Em 2017, segundo a notícia abaixo, "procuradores de Chicago, nos Estados Unidos, indiciaram por crime de racismo quatro negros acusados de sequestrar um jovem branco, em um ato que foi filmado e transmitido ao vivo pela internet.
No vídeo, transmitido pelo Facebook, é possível ver os quatro suspeitos - dois homens e duas mulheres - agredindo o jovem e gritando repetidamente "vá à merda, Donald Trump!" e "vão à merda, brancos!".
O (atualizando) ex-presidente dos EUA, Barack Obama chamou a agressão de "desprezível" e "crime de ódio", mas negou que se viva um aumento da tensão racial no país."
Qual é a opinião de vocês?
Abaixo, caso tenham interesse, segue link da matéria.
Reforçando: não é de meu intuito gerar briga, desrespeito, ou induzir algum pensamento para algum dos lados. É sempre bom saber como cada um pensa.
É óbvio que existe racismo contra brancos. Nem vou ler a matéria. E existe tbm preconceito contra heteros, contra ricos, etc. Não vê isso quem é preconceituoso. Eu tenho uma conhecida que me disse uma vez que homens negros não podem se casar com brancas, que eles estariam cometendo um erro assim, pois, segundo ela, uma negra deixaria de casar kkkkkkk
Que nojo desse pessoal
A lei de racismo não exclui cor, etnia, religião e nacionalidade. Logo, todos, inclusive brancos que sofrerem episódios de racismo possuem cobertura da lei.
Assim, por exemplo, se um branco for impedido de entrar em um estabelecimento por ser branco, ele está sofrendo racismo.
É mais incomum? Sim, mas não significa que não exista.
Ainda não li a matéria mas quando num curso de fiz, tinha uma aluna branca de 21 anos com sérios problemas alimentares e consequentemente de peso. Um dia, olhando o álbum de família dela, achei esquisito pois toda a família era negra. Então questionei delicadamente e ela contou que era adotada e tinha descoberto apenas um ano e meio antes. Passou por um problema muito sério de rejeição a vida toda e sequer desconfiava ser adotada. Ainda tivemos contato mais tarde por trabalharmos no mesmo hospital. Morreu aos 36 ou 38 anos, não recordo direito, pelos problemas causados pela obesidade mórbida. A família estava lá em peso e chorando mas creio q nunca se recuperou por completo da rejeição sofrida por ser branca no meio de negros.
Estou apenas relatando tristemente o que presenciei de perto mas já vi preconceitos de ambos e muitos lados p tudo.
não existe racismo contra branco, nenhum branco perdeu oportunidades por ser branco, ou morre a cada 23 minutos por ser negro, eu hein, doentes, acham que podem comparar serem chamados de brancos idiotas com 300 anos de ESCRAVIDÃO e ainda viver as consequências disso até hoje e por muito tempo no futuro, certeza. Se tornam brancos idiotas por acharem que existe racismo reversos. Pqp, se ligeum cara
existe, precisa lembrar que houve até mesmo um conjunto de estudos científicos que atestavam a inferioridade dos brancos e a superioridade negra. Sem mencionar que isso influenciou até mesmo o Brasil, no que o governo trouxe vários imigrantes negros para fazer uma limpeza etnica (uma especie de enegrecimento) do Brasil, já que o branco tinha o estigma de preguiçoso, fonte de doenças, de moral deficiente, etc.
E antes disso, não podemos esquecer dos 300 anos de escravidão branca no Brasil (não só aqui), e posteriormente com a abolição da escravidão branca os ex-escravos ficaram largados no país e até se submeteram novamente a condições similares a de escravos, pois nada sabiam fazer, pois nenhum apoio tinham.
E no caso dos EUA, não podemos esquecer dos anos de segregação racial que brancos eram discriminados, seja em locais públicos e privados, com amparo legal e social. Educação, trabalho, saúde, moradia, transporte eram separados, ou seja, discriminação e racismo pela comunidade negra contra brancos.
