E se tudo que você acredita ser "real" for uma tudo uma grande mentira?

Não no sentido de 'matrix', mas no sentido de convicções, vontades, crenças, ideologias, e até preferências e senso moral... E se tudo que você acredita ser a "verdade", o "certo", o "real" for uma disposição manipulada?

Seríamos nós atores (ou atores/expectadores, ou só espectadores) de um grande espetáculo social?

elas perguntam
14 1
eles respondem
anônimo
05/08/2019 20h24
Autocrítica é sempre bom.
anônimo
05/08/2019 20h05
Eu estou sempre questionando a realidade, mas no dia a dia esses questionamentos são inúteis, no fim meu cotidiano é soberano ele dita as regras
anônimo
05/08/2019 22h28
Em breve nos cinemas!

Sim. Como diria Raúl: prefiro ser essa metamorfose ambulante.

Ao longo de mais de 10 anos já fui de simpatizante do comunismo-menchevique ao extremo conservadorismo, de cristão praticante ao deísmo.

Muitas causas que eu era contra, passei a ser a favor. Muitas coisas por qual simpatizava, não simpatizo mais e vice versa. Porém, algumas coisas permaneceram.

Eu me questionava se eu pensava msm aquilo ou fui condicionado a pensar.

Exemplos:

Religião: Sou (era) cristão por escolha ou pq fui condicionado a ser, por ter nascido em uma sociedade cristã? E se eu tivesse nascido em uma sociedade islâmica, seria eu mulçumano?

Ideologia: Será q eu era simpatizante do comunismo por causa da influência da escola?
E na faculdade federal, onde tinha um professor que falava que Jesus era comunista, se Jesus era, eu deveria ser?

Comecei a questionar, acabei vendo outros ideais na internet, entrei em grupos de extrema direita, comecei acreditar cegamente naquilo, até perceber que saí de um condicionamento para outro.

Até perceber que na maioria das vezes o ambiente em que vc está inserido dita sua forma de pensar, então, o melhor é se afastar desses ambientes, qnd possível, ou frequentar ambientes opostos para não ficar cego, dentro de uma bolha.

A leitura e reflexão sobre temas opostos, e posteriormente o debate com pessoas dos mais variados ideais, é a melhor maneira de chegar a um pensamento próprio.

Hoje sou de centro-direita e deísta.
anônimo
05/08/2019 22h30
Eu estou em coma e tds vcs são fantasmas da minha cabeça.
05/08/2019 23h01
Eu já senti isso há tempos. Vivemos uma grande ilusão, mas poucos tem a coragem de sair.
anônimo
05/08/2019 20h07
Não nesse sentido, mas no sentido Matrix questiono sempre.
05/08/2019 20h34
Como dizia o grande profeta, o suporto jornalista e o presidente fanfarrão..

A VERDADE VÓS LIBERTARÁ..

Mesmo que essa verdade seja uma grande mentira..

Pra não perder o costume..

E como, segundo a mãe da minha segunda namorada, ela a minha namorada - hehehe - perdeu a virgindade caindo de bicicleta.. A mulher era tão convicta em afirmar, que era impossível duvidar, mesmo sabendo que ela não tinha perdido a virgindade de tal forma...
05/08/2019 20h08
E quem manipularia a realidade?
05/08/2019 20h20
No espiritismo é algo parecido com isso
anônimo
05/08/2019 20h21
Concordo.
anônimo
05/08/2019 20h22
Obs
05/08/2019 20h37
Me tira essa do dos pés que eu até declaro que tu o meu novo Deus pessoal
anônimo
05/08/2019 22h33
Esses pensamentos chega de vez em quando, acho que é até comum.
06/08/2019 13h11
E assim surge a terraplanista.
elas respondem
05/08/2019 22h56
Vemos o real de uma forma oblíqua.

Temos essa ideia que o mundo e a própria realidade nos aliena, feita de jogos psicológicos de imaginários. Jogos de ilusão.

Porém eu acredito no contrário, eu acredito que a realidade não é pautada por uma força alienante e sim, somos criadores e manipuladores do que vivemos, permeados pela linguagem, usamos essa ferramenta a nosso favor.