Penso que as cotas raciais são como o capitalismo, igualmente cheios de defeitos, permeados por inúmeras injustiças; ambos permitem inúmeras críticas, mas infelizmente ainda não chegamos a um modelo melhor.

A princípio, a grande preocupação com o sistema de cotas era o acesso às vagas a alunos despreparados, mas, infelizmente, o déficit de vagas é tão grande que até dentro das cotas a linha de corte faz uma boa seleção.

O caminho para a equidade é um só, aumento da oferta de vagas em universidades públicas, desoneração das universidades particulares, expansão dos sistemas de auto financiamento como SiSU, fim dessa falácia populista de "progressão continuada" no ensino fundamental e médio.

Do jeito que está, se tivéssemos vagas sobrando nas universidades não teríamos pessoas com formação escolar de qualidade suficiente para cursá-las. O problema é complexo demais para soluções simplistas.

Da parte da população, e sua perfeita estupidez, o pouco que se tem faz-se questão de sucatear. Fizemos um trabalho dentro da UFRJ esse ano e é doloroso ver as cadeoras quebradas, as paredes pixadas, os tetos da sala pinhados de avioezinhos de papel com chiclete. O custo de manutenção desnecessária dessas imbecilidades tira de negros, pne's e brancos inúmeras vagas nas cadeiras discentes.

Taí a minha resenha, espero que ajude.
22/08/2019 00h29
A educação superior nesse país é tão lixo e tem tanta distorção, como pobre se matando pra pagar faculdade particular enquanto a playboyzada de classe alta vai pra federal de grátis, que a última coisa com que eu gasto neurônios são as cotas. Claro que num país miscigenado da porra essa ideia copiada dos EUA vira uma piada. Mas como eu disse, é tudo tão ruim nesse setor que eu nem me importo com o tema.
22/08/2019 00h30
Não, sou contra a todo tipo de segregação por cor, religião, e etc...
anônimo
22/08/2019 21h19
não. se são iguais são iguais. Ou são mais burros? Claro que sou contra.
22/08/2019 19h44
Cotas raciais não, mas sim cotas sociais para que todos que sejam pobres independente da cor (negro,mulato,índio,branco,asiático,etc.) possam entrar.
anônimo
22/08/2019 19h07
Não
22/08/2019 00h26
Sim. Na minha turma não tinham negros.
No Campus dava pra contar nos dedos.
anônimo
10/12/2019 04h17
Totalmente
22/08/2019 21h36
100% contra. Concordo com o @Donald_Trump.
anônimo
23/08/2019 00h08
Não a cor de uma pessoa não deveria dar privilégios de entrar em algo. Branco, negro ou índio, a cor não interfere na inteligência.
anônimo
22/08/2019 19h34
A favor.
anônimo
22/08/2019 08h20
Não, a escravidão racial acabou há 131 anos no Brasil, não há 5, 10, 20.

(Apesar de 131 anos ser recente em linha do tempo histórica, vale lembrar que somos uma nação de apenas 500 anos.)

Cotas é a mesma coisa camuflada de ponderar que o negro não tem a mesma capacidade intelectual de um branco para entrar em alguma universidade, e isso é racismo, já que a espécie humana é apenas uma e se evoluiu da África, todos temos a mesma capacidade intelectual. (Exceto os portadores de doenças mentais, mas isso vale para brancos, negros, azuís, rosas)
22/08/2019 05h52
Claro que não estou a favor.... A entrada no Ensino Superior deve ter sempre por base a meritocracia!!!
22/08/2019 01h02
Sou a favor de todas cotas possíveis.
Tudo que foi feito com as pessoas no passado, dificilmente será pago nos próximos 200 anos, cota chega ser algo ainda mais humilhante em relação a tanta fodeção causada no passado recente da história.
Pode dar cota pra todo mundo.
22/08/2019 00h26
Muro mais uma vez kkk

Sou a favor, desde que sejam distribuídas de forma correta, sem o "jeitinho brasileiro" !