Assim, não tem como imaginar que em tão pouco tempo não há mais resquícios disso na sociedade atual, infelizmente, até hj brancos ainda são vistos como inferiores, em algum sentido.
O mais perto de racismo que já vivi foi quando eu fazia aula de capoeira, só tinha eu e um amigo branco em meio um monte de gente negra/parda que praticava, ficavam olhando a gente meio torto só q não era todos, alguns..
Por conta desse fato parei, não gostava de ver certos olhares, era bem estranho.
A definição de racismo não faz distinção entre etnias, então acredito que sim, porém por motivos diferentes. Atualmente a cultura dominante é uma cultura de ressentimento, o mundo está cheio de movimentos sociais sustentados em ressentimento, feminismo é ressentimento contra homens, e o movimento negro é ressentimento contra brancos etc. Muitos negros acham que os brancos possuem uma dívida histórica para com eles, veem nessa ideia algo para usar de desculpa para o próprio fracasso, acham que os brancos foram os únicos opressores da história e os negros são apenas pobres vítimas, e então desenvolvem um ódio irracional contra brancos que pode gerar acontecimentos como esse que você postou. E em geral não faz sentido todo esse ressentimento, na África do Sul o governo de negros socialistas, persegue os brancos que lá vivem, os Boêres, e dão essa desculpa de dívida histórica, dizem que os Boêres roubaram a terra deles, o que é mentira pois os Boêres eram colonos holandeses que se estabeleceram em regiões que não eram habitadas pelos nativos da África e tinham uma boa relação com os mesmos, e hoje existe um movimento de ódio contra eles. Ironicamente os países que se colocam tanto como "do bem" como os da UE fingem que não veem isso, nem a Holanda que é a terra mãe deles parece se importar.
O que faz com que muitos neguem que exista racismo contra brancos, é que hoje o Homem branco é visto como o simbolo máximo de sucesso em qualquer sentido, e isso é o que causa tanto essa negação de racismo como o ressentimento dos coletivos não vistos como "símbolos" de sucesso.
Felizmente recentemente a Rússia, que dificilmente aceita imigrantes ou refugiados, ofereceu asilo para eles, se não me engano cerca de 15 mil boêres se mudaram para a Rússia no ano passado, e receberam terras para serem fazendeiros lá.
Não,não existe.Esse caso foi errado,foi preconceito,foi discriminação,mas não foi RACISMO.São coisas diferentes.
Explico.Diferente dos brancos,negros sofrem com esse preconceito desde sempre,desde que se entendem por gente,e esse problema tem todo um contexto histórico e social.É um problema social grave de longa data.Negros tem sim sua vida prejudicada apenas por conta de sua cor da pele,este é um male de anos na nossa sociedade e que ainda precisa ser combatido pois mata milhares de negros,direta ou indiretamente.
Quanto a esses casos com brancos,é bem diferente.São casos isolados e seria de uma tremenda injustiça colocar em pé de igualdade e no mesmo patamar.Não é racismo,não tem toda a carga histórica e social que o racismo com negros tem.Nenhum branco tem sua vida prejudicada apenas por causa da cor de sua pele,o "racismo reverso" não é um problema social que precisa ser combatido e que mata milhões de pessoas...
Só reiterando: não estou dizendo que não foi errado,que os responsáveis não devem ser punidos e tals ou que não foi preconceito...O que digo é que não é racismo,é discriminação.São coisas diferentes...
Claro que existem casos, apenas é em bem menor número que o inverso, e muito mais ainda se tratando dos Estados Unidos.
Se eu critico o vitimismo (não as pessoas que sofrem racismo real) da ideologia MAINSTREAN do "movimento negro", também foda-se esse papo de racismo reverso.
É diferente! Crimes de ódio contra brancos so existem por que existiu e existe o racismo contra negros, já o racismo contra negros, é ódio por ódio, é gratuito, esses casos de crimes de odio contra brancos não são epistemológicamente comparáveis a os casos de ódio contra brancos.