1.32K  14/08/2019 00h13

Meu tio em setembro irá morar em Curitiba com dois rapaz da igreja, só ta esperando ser mandado embora para pegar os direitos!
Ele já esteve na cidade umas 3 X mas tudo visita lá com o pessoal da igreja que ele vai, o pastor chamou ele para morar por lá, desde então, ta decidido ir!
Acontece que um conhecido falou que em Curitiba são preconceituosos, meu tio
não chega ser negão mas não é branco!
E como ele é moreno, dizem q vai ser difícil
Conseguir um trabalho!
Fora que a família não está de acordo com essa loucura dele, pois aqui esta com emprego garantido e quer ir para um lugar, onde as coisas estão incertas!
40 Anos nas costas iludido, só
Jesus na causa!

elas perguntam
11 5
eles respondem
04/08/2019 10h51
Não, curitibano só é mais fechado, normalmente não da bom dia/boa tarde no máximo, mas isso é normal até mesmo entre nós, não leve pro lado pessoal.

Mas claro que existem, em todo lugar há pessoas racistas, não é exclusividade de Curitiba.
anônimo
04/08/2019 10h46
Nao
anônimo
04/08/2019 11h06
Creio que seja normal esse sentimento de receio e insegurança dos Curitibanos, a natureza é assim, é normal as pessoas quererem estar perto dos seus semelhantes, mas isso é totalmente diferente de racismo, que é o ato de você desrespeitar, agredir verbalmente ou o plano físico da pessoa simplesmente por ela ser de uma cor diferente da sua.
04/08/2019 11h49
Não sou de Curitiba então não tenho direito em causa.
Fora isso, noto que no país se misturou racismo com preconceito e agora estão colocando a cultura ética nessa receita de bolo ruim.

Racismo é toda e qualquer violência, segregação ou inferiorização de uma raça á outra.
Preconceito é todo e qualquer pensamento pressuposto estruturado a respeito de alguém ou coisa .
Cultura Étnica é toda uma historia/acontecimentos que levam uma sociedade a ter uma identidade determinante.

Todos somos preconceituosos, mas nem todos somos racistas.
Todo racista é preconceituoso.
Toda cultura étnica pode haver preconceituosos e/ou racistas, mas os casos não são regras para determinar ou explicar a identidade dessa sociedade.
04/08/2019 11h50
Igrejasss
anônimo
04/08/2019 11h52
Francamente, não sei. Mas racismo há em toda a parte...
anônimo
04/08/2019 13h42
Pelo que sei eles são mais fechados meio ranzinzas!
Más não dá pra generalizar também,racismo existe em qualquer lugar não escolhe estado ou país.
04/08/2019 13h45
São fechados mesmo. Já ouvi muito isso.
anônimo
04/08/2019 15h02
Curitiba tem muita gente de pele parda, muita mesmo. É uma cidade bem multicultural. Talvez ele tenha problema com alguma pessoa de idade ,mais tradicional,mas acho difícil viu?
04/08/2019 10h46
Q viagem errada, nada ver.
elas respondem
04/08/2019 11h53
Não. Curitibanos são receptivos sim. Eu me mudei pra SP e a diferença é gritante. Eu senti aqui como as pessoas são fechadas e principalmente muito mal educadas.

Tenho uma amiga aqui em SP que falou que sofreu preconceito no Ceará, como se ela fosse algum tipo de atração.
04/08/2019 10h49
Eu sou de Curitiba e no meu circulo de amizades/trabalho não percebo nada gritante em se tratando disso.
Claro que uma pessoa de pele negra pode ter outra opinião pois pode ter presenciado mais casos.
O fato é que o curitibano é reservado, não é um povo que sai sorrindo por aí. Isso pode dar uma impressão ruim em muitas pessoas.
anônima
04/08/2019 11h00
Eu sou negra, não de pele escura, mas normalmente as pessoas brancas me respeitam mais do que negro. Meus parentes são só sul e eu sou do Rio e eles me tratam muito bem.
04/08/2019 13h49
Ja estive muitas vezes em Curitiba e sempre vi a diversidade de culturas e etnias que me fez ter admiração, dessa diversidade pela cidade. Acho o Curitibano gentil e educado, prestativo, empático. Não acho q ele irá ter problemas não, tirando o básico q inicialmente será a adaptação. Quanto a emprego, Curitiba tem muito a oferecer, tb não vejo grandes problemas, desde q ele esteja disposto a batalhar. Boa sorte pra ele.
anônima
14/08/2019 00h13
Onde viu isso?