Estudei em particular. Existem universidades particulares tão boas quanto algumas públicas. E esse preconceito também tem de modo inverso: estudantes de instituições privadas de renome (FGV, Mackenzie etc.) com preconceito com alguns alunos de universidades públicas.
A realidade é que quem faz o profissional não é SÓ a faculdade, mas ele próprio também. A não ser que seja uma universidade meia estrela... mas são exceções.
Olha, alguns professores msm q incitam esse preconceito tbm, falam que é mercantilização da educação e que nas privadas o lucro importa mais do que a qualidade do ensino. Tanto que eles abrem uma faculdade em cada esquina.
Não tem, o pessoal formado em medicina veterinária da pública tem mais dificuldade de arrumar um emprego do que o pessoal da particular. Só por causa da forma que o pessoal se veste.
Não considero um preconceito,ocorrem zoações básicas entre as duas as vezes...
Eu estudo na puc e o que tem são várias zoeiras nos jogos entre faculdades, disputas de quem é melhor e etc, mas é tudo brincadeira. Até hj nunca vi algum caso de preconceito com isso.