O problema do Brasil é o excesso de agências reguladoras trabalhando em favor das corporações. É óbvio que elas geram um grande custo para a nação pagadora de impostos, atrasa a vida do cidadão com dezenas de papeladas e taxas que em outros países, é nulo.
Querer relativizar a burocracia é burrice, pois ela nunca trabalha em favor do povo. Pense que quanto maior a burocracia, maior a dificuldade de pessoas com baixa renda sair da baixa renda. Ao contrário do que acontece com ricos ou pessoas poderosas, que pagam pessoas para enfrentar toda a burocracia.
Quer um exemplo? O monopólio do transporte público. O governo concede a licença para determinada empresa operar, mas se você quiser começar um negócio nesse ramo, terá que enfrentar uma enorme burocracia, além de ter que ter MUITO DINHEIRO.
Apenas pobre burro defende a burocracia, justamente porque ela apenas afeta os mais sensíveis, os mais pobres, os que possuem menos recursos, nunca os que estão no topo. Mas tem jumento por aqui e ali que ACHA que isso é uma forma "correta" de "fiscalização" , AHAM, controle estatal para te impedir de enriquecer, e proteger as empresas parceiras.
Burocracia > Corporativismo > Monopólio.