muito mais.
Cara, termine seus estudos, por mais que esteja frustrado. Isso pode te abrir outras portas no futuro, e quem sabe você encontra algo que tenha interesse em estudar. Aceite as coisas como são ou faça algo para muda-las, ou a si mesmo.
Eu parei no segundo ano do ensino médio exatamente por não está mais conseguindo reter mais nada, senti que tava gastando mais energia me esforçando pra permanecer lá do que pra aprender alguma coisa, daí comecei a faltar ou sair mais cedo teve um dia que não voltei mais.
Sobre ser uma decisão ruim , bom pra mim é só mais uma de uma longa lista.