Gente, seguinte: fui contratada por uma empresa pra ser telefonista/recepcionista. 3 meses depois me chamaram no rh falando que iam mandar embora o rapaz da portaria e que pra eu continuar com o meu emprego deveria aceitar continuar com as minhas funções e assumir as dele e isso pelo mesmo salario que eu ja tinha, sem aumento algum. Ou seja, hoje alem de atender telefone e recepcionar as pessoas na portaria eu ainda abro os portões, aviso quem chegou, recebo fornecedores, tenho que cadastrar as notas antes delas entrarem na empresa e carimbar, atender todas as ligações que são muitas, transferir elas pro setor, fazer as correspondências de varios setores da empresa, fora coisas a parte como ficar rasgando os arquivos de anos da empresa e tudo isso ao mesmo tempo. Como se nao bastasse o chefe de outro departamento me pediu pra fazer follow ups de um funcionario dele que é comprador dos produtos pra empresa pq ele nao da conta. Ou seja, alem disso tudo eu teria que ligar todos os dias pra varios fornecedores confirmando se receberam pedidos, se seria entregue no prazo etc, o que demanda muito tempo. Fiz isso por uns dois meses mas atrapalhava todo o meu serviço principal que é atender os telefonemas, pois o telefone tocava e eu nao conseguia atender pq estava na linha com fornecedores. Cansei disso e parei de fazer o follow up por conta propria e agora esse chefe de outro setor ligou perguntando se eu estou fazendo e eu disse que nao, ele pareceu incomodado e desligou. A pergunta é: sou obrigada a fazer o serviço de outra pessoa sendo que ja estou fazendo o do porteiro que saiu sem aumento algum por isso?

elas perguntam
3 4
eles respondem
16/08/2019 12h47
Apenas comunique seu superior sobre a questão do follow up, para que ele resolva com o outro chefe.
Quanto ao trabalho de portaria e telefonista, faça as pessoas aguardarem vc terminar uma atividade e atenda a outra. Se vc perceber que prejudica o atendimento, comunique seu superior.
Quanto ao acúmulo de função, não me parece razoável, são atividades relacionadas e simples, aproveita e mostra serviço.
Quanto ao salário, se existir alguém que faça o que vc tá fazendo pelo mesmo salário, é quanto vc vale.
16/08/2019 10h05
Não, você não é obrigada.
Conversar é a melhor opção.
anônimo
16/08/2019 13h27
É a famosa redução de custos que sai caro. Redurizam custos cortando o porteiro mas querem que você de conta de toda a demanda. O acumulo de função se caracteriza quando você exerce constantemente uma atividade diferente da que foi contratada a fazer assim como está acontecendo no seu caso. Procure formalizar esses fatos por escrito comunicado seu superiror ou o RH da empresa. Isso pode ser util em uma futura ação trabalhista
elas respondem
16/08/2019 10h05
Claro que tu não é, sei que arranjar trabalho hoje em dia tá difícil, mas você não é obrigada a fazer o trabalho dos outros se nem aumento você ganha.....
anônima
16/08/2019 13h08
Teoricamente não é desvio de função porque você ainda está recepcionando as pessoas, mas que a empresa é bem fdp e muquirana, isso é.
16/08/2019 13h21
Ao meu ver, seria desvio de função sim. Converse com o seu superior sobre os fatos. Qualquer coisa, procure um advogado para te orientar sobre essas questões trabalhistas.
anônima
16/08/2019 13h22
Você pode ver como achar melhor. Eu sempre aproveitei como oportunidade. Oportunidade de aprender, conhecer pessoas (essa parte é muito importante. Faça seu melhor pq alguém que vc conversa pode ser um empregador).
Bem, cada um tem uma perspectiva.