Acho q isso faz com que muitos desistam, pq como vão passar 5 anos estudando sem trabalhar? Tendo em vista que quem procura faculdade publica na maioria das vezes é quem não tem condicoes financeiras. Sera q esse modelo favorece quem tem dinheiro e faz com que o pobre tenha que pagar uma particular q é só um horário e poder trabalhar em outro horário, ou então so trabalhar msm. Vale a reflexão, alguns modelos na sociedade só prejudicam os pobres. E ainda eles vem com o discurso De qualquer um pode chegar lá, como se fosse fácil. Sem contar as notas super altas que as federais estão, tendo em vista a péssima educação publica e ainda vem bolsonaro falar em mensalidade. Isso é Brasil! A faculdade publica é pra rico agora, que recebem bom ensino e não precisam trabalhar só estudar.

elas perguntam
7 6
eles respondem
13/07/2019 13h09
Escolarização, e o ensino superior particularmente, virou fetiche dos lacradores de classe média alta. A verdade é que faculdade, principalmente cursos tidos como mais "pesados", são para pessoas que têm condições finaceiras boas no mínimo.

Quanto a sua pergunta, existem alguns cursos de federais que não são em turno integral. Aí vai depender de qual curso você pretender fazer.
13/07/2019 13h18
Concordo contigo. Também me questiono porque vários curso das universidades públicas são integrais, muitos dos estudantes são de baixa renda, consequentemente não tem condições de se dedicar ao curso pois tem trabalhar.

Falta sensibilidade da direção das universidades federais. Geralmente os cursos de engenharias são de dedicação integral, o que afasta muitos alunos de se dedicarem as esses cursos, e também explica o elevado índice de evasão.
anônimo
13/07/2019 13h32
Verdade, isso é um grande empecilho. Quero cursar ciência da computação, mas fico em dúvida se não vou para sistema de informação, pois não é integral e vou poder trabalhar (plus adquirir xp)
13/07/2019 14h35
Aqui na minha região as federais tem cursos em turno único .. mas muitos são em período integral ou com aulas em horários do dia que acabam exigindo que o aluno fique a disposição por grande parte do dia msm..
De fato isso é um empecilho pra quem precisa trabalhar..
13/07/2019 15h05
Complicado mesmo, no meu caso consigo trabalhar pela manhã, e estudo vespertino e noturno, detalhe, meu curso já foi apenas noturno em 2016 teve alteração... Porem,como você se mante um coeficiente alto, até as vagas são distribuídas de acordo com a maior media de coeficiente, não da para acompanhar aqueles que só estudam, quase não tem tempo para estudar, você trabalha, se não trabalhar o bicho pega... Sei que tem pais que se "matam" de trabalhar para manter o filho pobre em uma Federal, esses, os filhos devem fazer valer o suor.
Onde estudo, o ensino da Federal ainda é superior a uma privada, o que me da força para continuar e não trocar a instituição.
13/07/2019 15h09
Então: fiz minha primeira graduação em turno noturno na federal e a segunda em turno integral na particular. Vai depender do curso, algumas áreas exigem turno integral é isso não depende da faculdade
anônimo
13/07/2019 17h40
Sei lá. Nunca vou entrar em uma mesmo.
elas respondem
13/07/2019 13h02
A grande maioria é integral mesmo, mas alguns cursos são oferecidos somente em um período.

Enfim, faculdade pública sempre foi elitizada mesmo. Normalmente quem entra é quem tem grana pra pagar cursinho, já que é difícil passar. Também acho meio absurdo passar 5 anos sem emprego.
Orf
13/07/2019 15h34
Agora vai ter que ser sem trabalhar e pagando rsrsrs
anônima
13/07/2019 14h29
As daqui tem cursos que são apenas de manhã, alguns que são de tarde e outros somente a noite e de fato tem alguns que são do período integral
anônima
13/07/2019 15h29
faculdade publica sempre foi pra rico , pois as notas pra entrar são altas quem estuda em escola estadual geralmente não consegue , te indico vc fazer na estácio lá tem flex tá com 50% de desconto
13/07/2019 15h33
Sim....
O mesmo mestrado e doutorado, quem tem condições de ficar dois anos na pesquisa precisando de trabalho, esperando ver se o governo aprova ou não a bolsa?

Está tudo errado neste país, é a intenção do estado é essa mesma, nos dão uma "esmola" e já está bom
anônima
13/07/2019 15h52
Vc não sabe de nada, mas como a internet da voz pra qualquer um vc viu isso em algum lugar, então tá aqui reproduzindo a mesma coisa e assim sucessivamente