Sim .. mas ninguém vai deixar de estudar por conta disso. Há anos as pessoas falam isso que você diz...
Ainda bem,que fiz faculdade sim!
É bom! ,Até quando você viaja para o exterior porque você ganha mais credibilidade
Você pode trabalhar por conta, administrar um negócio seu e ser empresário.
O brasileiro é muito acomodado e parado no tempo.
Ao invés de dar o jeito dele esperam o governo.
A primeira coisa que fiz foi abrir um negócio próprio .. agora, todo mundo faz o que poucos já faziam há muito tempo.
Me lembro quando comecei a trabalhar por conta, as pessoas me criticavam, falavam mal de mim, debochavam porque eu abri um comércio que talvez não fosse o certo a fazer. Mas não esperei emprego , fui adiante até que deu certo. Mas foi difícil.
Agora tá todo mundo correndo atrás do prejuízo. Esperaram o governo. O PT deu rombo no povo, professores sem receber, até que os governantes foram presos um a um.
Parecia que eu estava prevendo!
Ninguém vai deixar de estudar por conta disto.
Só quero ver onde vai dar isso. Quando vejo gente falando que estudar não serve, pois tem vários engenheiros no Uber e ela vai fazer sua XXX-aria, vai ser empresária, etc da pena, mas cada um sabe o melhor p si, ou.., deveria saber. Felizmente, uber eats, rappi estão aí e a forma de trabalho assim só vai aumentar daqui pra frente. É o futuro de boa parte das pessoas. Boa sorte na capitalização (e não só nela).
Formação superior hoje é equivalente o Ensino Médio anos atrás.
É mais uma questão social de status do que somente uma estrita formação. Veja os status alheios das redes sociais, como IG, Whats ou Facebook...
Há uma suposta elegância no curso superior.
Primeiro porque sempre foi de um status enorme na sociedade brasileira essa coisa de ser "dotô". E depois teve o período de delírio petista em que todo mundo tinha que ter uma faculdade.
Por que é o que pregam nas escolas e cursinhos. E ainda dizem pra garotada que entre diploma de particular e de pública, sempre vão pegar o de pública. É uma forma valorizar a instituição e dizer que aprovaram geral, o que vai levar a mais gente se matriculando e disposta a pagar o olho da cara em matrícula.
E também há um certo status. Pais adoram se gabar de ter filho médico, advogado, engenheiro. Mulheres adoram um status. Por isso que quando um cara começa a namorar ou diz que está pegando uma mulher, os caras perguntam como ela é. Enquanto isso, se uma mulher diz que tá apaixonada, que conheceu um cara incrível, as amigas e parentes perguntam "o que ele faz?".
Mas relaxa, do jeito que essa geração de universitários é a mais inculta e burra de todos os tempos e a tendência é piorar, logo logo vai ser tão comum quanto ter se formado no colegial. Ninguém vai achar mais que a obrigação. Tirando médico hahahaha ai ai.
O problema não é valorizarem a faculdade, mas acharem que você só é capaz por causa de um diploma. No Brasil, não basta você saber algo, tem que ter um diploma "comprovando" isso.
Nosso país é um atraso porque valorizaram a universidade muito cedo, antes mesmo de darem a população em geral educação básica de qualidade.
Mas o brasileiro quer sempre estar em vantagem, por isso que para o mundo sempre somos esse frangalho de país.
Bom,
Como nasci em mil novecentos e antigamente. Naquele tempo se dizia que pessoas formadas ficariam ricas. Passou o tem e passaram a dizer que teriam emprego garantido. Passou mais o tempo e passaram a falar que a chance de emprego era maior. Hoje dizem que tanto faz.
Minha opinião:
É bom estudar e ter uma qualificação. Não faz mal pra saúde mental.