É complicado, mas o primeiro passo é aceitar que acabou e que aquela pessoa não faz mais parte da sua vida.
Após a aceitação você vai ter que se livrar de todas as lembranças materiais, porque assim você vai evitar a ver algum objeto e lembrá-lo. Se é recente ainda e você não tem forças para se livrar os objetos, coloque tudo dentro de uma caixa por enquanto, mas estabeleça um prazo máximo para aquilo ficar ali guardado. Quando chegar nesse prazo você a pega, olha tudo, lê o que tiver que lê e, por fim, dê um último choro dolorido, depois jogue IMEDIATAMENTE fora essa caixa, para mostrar para SI que está se desapegando daquela vida passada de namoro.
Feito isso você vai começar a concentrar mais em si, redefinir algumas coisas, reoganizar as ideias e reaprender a caminhar sozinha de novo.
Ocupe-se com amigos, se achar que às vezes tem que desabafar sobre o ex-namorado, normal, mas não faça daquilo o assunto principal, senão eles vão se afastar.
O mais importante, em hipótese alguma fique stalkeando o ex-namorado nas redes sociais, de preferência exclua ele do insta e face, não é infantilidade, mas sim porque ficar vendo as novidades do ex é uma auto sabotagem para a superação. Não mande mensagem, mesmo que haja pendências a serem resolvidas, porque vai ficar parecendo desculpa. Quando a poeira abaixar, o sentimento estiver diminuído, procure para resolver as pendências, se não for algo improtante pode até deixar pendente para sempre.
Nesse momento de superação você tem que enxergar que está fazendo um "detox" do ex, e isso é de dentro para fora, viu? Esquece que ele existe, concentre-se em si, nas suas prioridades, autoestima e amor próprio.
É perfeitamente plausível pensamentos no ex, mas não faça disso seu objetivo, porque quanto mais você ficar problematizando, mais presa ao passado ficará.
Feito isso, dependendo do motivo do término, se não foi traição ou desrespeito grande, tem alta chance dele voltar a te procurar, mas após tudo isso será que compensará?