( Tá polêmica hj heim? kkk)
anônimo
22/08/2019 00h44
De jeito nenhum, ser negro n eh desculpa pra entrar com facilidade, meu pai era pobre fudido (palavras dele) ralou igual um condenado pra ter essa vida boa hj
anônimo
22/08/2019 01h16
Sim, a história da integração do escravo na sociedade "competitiva" de classes no Brasil é uma historia de crueldade, a "ralé" brasileira é feita majoritáriamente de negros, mulatos e mestiços, por conta das chagas que o Brasil carrega como um sociedade herdeira do escravismo, no fundo o Brasil ainda é um negreiro pra ralé brasileira que são escravos modernos, à "ralé" brasileira tem seus brancos, mas que a maioria ainda é majoritáriamente negra e parda isso é um fato, se a classe media alta e a elite vive de espolios da escravidão, eu achao bem justo que hoje a "relé" brasileira seja "recompensada" com cotas.
anônimo
22/08/2019 00h27
Sim
anônimo
22/08/2019 00h32
Não
22/08/2019 08h43
Com certeza, isso ajuda os burros que não conseguem entrar por mérito.
anônimo
09/12/2019 20h57
Não, mas sociais sim.
anônimo
22/08/2019 19h33
Naooooo
Como alcançar a igualdade social sendo que existe cotas pra tudo ?
anônimo
22/08/2019 09h22
Por hora é necessário.
anônimo
22/08/2019 00h26
nn
anônimo
22/08/2019 01h26
Sou favorável à cota pra presidiários.
Tem muito preconceito contra nós...
22/08/2019 08h02
Cota racial no país mais miscigenado do mundo... Só aqui mesmo
anônimo
22/08/2019 21h36
Cota abaixa o nível das universidades brasileiras.

Se tem potencial pra passar não precisa de cota e se não tem, não merece entrar.
15/12/2019 01h22
Prá ? 1 aula eu fumei mais maconha q qlqr outra coisa na federal, e olha q eu era visitante n acendi um baseado e nem fumante sou, apenas entrei na sala e veio aquela mistura de cheiro de maconha e perfume francês forte igual percevejo, fiquei tonto, nem na quebrada tem tanto maconheiro assim.
anônimo
15/12/2019 01h04
Não, isso inclusive só acresce para a diferenciação entre as pessoas
anônimo
22/08/2019 20h02
Obvio que não
elas respondem
22/08/2019 21h27
Sim, pois os negros sofreram muito no passado sem liberdade, sem direito a estudar... e agora nada mais justo de reintegrá-los na sociedade e principalmente nas universidades, onde os negros são minoria.
anônima
22/08/2019 09h54
Sim. Negros e pobres dificilmente possuem as mesmas oportunidades/possibilidades de ter uma boa base na educação básica pública.
22/08/2019 00h27
Não é questão de ser a favor ou contra, pesquisas têm que ser feitas pra ver se realmente ajuda. Tem negro que estuda pra caramba pra tentar entrar na universidade e faz questão de entrar sem cota por opção própria. Ao mesmo tempo, uma parte dos negros que entraram pelas cotas, não tinham nota pra passar em qualquer curso sem o auxílio de cotas. Se o cara vai estudar, beleza, mas muitos ficam pra trás no primeiro período. O grande problema é que os governos passados investiram demais no ensino superior e sucatearam totalmente o ensino básico. Desse jeito como faz?
anônima
22/08/2019 00h25
Não
anônima
22/08/2019 19h07
Sim, infelizmente é necessário.
anônima
15/12/2019 01h05
Te amooo meninaaaa❤❤❤❤
22/08/2019 08h04
Sim, entretanto o sistema deve ser repensado
22/08/2019 21h19
Não, nem em concurso público.
anônima
22/08/2019 00h43
Sou a favor da meritocracia! Todos são capazes, basta querer. Se a pessoa não conseguiu é porque não se esforçou o suficiente, então não merece. Simples assim. Precisa de mais força de vontade e coragem. Tudo fácil: a pessoa não valoriza e não aproveita. #SomosTodosIguais
22/08/2019 06h50
Totalmente! Pobres e negros nem sempre têm as mesmas oportunidades e desta forma se torna um pouco mais justo.
anônima
22/08/2019 06h46
A favor
22/08/2019 19h46
Só pra aluno de escola pública o resto não
anônima
22/08/2019 07h40
Não mesmo. Isso segrega as pessoas!
Ps. Sou afrodescendente
anônima
22/08/2019 01h11
Para mim nunca me serviu de nada.
Pus negra em todas e não fui selecionada em nada. Aff

Esse ano no site Sisu passei na lista de espera, fiz a prova em 2017.
Glória Deus!
22/08/2019 19h08
Sim. Mas acho que as cotas deveriam aferir a renda familiar apenas